Você gosta de jogos casuais? Pode ter perdido este, lançado apenas no Japão pela Konami em 1986. Circus Charlie é um game onde o palhaço que nomeia o jogo vive os desafios que um circo pode prover ao jogador. Dentre círculos de fogo, equilíbrios na corda bamba e manobras arriscadas no trampolim, o game foi um sucesso dos arcades em 1984 e teve a sua versão ao Nintendinho. Só que este grande jogo só ficou no Japão. Que rumbem os tambores porque o show de Circus Charlie está para começar!
O mundo do circo é o desafio de Charlie
Charlie em cada nível precisa superar 100 metros de desafios apresentados para que chegue ao picadeiro. Para isto, ele só pode pular, andar para frente e atrás. Os comandos são bem simples, mas os desafios ficam complexos no decorrer dos níveis. No início do jogo, você pode escolher a dificuldade A (mais fácil) e a B (mais difícil), além de modos de partida com mais um jogador, onde a vez de cada um é alternada.
O palhaço também precisa ser rápido para terminar cada fase, pois isto acarreta em pontos de bônus que o ajudam na pontuação. Cada obstáculo ultrapassado, também gera pontos, além de alguns itens extras coletados pelo caminho como pacotes de dinheiro. Quando completa ciclos de 20000 pontos, ele ganha uma vida. Aliás, conserve-a bem ao longo do jogo, visto que são apenas 4. Quando você morre, Charlie volta à última marca de distância que passou. Se perdeu todas a vidas, recomece tudo novamente.
Um verdadeiro espetáculo circense
Em termos de diferenciais de obstáculos, são 5 níveis diferentes. Quando chega ao sexto, recomeça novamente os mesmos desafios, porém com a dificuldade aumentada. Cada tipo de nível podem ser descritos da seguinte forma:
- Aros Flamejantes: nesta fase, Charlie está montado em um leão e os obstáculos são aros cheios de fogo, além de potes também em chamas. O palhaço deve passar pelos aros passando por dentro deles, além de pular os potes pelo caminho. Qualquer descuido pode queimá-lo. É preciso muita atenção;
- Corda Bamba com Macacos: neste desafio, o palhaço deve equilibrar-se na corda bamba e seguir adiante desviando-se dos macacos que veem em sua direção. Para isto, deve-se pular por cima deles. Só cuidado com o macaco azul que é mais veloz;
- Caminhando sobre a Bola: Charlie precisa se equilibrar sobre uma bola gigante e chegar a próxima bola seguinte pulando, alternando de uma em uma até chegar ao trapézio, objetivo final de toda a fase. As bolas ficam em constante movimento vindo em direção à Charlie. É preciso ter boa pontaria para pular corretamente na próxima;
- Obstáculos no Cavalo: montado em um cavalo, Charlie agora precisa chegar até o fim, desviando-se de pulas-pulas que se encontram pelo caminho. Isto é possível passando por cima deles ou simplesmente se contendo para não pular, pois pode acabar se esbarrando em um deles. Nesta fase, é importante também controlar a velocidade do cavalo (direcional esquerda desacelera e direcional direita acelera);
- Trapézio: desta vez o palhaço deve pular de trapézio em trapézio para conseguir chegar ao final da fase. Existem trampolins que facilitam a chegada em cada trapézio. Mas precisa ser rápido e preciso, visto que qualquer descuido pode levá-lo à morte.
Algumas curiosidades de Circus Charlie
Na versão arcade (1984), existe a fase do trampolim, onde Charlie deve saltar e dar cambalhotas, evitando as chamas e facas jogadas pelos outros artistas de circo. Além disto, deve cuidar ao cair na cama elástica, pois ao ficar muito tempo nela, ele voa ao topo da tenda do circo e perde uma vida.
Outra curiosidade é que a Konami lançou em 2007 uma coletânea ao Nintendo DS de 15 jogos antigos chamada Konami Classics Series: Arcade Hits. Circus Charlie (versão arcade) está contido neste game juntamente com outros clássicos como Contra, Gradius dentre outros.
Se você gosta de um jogo rápido, porém desafiante, Circus Charlie é uma grande pedida. O interessante é que este estilo de jogo casual, ambientações diferentes e jogabilidades diferenciadas em cada nível é uma tendência que vem seguindo os jogos casuais atuais para dispositivos móveis. Rapidez e novos aprendizados em cada nível é algo que já existia em Circus Charlie. É hora do show e boa partida!