Com as proximidades do lançamento de Epic Mickey, nada melhor do que resgatar alguns grandes jogos do nosso querido ratinho da Disney. The Magical Quest Starring Mickey Mouse foi um jogo de plataforma 2D produzido pela Capcom em 1992 ao Super NES. Havia muitos elementos dos games da época, além de outros que remetem a jogos famosos da desenvolvedora (Megaman, por exemplo). A narrativa simples de salvar Pluto das mãos do Imperador Pete trouxe outras continuações, além de ser um jogo rápido e divertido. Os poderes de cada roupa de Mickey é apenas uma pitada da magia encontrada nesta aventura da Disney que vamos conferir!
Salve Pluto das mãos do Imperador Pete
A história do jogo começa com Mickey e os seus amigos Donald, Pateta e Pluto brincando. O Pateta lança a bola para o camundongo pegar, porém bate na cabeça de Mickey e vai para longe. Pluto se encarrega de buscá-la, todavia não volta mais. O Pateta estranha e vai verificar o que aconteceu com o cão. Mickey fica preocupado, pois nenhum dos dois volta mais e vai procurá-los. Foi nesta busca que acaba caindo em um precipício, iniciando a aventura do jogo.
Pelo caminho, ele encontra um feiticeiro que informa que Pluto está sendo mantido prisioneiro de um terrível homem que governa tudo ali: o Imperador Pete. O homem pede para que Mickey desista, visto que o malvado Pete era muito poderoso e tinha forte magia. O nosso ratinho valente não desiste e vai enfrentar se for preciso Pete para ter Pluto de volta. O feiticeiro entende e acaba ajudando Mickey na aventura, avisando-o para seguir as estátuas Pete, visto que elas o levarão ao Castelo deste grande vilão. Também avisa que deixará algumas caixas mágicas pelo caminho para ajudá-lo nesta aventura.
Após muitos desafios por diversos campos até chegar ao Imperador Pete, Mickey o enfrenta, vencendo-o e salvando Pluto, este começando a lambê-lo todo de felicidade. É nisto que Mickey acorda na sua cama e percebe que, na verdade, era tudo um sonho.
Cenários belos e roupas com poderes especiais
The Magical Quest Starring Mickey Mouse tem controles de jogo bem simples: um botão para pular, outro para pegar objetos e o último para trocar de roupa. Para um controle de Super Nintendo com 6 botões (desconsidere select e start), são comandos bem simples. Há um sistema de pontuação e registro de recordes, além de um tempo limite de conclusão de cada fase.
Um dos recursos mais interessantes ao personagem Mickey são as roupas que ele ganha ao longo do caminho. São 3 tipos:
- Turbante (ganha na 2ª fase): esta roupa deixa soltar poderes mágicos (inclusive podem ser carregados ao segurar o botão de tiro à Megaman), além de poder nadar embaixo d´água sem morrer afogado. Em algumas partes do jogo, os tiros dados em um tapete, fazem com que ele vire um tapete mágico. As magias lançadas são limitadas e podem ser recarregadas com as lâmpadas mágicas;
- Bombeiro (3ª fase): permite usar a mangueira de água como arma, apagando fogo e inimigos deste mesmo tipo. Em algumas partes, ajuda a empurrar objetos ou a criar plataformas de gelo para que se possa subir nelas. Existe também limite de uso, recarregando com os hidrantes;
- Alpinista (4ª fase): com ele, Mickey podia escalar alguns lugares, pendurar-se para balançar e ir de um lugar a outro, além de alcançar objetos longes ou roubar escudos de guardas. O direcionamento da garra você tinha controle com o direcional.
Ao todo são seis fases, todas com temáticas diferentes e uma beleza de cenários incrível. Cada nível possuía de 3 a 4 partes, sendo que continha subchefões e chefões finais, a maior parte diversas formas de Pete. A primeira fase serve mais para um treinamento. Da segunda a quarta fase, são todos níveis que permitem que você use as capacidades de cada roupa. Já as últimas, deixam o jogador livre para usar qual a melhor roupa para cada momento, assim permitindo uma partida bem mais interessante de acordo com a estratégia de cada um. Havia também em cada fase portas secretas, onde se conseguia caixas escondidas com diversas frutas, moedas, ou seja, mais pontos ao jogador.
Você pode ver com detalhes cada nível aqui (basta clicar no link, escolher a fase que deseja ver e ir clicando na imagem para dar zoom):
Fases de The Magical Quest Starring Mickey Mouse
Os subchefões (alguns nomes adaptei sob a minha percepção):
- Morcego: ele voa por todo o ambiente, depois dando um rasante e ficando de ponta cabeça na árvore. Assim, ele solta morceguinhos contra Mickey e repete os seus movimentos;
- Havaiano: monstro preso a uma mola que pula de um lado para o outro para te atacar. Além disto, solta alguns espinhos em alguns momentos;
- Demônio: pula de um lado para o outro, porém em alguns momentos martela o chão. Este ato faz com que, onde Mickey esteja no momento, eleve-se em direção aos espinhos.
Os chefões (alguns nomes adaptei sob a minha percepção):
- Cobra: ela ataca vindo em sua direção, além de dar golpes com o rabo. A cada acerto na cabeça, perde parte da cauda;
- Aranha: solta teias de ataque, além de andar por todo o lado para te atacar. A limitação das plataformas também ajuda na dificuldade com este chefão. Para vencê-lo, acertar a cabeça é também a parte vulnerável;
- Fornalha: lança fogo o tempo todo pela boca, deixando as plataformas atingidas em chamas. Mickey precisa apagar o chefão, mantendo o máximo possível de tempo a mangueira de água atingindo o inimigo. Com isto, a cor dele vai mudando para um azul até que ele morre;
- Pássaro: dá rasantes, momento onde você precisa ficar pendurado com a garra para não cair dali de cima. Além disto, aparece em alguns momentos para jogar ataques com seu ovo: pode sair dele seus filhotes para te atacar ou a clara e gema para o mesmo objetivo. O jogador precisa pegar o ovo, antes que ele quebre, lançando-o contra o inimigo;
- Patinador: ele fica fazendo manobras de patinação na pista, em alguns momentos, voltando para cima de uma das plataformas. Além disto, solta bolas de gelo contra o jogador. O ponto fraco dele é acertar na cabeça;
- Imperador Pete: utiliza magias que podem gerar inimigos de fogo, plataformas das paredes que ganham vida ou fogos azuis que vem do chão para atacar Mickey. O ponto fraco dele (como quase todos) é acertar na cabeça.
Aventura mágica junto com seus amigos
Além de um trilha sonora suave e bem coerente com os cenários, The Magical Quest traz também um modo 2 Player. Assim, você pode jogar com o seu amigo, só que um de cada vez, não simultâneo ainda. Dependendo da habilidade do seu companheiro de partida, pode ser um pouco chato, mas isto foi corrigido em outras versões de The Magical Quest.
Também é possível jogar em três níveis de dificuldade, aumentando o desafio, caso já tenha vencido nos modos mais fáceis. O hard é o modo mais interessante de jogar, na minha opinião. Easy e normal nem dão para o cheiro.
Uma curiosidade é que esta versão do jogo ganhou outra ao Gameboy Advance, porém agora você poderia jogar com a Minnie também.
The Magical Quest Starring Mickey Mouse foi um jogo de Super Nintendo com temática Disney que chamou a atenção. Um dos fatores de sucesso atribuo a diversidade de roupas e funcionalidades, além do design de níveis e seus respectivos chefões. O envolvimento da Capcom no jogo também traz jogos muito bons, tanto que vários games inesquecíveis da Disney foram produzidos por eles. A nossa expectativa é que Epic Mickey consiga também atingir este sucesso dos jogos antes produzidos pela Capcom. Mas muito em breve saberemos. Enquanto isto, aproveite e jogue este clássico Disney ao seu Super NES.