Você está lá, jogando GoldenEye 007 com seus amigos, quando de repente ouve uma pequena risada de felicidade. Rapidamente você olha para os outros três cantos da tela e verifica o que seus amigos estão fazendo, somente para descobrir que um deles está com a Golden Gun.
A sensação é uma mistura de agonia e desespero, porque você sabe que ele está com a melhor arma do jogo. É preciso apenas um tiro dela para aniquilar qualquer um. Esse cara, definitivamente, tem a licença para matar. Mas a sensação não é apenas de quem foge do dono da Golden Gun. Quando está com ela, a adrenalina sobe e você se sente a pessoa mais confiante do mundo. Ninguém pode competir com você, esse é o seu momento de ouro. Aproveite-o.
Essa é a definição básica da Golden Gun, a pistola dourada introduzida em GoldenEye 007 para N64. Sua popularidade é tamanha que muita gente já ouviu falar dela, mesmo não tendo jogado o clássico. Essa é a fabulosa arma que só precisa de um tiro para matar, e é o terror da vida de muitos veteranos.
A Golden Gun foi originalmente criada no livro The Man with the Golden Gun (007 Contra o Homem da Pistola de Ouro) de 1965, e novamente usada na sua reprodução cinematográfica em 1974. Como nos videogames, ela era conhecida pela habilidade de matar com apenas um tiro, provocada por sua bala de ouro e níquel de 4.2 milímetros que “expandia durante o impacto para maior efeito de dano,” como explicado por James Bond no filme. A arma era usada pelo vilão Francisco Scaramanga, que justificava a necessidade de só um disparo para exibir sua exímia precisão com pistolas.
Não satisfeita em ser apenas uma arma, o filme mostra que ela pode ser desmontada rapidamente para uma caneta, uma caixa para cigarros, um isqueiro e uma pequena abotoadura – todos de ouro, é claro – para melhor disfarce.
A arma foi tão marcante que fez aparições em vários outros jogos da série James Bond, como The World Is Not Enough, Agent Under Fire, Nightfire, Everything or Nothing, GoldenEye: Rogue Agent, Quantum of Solace e From Russia with Love, sendo que muitos desses títulos apresentam também outras armas em formato “Golden.”
Todos sabem da importância e do poder que a Golden Gun proporciona, tanto que
a arma original, usada no filme em 1974, foi roubada em 2008 dos estúdios da Elstree, em Hertfordshire na Inglaterra. À época, a tão cobiçada pistola valia £80.000, e até hoje permanece desaparecida.