Toda saga tem um início. E com Kirby não foi diferente! Kirby’s Dream Land lançado em 1992, para Game Boy, foi o primeiro jogo do rosadinho. Jogo fácil, porém muito divertido, Kirby’s Dream Land foi o pontapé inicial para toda a história da nossa bolota rosa favorita! Competindo, na época com Mario e Sonic onde era só sair correndo e pulando nos inimigos, Kirby trouxe novidades com o seu poder de engolir quem estiver em seu caminho, porém a habilidade de copiar veio quase um ano mais tarde em Kirby’s Adventure para NES.
Um pouco de história
Essa não foi o única confusão, na época, Masahiro Sakurai imaginava Kirby como uma bolha rosa, enquanto que Miyamoto o imaginava amarelo. Isso porque o game era preto e branco, tanto que podemos ver um Kirby branco na capa Ocidental. Mas logo foi resolvido quando todos puderam ver um Kirby rosado na capa japonesa do Game Boy.
Mesmo sem a habilidade de copiar, que só apareceu em Kirby’s Adventure para NES, Kirby’s Dream Land é um legítimo jogo do Kirby e representa o início de cada personagem da saga.
Bolinha fofa, mas nervosa
Essa mesma história pode ser vista em Spring Breeze, game remake de Kirby’s Dream Land que encontra-se na coletânea de Kirby Super Star (SNES) e Kirby Super Star Ultra (DS), embora colorido, é simplificado com menos níveis e inimigos que o jogo original para Game Boy.
Jogabilidade
O jogo segue o mesmo ritmo e estilo dos jogos já conhecidos do Kirby. E como todo game dessa época, os estágios são bidimensionais, Kirby pode andar para esquerda e para direita, abaixar-se, sugar os inimigos (engolindo-os ou lançando-os como projéteis em forma de estrela) e voar. Kirby suga o ar, infla e pode voar ao longo das fases sem sair da tela.
Ao contrário dos futuros jogos, Kirby não copia a habilidade dos seus inimigos quando os engole e caso Kirby sugue algum alimento, isso irá recuperar sua energia. Alguns itens merecem destaque:
Na luta contra o chefe Kabula (imagem ao lado), Kirby utiliza uma folha de hortelã mais potente que o faz poder voar e baforar até o final da batalha para acertar seu adversário como um alvo.
Superspicy Curry: Este item permite que Kirby cuspa bolas de fogo por um curto espaço de tempo. Ele também perde seu efeito dentro da água.
O início de um clássico
Mesmo tratando-se de um game para Game Boy, o jogo é muito bonito. Não tem como não se encantar com esse mundo de Kirby que Sakurai estava apenas começando a criar. O mundo de Kirby é um lugar mágico e acho que todos que gostam do rosadinho deveriam jogar este game!
E pra quem acha que o jogo é muito fácil e simples, aqui vai uma informação que vai deixar os mais fanáticos com água na boca: ao termino do jogo você descobre como liberar um modo extra, onde as fases ficam mais difíceis e a quantidade de inimigos aumenta, gerando assim um desafio maior, topa?