Enquanto Isso: Liminar brasileira proíbe Rockstar de vender expansão de GTA IV no mundo

em 18/10/2010

A 3º Vara Cível de Barueri expediu hoje uma liminar que proíbe a venda da expansão The Ballad of Gay Tony de GTA IV, disponível para Xbox 36... (por Marcelo Vasques em 18/10/2010, via Nintendo Blast)

balladofgaytonyA 3º Vara Cível de Barueri expediu hoje uma liminar que proíbe a venda da expansão The Ballad of Gay Tony de GTA IV, disponível para Xbox 360, PS3 e PC, a nível mundial. O motivo da ação surgiu com um processo que acusa a Rockstar de fazer uso, sem autorização, de uma música interpretada por MC Miltinho, um pequeno brasileiro de 8 anos, como trilha do game.

Segundo o escritório Mello Advogados, representantes de Miltinho e de seu pai, Hamilton Lourenço da Silva, aparente compositor da música, o funk que aparece como “Daniel Haaksman – Kid Conga feat. MC Miltinho” é, na verdade, uma versão de "Bota o dedinho pro Alto", que está inclusa indevidamente na expansão do jogo. Além da retirada das cópias das lojas, Hamilton e o filho pedem R$ 500 mil de indenização.

A Rockstar, anteriormente, chegou a apresentar documentos que licenciam o uso do funk no jogo, contudo, as assinaturas que constavam nos contratos, segundo os advogados, não eram legítimas. Aparentemente, a empresa teve acesso à música pela gravadora alemã Man Recordings, que, de acordo com Hamilton, nunca chegou a ter sua assinatura em um contrato. Confira abaixo um vídeo com a versão inclusa no game:

A juíza Leonete Maria da Silva determinou que, além de retirar do mercado os exemplares de The Ballad of Gay Tony no mundo, a Rockstar e a Synergex, distribuidora do título por aqui, têm 48 horas para recolher todas as cópias do jogo no Brasil, sob risco de serem multadas em R$ 5 mil reais por dia de desobediência. A Rockstar, entretanto, ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Via Kotaku Brasil, G1, UOL Jogos

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.