Mario Bits: I Am Error

em 04/11/2010

Entre em curto-circuito com mais um artigo da série Mario Bits! (por Eduardo Jardim em 04/11/2010, via Nintendo Blast)

Entre em curto-circuito com mais um artigo da série Mario Bits!

Hey, paisano! Depois de um tempinho de descanso, o quadro Mario Bits finalmente retorna à tela do seu PC. Assumo que a grande maioria dos gamers daqui estão familiarizados com a frase "I AM ERROR." de Zelda II: The Adventure of Link, para NES. No jogo, um personagem barbudo residente de uma das casas de Ruto apresenta-se eternamente como "Error" ("erro" em inglês), seu suposto nome.

Desenvolvido e lançado pela Nintendo em 1987, Zelda II sofreu do mesmo mal que se alastrava pelos games importados do Japão naquele período: traduções fraquíssimas das línguas japonesa para inglesa. É possível que os desenvolvedores da Nintendo tenham intencionalmente escolhido o nome "Error" para ser paralelo com outro personagem do mesmo game, retratado basicamente pelo mesmo sprite de Error, só que recolorido e chamado "Bagu" - romanização japonesa usada para descrever um erro de sistema; ou seja, um bug.

Não vim dar lições de existencialismo a ninguém. Mas e se outros personagens de distintas franquias também sofressem da mesma crise de se auto-denominarem um "erro" de sistema? É um drama que Fracktail, um chefão a ser combatido em Yold Desert, no game Super Paper Mario para Nintendo Wii, também vivencia. De fato, a batalha inteira contra o dragão é uma referência à série The Legend of Zelda: primeiro, o modo como Fracktail perece ao fim da briga é similar às derrotas do dragão de lava Volvagia de The Legend of Zelda: Ocarina of Time e o gigante verme de areia de The Legend of Zelda: Wind Waker. O mais interessante acontece quando Fracktail entra em curto-circuito - cena na qual ele dirá "I AM ERROR", com todas as letras.

Vejo vocês na próxima quinta-feira, com mais curiosidades encanadas! Continue ligado no Nintendo Blast!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.