Como seria se nossas sombras tivessem vida própria? Posso pensar em milhares de possibilidades que seriam impraticáveis na vida real, e o último título de aventura da desenvolvedora Hudson, Lost in Shadow, trata exatamente deste assunto.
Tudo começa com um jovem garoto que está preso no alto de uma torre, até que um misterioso homem aparece e magicamente corta a sua sombra, separando-a do corpo. Em seguida ele usa a própria sombra para pegar a sua e jogá-la do alto da torre para o chão. Agora cabe a você – ou melhor, sua sombra – achar o caminho de volta ao topo passando pelos mais de 50 estágios, todos repletos de quebra-cabeças e muitas seções plataforma.
Sua amiga meio-fada, meio-borboleta
Logo após chegar ao chão, uma pequena fada aparece e passa a lhe ajudar como um guia, mas na verdade ela tem uma função bem mais importante na hora de resolver alguns problemas.
O conceito em Lost in Shadow está no fato de que você, como sombra, só pode interagir com outras sombras, criando um estilo bem diferente do que estamos acostumados em títulos deste gênero. A câmera terá um papel muito importante, pois sua constante mudança de ângulo irá alterar o posicionamento de onde você pode se mover, adicionando um elemento a mais de lógica.
Certos momentos é preciso interagir com os objetos que estão no plano da frente, e é aí que a fada entra em cena novamente. Para que ela te ajude, é preciso apontar com o Wii Remote na tela e apertar B, o que fará ela interagir com o objeto, abrindo por exemplo, uma passagem que antes era impossível de andar.
Vultos do mal
Enquanto você pode ser invencível às quedas, existem outros seres que são capazes de te ferir, como as sombras de olhos avermelhados. A boa notícia é que você nesse momento já deverá ter uma espada para poder acabar com a raça delas. No entanto, sombras de olhos azulados não sofrem danos da sua espada, exigindo que você seja criativo o suficiente para derrotá-las usando apenas elementos do cenário.
Derrote seus oponentes e você ganhará vida e pontos de experiência, que mais tarde podem ser usados para aumentar as suas habilidades como sombra – e acredite, elas são muito importantes.
Os primeiros estágios parecem simples, com apenas algumas plataformas para saltar e paredes para escalar, mas ao avançar entre os andares da torre é possível perceber que o nível de complexidade aumenta bastante, exigindo que o jogador tente várias soluções diferentes, num método do tipo “tentativa e erro,” até conseguir achar a saída. Um exemplo é o estágio onde será possível mover alavancas que alteram o feixe de luz da sala, mudando completamente as posições das sombras.
Beleza única
Lost in Shadow usa e abusa de ótimos efeitos de luz para criar ambientes muito bem feitos, e as sombras interagem de forma natural e com fluidez aos ambientes 3D, o que acredito que não foi fácil de fazer. Seu estilo de arte único também é muito inspirador, e certamente agradará aos olhos de todos.
O título promete ótimos desafios, misturados com um clima de solidão num mundo praticamente deserto, onde tudo com o que você interage são sombras.
Visuais muito bonitos agregam mais valor ainda, portanto se você está procurando por um bom jogo de plataforma com quebra-cabeças, que lembra um pouco o estilo de Prince of Persia, pode começar a juntar dinheiro, pois o lançamento de Lost in Shadow acontece no dia 4 de janeiro do ano que vem.