de Blob é um dos jogos mais sensacionais para Wii, apesar ser pouco reconhecido por aqui. Desenvolvido pela Blue Tongue Entertainment e publicada pela THQ, que comprou a ideia e os direitos de um grupo de estudantes, o game mescla puzzle-plataforma com uma idéia simples: colorir a cidade.
Colorindo e tocando
Você já associou de Blob àquela aula chata de Artes ou a "jogo de criancinhas" só pelo visual do game? Pois está enganado! Mesmo com um visual simples e infantil, há vários detalhes como aos respingos de tinta e os rastros que o personagem deixa por onde passa. A história se inicia com a invasão da Organização I.N.K.T., que são personagens pretos e que possuem apenas um olho, que roubam as cores da cidade de Chroma City e você, o personagem bolha de nome homônimo ao game, deve restaurar as cores da cidade. Blob tem a ajuda de seus amigos Arty, Zip e Bif para fazer a 'Revolução da Cor' e são liderados por Prof. Cada um de seus amigos trazem desafios específicos em cada fase: Arty pede para que o jogador pinte determinados prédios com cores definidas por ela; nos desafios de Zip, o jogador deve seguir uma pequena fumaça laranja pelos cenários e que levam à outros objetivos; Bif pede para que você elimine certa quantidade de inimigos; e Prof. comanda Blob para pintar os pontos chaves do cenários com quantidade de tinta determinada por ele. Pode parecer simples a ideia do jogo, mas ainda há um fator determinante no game que dificulta os desafios: o tempo.
A cada início de fase há uma animação divertida, que sempre dá uma dica do que o jogador vai enfrentar e o estilo de música que fica à escolha do jogador. Conforme vai colorindo a cidade, a música se desenvolve variando com a cor que o jogador escolhe e tipo de música, fazendo-o tocar e colorir ao mesmo tempo. Além disso, o jogo determina um tempo limite que você pode permanecer na fase e que pode ser aumentado a cada desafio completado ou pintando totalmente cada quarteirão e assim liberando os raydians, que são os habitantes da cidade que devem ser pintados e até mesmo encontrando tempos extras pelo cenário. Se o jogador completar os desafios na primeira vez ganha mais pontos que são usados para abrir os portões da cidade e que divide o jogo em seções. É possível conferir o progresso no menu de pausa, onde pode-se encontrar a porcentagem da cidade que já foi pintada, o número de árvores e de raydians já coloridos e quantos ainda restam, a quantidade de objetivos completados, entre outros.
O Van Gogh do Wii Remote
Controlar Blob é fácil e interativo. O analógico cuida da movimentação, o botão Z trava a mira no inimigo ou nos tubos de tintas e o jogador deve mexer o Wii Remote para atingí-los. Para pular deve-se mexer o Remote para cima, além de os menus do jogo ser controlados pelo cursor e no direcional digital fica o controle da câmera. E por falar na câmera, às vezes ela atrapalha um pouco fazendo o jogador perder tempo. Para pintar os pontos-chaves do cenário, o jogador deve estar com a cor específica e com a quantidade de tinta necessária para pintar e chacoalhar o Nunchuk e o Wii Remote.
A ideia de pintar os prédios está na mistura de cores. Há vários tubos espalhados pelos cenários com as três cores primárias (azul, amarelo e vermelho, se lembra?) e com as mesclagens pode-se obter outras cores como verde, roxo, laranja e marrom. Uma mecânica simples e funcional.
Seja em de Blob ou no mundo real, se você "pichar"os policiais vão dar cacetadas |
Se você está em busca de algo diferente, relax e desafiador, de Blob é uma boa pedida.
de Blob - Nintendo Wii - Nota: 8,0
Gráficos: 8,0 Som: 8,5 Jogabilidade: 8,5 Diversão: 7,0