Blast from the Past: The Legend of Zelda: Majora’s Mask (N64)

em 27/11/2010

Dois anos após o maior sucesso da série e possivelmente o maior game de todos os tempos, criou-se muita expectativa sobre a sequência d... (por Alex Sandro de Mattos em 27/11/2010, via Nintendo Blast)

majoramask

Dois anos após o maior sucesso da série e possivelmente o maior game de todos os tempos, criou-se muita expectativa sobre a sequência de Ocarina of Time. Majora’s Mask pode não estar no mesmo patamar do seu antecessor, mas ainda é um Zelda e isso significa um excelente game que merece ser apreciado.

Por trás da máscara

Fãs da série esperaram 5 anos por Ocarina of Time – o último a este foi Link’s Awakening, lançado em 1993 – e entre o sucesso e Majora foram apenas dois anos de diferença, sendo necessário um para o desenvolvimento do mesmo. Eiji Aonuma, produtor da série, disse que “eles confrontaram com uma questão difícil de exatamente que tipo de jogo poderia seguir Ocarina e suas vendas mundiais de mais de 7 milhões de unidades”. Uma questão difícil, mas que veio a solução: o sistema de três dias, tornando os dados mais compactos mas proporcionando uma jogabilidade profunda. Shigeru Miyamoto e Yoshiaki Koizumi deram a ideia do “sistema de três dias” e o roteiro foi escrito por Mitsuhiro Takano.

clocktownMajora apareceu pela primeira vez em maio de 1999, quando afirmou-se que havia uma expansão planejada do próximo Zelda para o então 64DD. O título era “Ura Zelda” (ura significa algo como “oculto” ou “para trás"). Em junho, na Nintendo Space World, havia uma demo jogável no qual o nome do jogo era “Zelda: Side Story”, onde muitos acreditavam que era Ura Zelda. No mês de agosto do mesmo ano, algumas imagens foram liberadas e demonstravam detalhes do que o novo projeto da série prometia: uma torre com relógio no centro de uma cidade, com uma espécie de timer no canto da tela e uma máscara de um goron. E Miyamoto revelou que Ura Zelda e Side Story eram projetos distintos. Então, em março de 2000, o mundo recebeu a sequência da série: Zelda no Desentsu Mujura no Kamem, em japonês, e The Legend of Zelda: Majora’s Mask para o resto do mundo.

O mesmo, mas diferente

Na realidade, Majora utilizou a mesma engine de seu antecessor, requerendo apenas o uso do Expansion Pak (4MB). Especula-se que o acessório foi exigido, pois o projeto era originalmente para o 64DD e foi transferido para o Nintendo 64. O Expansion Pak permitiu efeitos de iluminação, texturas mais detalhadas e animações, mais personagens exibidos na tela e principalmente visualizar maiores distâncias, eliminando a necessidade do efeito de neblina visto em Ocarina of Time. Mesmo assim, Majora’s Mask ainda possuía texturas em baixa resolução, mas tudo era muito colorido e as construções interiores eram renderizadas em tempo real.

Termina_Field1

Majora’s Mask se passa logo após os acontecimentos de Ocarina. Link está cavalgando sobre Epona à procura de sua amiga Navi, quando é atacado por uma Skull Kid com uma máscara e que estava acompanhada por duas fadas. O herói cai no chão e fica desacordado por algum tempo e Kid pega a Ocarina. Quando o garoto acorda, o mascarado tenta fugir , mas Link se agarra na pata da equina e é arrastado pela floresta até bater em um tronco. Após se levantar, Link entra em uma caverna e cai por um abismo até encontrar o bandido de máscara. Skull Kid usa um poder e transforma o herói do tempo em um Deku Scrub, mas na hora em que o malvado foge Talt, uma das fadas, fica para trás.

dekuscrub

Talt decide ajudar Link a sair dali e a recuperar a sua forma original, pois ela se sentiu traída pelos amigos. Um pouco antes de chegar a cidade, Link cruza com um vendedor de máscaras que conta que a máscara Majora foi roubada e que precisa recuperá-la o mais rápido possível, antes que causasse consequências catastróficas. Ao sair do interior da Clock Tower, Link percebe a primeira travessura causada pela Skull Kid e sua máscara: ela tirou a Lua de órbita e em 72 horas se chocará com a cidade de Termina.

Não, você não está louco. É exatamente isso que você leu. Majora’s Mask é um dos poucos games da série em que não se passa em Hyrule, não aparece a Triforce, não há a presença de Ganon e que não tem relação nenhuma com a princesa Zelda – Link somente tem uma lembrança da princesa quando recupera a Ocarina. Mas isso não quer dizer que o game não é um legítimo Zelda.

Diversão “limitada e sem limites”

Após recuperar a Ocarina e tocar a canção do tempo, Link volta por esse período de três dias e deve conseguir forças o suficiente para enfrentar Skull Kid e a poderosa máscara. Ele precisa libertar os quatro espíritos gigantes que estão aprisionados em quatro templos, ao longo das direções Norte, Sul, Leste e Oeste de Clock Town. Mas ao final de cada templo, há o confronto com os serviçais do demônio da máscara Majora que Link deve vencer para então libertar o gigante. Após libertar o último, o herói recebe a canção Oath to Order para convocar os gigantes para segurar a Lua.

Então, hora de relembrar as dungeons de Majora’s Mask, que apesar de serem poucas, dão muito trabalho devido ao fator tempo correr contra o jogador:

  • Woodfall Temple

Localizado em Southern Swamp, Link deve tocar Sonata of Awakening para fazer o templo sair do fundo do lago e vir até a superfície. A água da dungeon possui veneno e as salas são escuras, forçando o jogador a utilizar bastante a forma Deku. O item encontrado aqui é o Hero’s Bow, muito utilizado para resolver puzzles e o chefe é Odolwa, que pode complicar a sua vida caso tenha poucos corações;

woodfall odolwa

  • Snowhead Temple

No topo de Snowhead Peak, o templo gelado é onde a transformação Goron é mais exigida. A flecha de fogo é obtida neste templo e ajuda muito no progresso. Apenas pule pelas plataformas rolando com Goron conscientemente, senão irá ter que começar no início. Goht, o demônio guardião do templo, é um búfalo mecânico e que atira raios. Essa batalha é uma das melhores contra chefes em Majora’s Mask;

snowhead snowhead2

  • Great Bay Temple

Quando os fãs chegaram neste templo (e dá trabalho passar pelas Gerudos piratas e pegar os ovos), estavam roendo as unhas e esperando pelo pior. Não é um Water Temple como o de Ocarina of Time, mas ainda assim é chato ficar direcionando o fluxo da água, ativando jatos temporários e utilizar a flecha de gelo – que é o item deste templo – para criar plataformas sobre a água e em inimigos. A transformação Zora é bastante exigida e o chefe Gyorg, um peixe gigante, é um pouco complicado e apelão;

greatbay2 greatbay

  • Stone Tower Temple

O templo que se destaca em Majora’s Mask. Dá mais trabalho chegar até ele, mas ele te recompensa com desafio na medida exata. Quando você entra no templo e olha aquele baú no teto, nada faz muito sentido. Após completar a primeira parte, você está de volta ao início do templo e deve sair e atirar uma flecha na entrada para inverter a dungeon. O teto vira chão e vice-versa, simplesmente genial. Link ganha a flecha da luz para acabar com os monstros escuros e os chefes Twinmold, insetos gigantes e que o herói deve usar a Giant Mask, não são difíceis.

stonetower1 stonetower

O mascarado

Apesar de ter poucas dungeons, Majora’s Mask apresenta uma variedade enorme de side-quests, seja para conseguir Pieces of Heart ou máscaras (Link faz inveja até ao Mister M). Cada máscara tem uma função no game e você curte todas elas logo abaixo:

image

  • Postman’s Hat (Link, o carteiro)

Permite que o herói verifique as caixas de correio. Na primeira vez, ganha um piece of heart e a partir daí apenas rupees. Você obtém ela durante a quest de Anju & Kafei;

image

  • All-Night Mask (Link, o cafeinado)

Você pode comprá-la na Curiosity Shop por 500 rupees após salvar a velhinha do roubo. Use-a para ouvir as histórias da avó de Anju, pois você ganha dois pedaços de coração, senão…zzzzzzzz…

image

  • Blast Mask (Link, o garoto-bomba)

Após dar uma de policial e salvar a senhora à meia-noite do primeiro dia de um assalto, Link ganha a máscara. Apenas use-a para explodir, mas perderá vida. Essa é a máscara do pessoal daqui do Nintendo Blast. Nós somos perigosos!

image

  • Stone Mask (Link, o pedregulho)

Usando a máscara, Link passa despercebido pelo palácio Deku e em Pirate’s Fortress. Você ganha ela ao usar a Lens of Truth, no caminho que conduz até Ikana Canyon, ao falar com o soldado Shiro. “No meio do caminho tinha um anão com cabeça de pedra…”;

image

  • Great Fairy Mask (Link, a fada-madrinha)

Encontre uma das fadas em Clock Town e leve-a para a caverna ao Norte da cidade. Você receberá essa máscara que permite que você atraia as fadas espalhadas pelos templos. Quando houver uma na sala onde estiver, os cabelos da máscara levantam;

image

  • Keaton Mask (Link, o Pikachu)

Você recebe a máscara durante a quest de Anju & Kafei. Existem círculos com arbustos que se mexem em North Clock Town, Milk Road e Death Mountain. Ataque, o Keaton aparecerá e você tem que acertar as cinco perguntas;

image

  • Bremem Mask (Link marchando)

Você ganha de Guru-Guru em Laundry Pool. Use-a e pressione B para os animais marcharem junto com Link. Em Romani Ranch, marche encontrando todos os pintinhos para explodirem como pipoca e virarem galinhas. Coisas que você só vê em um Zelda;

image

  • Bunny Hood (Link, o mais orelhudo ainda)

Deixa o herói mais rápido e seus pulos alcançam o dobro da distância. Você a consegue usando a Bremem Mask para fazer os pintinhos se transformarem em galinhas e use-a no Postman’s Timing Game;

image

  • Don Gero Mask (Link, o sapo)

Use-a para reunir os sapos em Mountain Village após passar o templo Snowhead. Para obtê-la, acenda as tochas em Goron Shrine e faça o bebê dormir. O lustre começará a girar e use a máscara do Goron para rolar e quebrar os objetos até encontrar a Rock Serloin. Leve-o para o Goron em Mountain Village.

image

  • Mask of Scents (Link, o olfato de porco)

Permite que você encontre os cogumelos em Mysterious Wood, próximo ao Magic Hag’s Shop. Você ganha a máscara após vencer Butler em Deku Shrine na corrida, após resgatar a princesa. Use a Bunny Hood para facilitar;

image

  • Romani Mask (Link, o vaqueiro)

Você usa a máscara para entrar no Latte Milk Bar, em Clock Town, para comprar leite. A máscara será sua após pegar carona com Cremia em Romani Ranch até Clock Town e ajudando a proteger a carroça dos bandidos;

image

  • Circus Leader’s Mask (Link, o chorão)

A única utilidade dessa máscara é afastar os bandidos de roubarem a carroça de Cremia. Para obtê-la, vá até o Bar em Clock Town e toque uma canção com cada transformação de Link para Gorman;

image

  • Kafei’s Mask (“Eu não sou o Link”)

Essa máscara é utilizada para você descobrir sobre o paradeiro de Kafei e só é exigida na quest entre Anju & Kafei. Vá para Mayor’s Residence no primeiro ou segundo dia e aceite a proposta de Madame Aroma para encontrar Kafei;

image

  • Couple’s Mask (Link, o pacífico)

Essa máscara só é obtida após terminar a quest de Anju & Kafei. Você deve usá-la no gabinete do prefeito de Clock Town para acabar com a discussão e receber um piece of heart dele;

image

  • Mask of Truth (Link, o dono da verdade)

É usada para ler as mentes dos animais e falar com as Gossip Stones. Você ganha ela após matar todas as Skulltulas em Skulltula House, localizada em Southern Swamp. Essa máscara prova que Link já estava doidão;

image

  • Kamaro’s Mask (Link, o dançarino)

Vá para o nordeste da entrada Norte de Clock Town para encontrar um homem pálido dançando. Chegue até ele e toque Song of Healing para ganhar a máscara. Depois vá para West Clock Town e dance para as Rosa Sisters;

image

  • Gibdo Mask (Link, a múmia)

Ao usar a máscara, os Gibdos acreditam que você é um deles. Você deve restaurar a água em Ikana Canyon e para isso toque Song of Storms. Espere Pamela sair, entre na casa e toque Song of Healing para que a situação volte ao normal;

image

  • Garo’s Mask (Link, o caçador de fantasmas)

Essa máscara é ganha após vencer a corrida com os irmãos Gorman. Essa máscara permite que você entre em Ikana Canyon e veja os Garos, que são invisíveis a olho nu. Enfrente-os e darão dicas importantes;

image

  • Captain’s Hat (Link, o caveirão)

Usada para falar com as caveiras no cemitério de Ikana. Após tocar Sonata of Awakening para o grande esqueleto, corra atrás dele e mate-o para ganhar a máscara. Reza a lenda que o BOPE vai usá-la para as próximas tarefas;

image

  • Giant’s Mask (Link, o anão gigante)

Você encontra a máscara em Stone Tower Temple e só é utilizada para enfrentar Twinmold. Mas lembre-se de levar poção para encher a barra Magic Power, pois a máscara gasta muito poder.

image

  • Fierce Deity’s Mask (Link, o adulto)

Você só a receberá se tiver todas as vinte máscaras e entregar antes da batalha final. Link se torna “Oni Link”, uma forma adulta do herói e que dispara poderes de longa distância com a espada. Ela só pode ser usada em salas de chefes;

image

  • Deku Mask (Link, o saxofonista)

Em forma de Deku, permite que interaja com outros da espécie, além de fazê-lo voar com as flores e atirar bolhas. Ele se afoga ao cair na água (mas quica 3 vezes) e é totalmente frágil contra o fogo;

image

  • Goron Mask (Link, o tamborista)

Link tem resistência ao fogo, carrega objetos pesados e pode rolar. Em contrapartida, fica lento e qualquer contato com a água já o mata. Você a obtêm após subir escalar Mountain Village usando a Lens of Truth e tocando Song of Healing para o espírito de Darmani;

image

  • Zora Mask (Link, o guitarrista)

Substitui as botas de ferro e o Blue Armor de Ocarina of Time. Link nada incrivelmente mais rápido, pode se proteger quando estiver afundando (mas gasta magic power) e as nadadeiras viram dois bumerangues. A desvantagem é contra o fogo e você a recebe após resgatar Mikau, um zora afogado (!?).

Exclusividades de Majora’s Mask

Como o game não tem muitas dungeons, para receber itens e corações são necessários participar de minigames e desafios para ganhá-los. Veja alguns dos principais:

  • Anota aí!

O notebook que Link ganha – calma, não é nada relacionado a computador, apenas um caderno de anotações – é usado para controlar as quests que são feitas. São tantas pessoas para ajudar, que lembrar de todas é um pouco complicado;

notebook

  • Quer comprar?

Ocarina era fácil, pois o mapa de lugares já aparecia. Em Majora’s Mask, a cada nova área que você entrar, precisará comprar os mapas com Tingle, um homem de 35 anos de idade que é obcecado por fadas;

tingle

  • Mira boa

Em Honey & Darling Shop, Link deve ganhar um minigame a cada dia para receber um piece of heart. Você deve usar o arco-e-flecha para para acertar os alvos, os bombchus para estourá-los, mas o mais divertido é arremessar bombas como se fosse um jogo basquete;

honeydarling

  • Diga “Xis”

A Pictograph Box é usada para tirar fotos (duh!) em preto e branco de qualquer coisa que queira. Se levar as fotos para com o homem em Swamp Tourist Center, poderá receber algo em troca;

PictographBox

  • UFO

Os aliens estão roubando o gado em Romani Ranch. Ajude a proteger os pobres animais durante a noite (o cachorro e Epona ajudam bastante) atirando flechas e receberá um bottle com leite e seja chamado de grasshopper;

image

  • Acelera!

Após terminar o templo Snowhead, compre uma Powder Keg, a bomba Goron, para estourar a pedra gigante. Participe e vença a corrida para ganhar um bottle com Gold Dust, usado para forjar a sua espada;

Goron race

  • Dicas

Porque só aqui você pode controlar o tempo:

- Avance 12 horas no tempo: Song of Double Time: C-direita, C-direita, A, A, C-baixo e C-baixo;

- Tempo mais lerdo: Inverted Song of Time: C-baixo, A, C-direita, C-baixo, A e C-direita.

image

Terminou em Termina?

Se o jogador souber onde ir e o que fazer, pode-se terminar o jogo em aproximadamente cinco ou seis horas. A batalha contra Majora, que é dividida em três partes, é desafiadora. Pouco tempo perto de outros Zeldas, mas o que garante a longevidade é ir atrás de todos os upgrades para armas e fazer as quests, que sempre tem um horário fixo para serem completadas.

Mesmo que o enredo fuja um bocado da série, Majora’s Mask é um game de respeito. Tem todos os ingredientes de um jogo da série, mesmo que o tempo atrapalhe e seja necessário refazer tudo se quiser chegar onde estava (com exceção dos templos). Majora’s Mask é um Zelda e isso já é mais do que o suficiente para você jogá-lo pelo Virtual Console.

3 4

2 1


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.