Random Blast: The Wizard (filme)

em 24/10/2010

A Nintendo na década de 80 se utilizou de estratégias de marketing dos mais diversos tipos: central de dicas por telefone, Nintendo Powe... (por Fabiano Naspolini em 24/10/2010, via Nintendo Blast)

the_wizard A Nintendo na década de 80 se utilizou de estratégias de marketing dos mais diversos tipos: central de dicas por telefone, Nintendo Power, desenhos animados na NBC, Mundo da Nintendo nas lojas de brinquedos da época dentre outras. Algumas dessas práticas são adotadas até hoje, porém isto não foi o bastante. Faltava criar longas metragens sobre esta temática. Um dos filmes foi “The Wizard” (conhecido no Brasil como “O gênio do Videogame”). Lançado em 1989 pela Universal, ele contava a história de três crianças, cujo objetivo era chegarem à Califórnia e participarem de um grande torneio de games. O roteiro é simples, mas as aparições de alguns jogos da época dão um ânimo para quem lembra do grande momento da Nintendo naquela década. Vamos rever este filme!

Um garoto especial

jimmy gamesthewizard wizard

O filme começa contando a história de Jimmy, um garoto com problemas mentais após ter visto sua irmã se afogar no rio. Desde então, ele não interage com ninguém, passando a maior parte do tempo montando coisas e com sua fiel lancheira. A única palavra que diz é Califórnia, o seu desejo de ir até então. Este drama gerou uma divisão da família: ele vive com sua mãe e padrasto, enquanto seus dois irmãos Corey e Nick vivem com seu pai Sam.

The-Wizard_ O garoto é colocado em uma instituição especial, mas ele acaba fugindo com a ajuda de Corey para perseguir seu objetivo de ir à Califórnia. No encalço dos garotos fica Putnam, um cara contratado pelo padrasto e pela mãe de Jimmy para trazer de volta o menino especial. Inclusive ele causa bastantes problemas a eles durante a jornada.

Durante a viagem, eles conhecem Haley, uma garota que está indo à Reno. É neste momento que a garota e Corey descobrem a grande habilidade de Jimmy com os videogames. Ele conseguia vencer com facilidade os desafios propostos pelos jogos, rendendo-lhe o apelido “The Wizard”. Este talento é a porta para um torneio em Los Angeles chamado “Video Armageddon”, cujo prêmio ao vencedor era cinquenta mil dólares. Haley informa sobre o evento e concorda em ajudá-los, caso ganhe metade do dinheiro. Com isto, decidem participar do torneio com Jimmy.

Em busca do campeonato de videogames

 thewizard3 desafio final wizardtorneio

Ao participar deste torneio, Jimmy teria a prova de que não precisava estar em uma clínica especial. Mas chegar até lá não seria nada fácil. Eles precisariam de dinheiro e ajuda de muitas pessoas. Quanto ao primeiro desafio, eles utilizaram as habilidade de Jimmy no videogame, vencendo adversários pelo caminho e apostando dinheiro.

powerglove Durante estes desafios, conheceram Lucas Barton, um adolescente arrogante por ser habilidoso nos games e detentor da Power Glove, um artefato que permitia interação com os jogos com o controle das mãos. Ele seria um dos adversários de Jimmy no “Video Armageddon”.

Eles conseguem chegar à Reno, onde descobrem que Haley quer metade do prêmio para comprar uma casa. Nesta cidade, com a ajuda de um caminhoneiro, usam o dinheiro para treinar Jimmy em diversos games do fliperama no Nintendo Play Choice – 10 machines.

supermario3thewizard Com o Wizard preparado, os garotos vão aos estúdios da Universal, palco do torneio “Video Armageddon”. Os pais de Jimmy chegam ao local e veem o desempenho sensacional do garoto. Inclusive ele vence a final no jogo misterioso chamado Super Mario Bros 3. Sua vitória é consagrada ao conseguir uma Warp Whistle nos últimos segundos.

Na volta para casa, eles passam pelo Cabazon Dinosaurs. Diversos fatos ocorrem lá, mas é neste local que Corey descobre que Jimmy tinha em sua lancheira lembranças de sua irmã que queria deixar em um lugar onde ela seria feliz. Com isto, ele deixa a lancheira dentro do dinossauro que havia lá e a família volta para casa em paz.

Curiosidades

wizard_radracer mario3thewizard2

O filme fez uma promoção intensa dos jogos da Nintendo na época. Dentre os títulos que aparecem estão nomes como TMNT, Megaman 2, Metroid, Ninja Gaiden, Off Road, Contra, Operation Wolf, Double Dragon, Rad Racer e, claro, Super Mario Bros 3.

super_mario_3 Este último foi a grande sensação do longa metragem, visto que o jogo ainda não havia sido lançado na época, pois faltava em torno de 3 meses para isto ocorrer. Obviamente gerou uma grande expectativa pelo game e muitas vendas para a Nintendo. A bilheteria lotava para conhecer o novo jogo da empresa. Sucesso também para a Universal.

Também apareceu o acessório da Nintendo chamado Power Glove, uma luva que já queria dar os primeiros passos do Wii. Porém, a ideia estava muito à frente da época e não teve êxito com o público, pois era imprecisa e difícil de controlar. Nem sempre as empresas acertam, não é mesmo? Mas tentar colocar no filme pode até ter ajudado nas vendas, visto que era mostrado como algo sensacional, quase como aquela luva do Lion dos Thundercats.

TheWizardDVD The Wizard é um filme que gera uma curiosidade, pois tem vários jogos da época do Nintendinho. Também por ter sido uma ferramenta de marketing da Nintendo naquele momento onde sua ascensão foi muito grande. Principalmente se você considerar o passado obscuro que Atari deixou na indústria dos games na época. Se você curte aqueles filmes à Sessão da Tarde ou quer mesmo só rever estes grandes clássicos dos games, recomendo.

Siga o Blast nas Redes Sociais

Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).