O Senhor dos Anéis, trilogia criada por J. R. R. Tolkien, conquistou ao longo dos anos milhões de fãs mundo afora. Sua narrativa rica em detalhes, a descrição de cenários maginíficos, os personagens incrívelmente bem construídos, sua trama complexa e muito bem amarrada e, principalmente, a Mitologia criada por Tolkien levaram a série de livros a ser cultuada e se tornar o sucesso que é atualmente. Mesmo que a trilogia tenha sido escrita décadas atrás, o lançamento relativamente recente dos filmes trouxe a série de volta aos holofotes, e transformou a história em algo ainda mais épico. E, após tanto sucesso, era de se esperar que fossem criados jogos inspirados na franquia.
Aragorn's Quest, a mais nova empreitada de O Senhor dos Anéis no mundo dos games, se passa na Quarta Era da Terra Média. No jogo, Samwise Gamgee, mais conhecido como Sam nos livros e filmes, é o prefeito do Condado. Com a proximidade da visita do Rei Aragorn à vila dos Hobbits, Sam decide contar a seus filhos a história da Sociedade do Anel, focando em Aragorn e seus atos heróicos.
Aprendendo a ser herói
No tutorial, que tem o Condado como cenário, o jogador controla Frodo Gamgee, um dos filhos de Sam, que idolatra Aragorn. Caso haja um segundo jogador, este controlará outro dos filhos de Sam, devidamente caracterizado como Gandalf (com direito a chapéu pontudo e barba falsa). É aí que os jogadores aprendem os controles do jogo, o uso de itens e de magias. Fato interessante é que, por se tratarem de crianças interpretando seus heróis, as magias de Gandalf são representadas com a utilização de pedras.
Era uma vez...
A aventura começa com Sam contando a seus filhos sobre quando Aragorn encontra Frodo pela primeira vez. À medida que a história vai avançando, locais, artefatos e personagens conhecidos dos livros e filmes são inseridos no contexto do jogo. O Chifre de Gondor, por exemplo, está presente. Ao ser tocado, ele remove Status de "Medo" de seus aliados.
Apesar dos gráficos com aparência de desenho animado e bastante coloridos, diferente do tom sombrio da obra original de Tolkien, o design dos personagens se mantém fiel aos filmes. Ou seja, os membros da Sociedade do Anel, os vilões, as armaduras, as armas, enfim, praticamente tudo remete ao visual utilizado nos filmes. Falando em membros da Sociedade, estes virão ao seu auxílio em determinados momentos. Diferente de Aragorn e Gandalf, os demais membros da Sociedade do Anel não serão personagens jogáveis, mas estarão presentes no jogo e ajudarão Aragorn em sua luta contra Sauron.
Diversão para toda a família
Os desenvolvedores do jogo pretendiam fazer um jogo que agradasse aos fãs ardorosos da série, mas que também pudesse ser jogado em um clima mais familiar e casual. Por isso, além dos gráficos cartunescos e a violência levemente abrandada, Aragorn's Quest tem um sistema de controles bastante simplificado.
Os controles são bastante parecidos com os de The Legend of Zelda: Twilight Princess, onde o sensor de movimento do Wii Remote controla os golpes da espada e o Nunchuk serve para utilizar o escudo, a tocha, a lança e o arco-e-flecha. Usando o escudo, por exemplo, ao se fazer um movimento para a frente com o Nunchuk, Aragorn usará o escudo para defender-se ou para quebrar a defesa de seus inimigos. Os controles do segundo jogador são ainda mais simplificados: limitam-se ao uso de magias. Gandalf segue Aragorn automaticamente pelos cenários, ou seja, não há liberdade de movimentação para o segundo jogador.
Há também um sistema de upgrades para armas, armaduras, habilidades e magias. O Arco-e-flecha, por exemplo, quando melhorado, possibilita o lançamento de diversas flechas simultaneamente, podendo assim acertar vários inimigos praticamente ao mesmo tempo. Apesar da simplicidade gráfica, da suavização do tom sombrio e das mudanças em relação à história original, o jogo promete muita ação e diversão nas ambientações já conhecidas pela horda de fãs da série. Agora é esperar o lançamento para descobrir se a espera pelo título realmente valeu a pena.
The Lord of the Rings: Aragorn's Quest, jogo desenvolvido pela Headstrong Games, tem seu lançamento no ocidente marcado para 14 de setembro de 2010 para vários consoles, entre eles Wii e DS.