Duck Hunt é um jogo do NES lançado em 1984 pela Nintendo. Sua interação era com a pistola Zapper, visto que pertencia a linha Light Gun. Também permitia outros modos de partida, incluindo acertar discos e dois patos ao mesmo tempo na tela. Se o jogador não quisesse ser caçoado pelo cão de caça que capturava os patos abatidos, teria que ter boa mira e acertar cada uma das aves na tela. Está aberta a temporada de caça aos patos no Blast from the Past.
Vamos caçar patos
Nesta caçada de patos de Duck Hunt, o jogador contava com a ajuda de um cão de caça, este surgindo em cada abertura de nível do jogo. Caso o pato seja acertado, ele o captura e mostra ao jogador. Senão, ele zomba do mesmo.
O desafio para que você seja um vencedor é conseguir a meta de acerto de patos de cada nível, isto sendo indicado pela barra azul no HIT. Esta meta aumenta a cada nível, podendo chegar até 10 patos a serem acertados. Cada alvo acertado, vai contando na barra de HIT (em vermelho). Logo, os patos em branco são aqueles que não foram abatidos. Perde-se o jogo quando o jogador não alcança a meta de patos a serem acertados.
A cada fase, a velocidade dos alvos na tela fica mais rápida. Isto traz um desafio maior, principalmente se você consegue chegar a níveis ousados. Aliás, no nível 100 foi encontrado um problema grave, onde o jogador perde sem nem ao menos ter jogado direito. Mas para alguém chegar a um nível como este, este jogador é praticamente um alienígena. Também há um problema ao se obter pontuações acima de seis dígitos. Ele corta a casa dos milhões na hora da exibição.
Mas pensa que somente este é o desafio de Duck Hunt? O jogador só possui 3 balas para acertar cada pato, além de precisar ser rápido, pois caso as balas acabem ou demore muito, o alvo foge para longe. Também se quiser ser o melhor nos recordes, precisa fazer o máximo de pontos. Com isto, cada pato possui pontuações diferentes e, a cada cinco níveis, a pontuação de cada um aumenta. Em ordem crescente de valores: pato preto, azul e vermelho. Se acertar todos os patos do nível, ganha pontuações extras. Caprichem!
Acerte mais patos e discos também
Se você já está cansado de acertar somente um pato por vez, Duck Hunt oferecia mais dois tipos de jogo. O primeiro era o 2 ducks onde apareciam por vez dois patos a serem acertados. O último era o Clay Shooting, cujo objetivo era acertar discos lançados na tela. Este prometia um desafio bem interessante, pois o alvo ia se distanciado e, por conseguinte, mais difícil de ser acertado.
O jogo é simples e traz elementos de diversão adequados para a época. Só a evolução da dificuldade é muito devagar, pois somente no nível 8 você começa a ter um desafio interessante. Isto pode levar ao tédio o jogador, sem nem mesmo ter alcançado níveis realmente desafiadores. Também é muito repetitivo os níveis, sendo outro fator entediante. Creio que a quantidade de patos poderia variar também a cada fase, não um modo de jogo só para isto. Senão, como a velocidade é o único critério de desafio que tem mais chances de crescer no game, torna-se absurda em níveis muito próximos.
Duck Hunt é um jogo que tem relevância para a história da Nintendo. Ele demorava um pouco para ser desafiante, mas depois a dificuldade começava a se tornar aquela típica do Nintendinho. Mesmo com bugs, é um jogo que vale a pena conhecer. Uma versão melhorada e com mais tipos de alvos, você pode encontrar no Wii Play. Só que com a vantagem que não haverá um cachorro zombando das suas derrotas. Boa mira e muitos tiros ao alvo!