Não, você não está no lugar errado. O nome Magatama remete mesmo às miçangas japonesas que surgiram entre 14.000 e 8.000 a.C. e que cuja história está coberta de crenças, suposições e mistérios. Muitos acreditam que elas perteciam à elite da sociedade do período Jōmon, outros que são um símbolo Imperial ou até mesmo simples peças de decoração, presentes em vaidosos colares.
Na série Phoenix Wright, no entanto, a Magatama é um objeto com poderes espirituais entregue a Phoenix Wright por sua assistente Maya Fey em Justice for All para ajuda-lo nas investigações. Logo em seguida, conversando com Pearl Fey, Phoenix descobre que o objeto precisa ser “carregado” com energia espiritural para funcionar e realmente ser útil.
Uma vez carregada, a Magatama oferece ao seu portador poderes psíquicos que o permitem “enxergar” quando alguém está querendo lhe esconder alguma informação – bem útil para quem é um advogado, não?
Ao apresentar o objeto ao “suspeito”, o jogador pode proceder unindo evidâncias a fatos para descobrir que segredos ele está escondendo. Quanto mais “cabeludo” for o segredo que está sendo escondido, mais o jogador terá que escascaviar atrás da verdade. Ao quebrar todas as barreiras psicológicas (chamadas de Psyche-Locks no jogo) que são impostas pelo “suspeito”, ele acaba por revelar toda a verdade sobre o assunto, seja mostrando evidências, seja conversando no tribunal.
O objeto é tão útil que Phoenix permanece com ele até o final da série, perdendo-o somente uma vez em Recipe for Turnabout em Trials and Tribulations. Mesmo assim ele sabe que quem pegou o objeto está por perto, pois ele ainda é capaz de enxergar as barreiras psicológicas impostas pelos “suspeitos”.
A Magatama pode ser acessada no court record e utilizada como uma evidência ao tribunal. Se a pessoa que está sendo acusada tiver algum segredo, algum bloqueio psicológico, sobre algum dos assuntos abordados, Phoenix pode começar a berrar “TAKE THAT” pra cima e pra baixo, dando início ao processo de quebra do segredo.
Mesmo sendo um objeto extremamente poderoso, supõem-se que os personagens que possuem uma Magatama não tem conhecimento do seu poder – isso porque nem mesmo a própria Maya Fey sabe para quê a pedra serve, até Phoenix contar a ela em The Stolen Turnabout. Os outros personagens que também tem a Magatama são Mia Fey (uma azul), Pearl Fey (aqua), Iris (violeta), Bikini (rosa) e a própria Maya Fey possui uma outra laranja.
Curiosidade: em várias ocasiões o
bobalhãodetetive Dick Gumshoe vê a Magatama e acredita que trata-se de um doce, tentando come-la a todo custo.