Enquanto Isso: Deveria a Nintendo se preocupar com a Xbox Live no Windows Phone?

em 22/08/2010

Já faz tempo que ouvimos murmúrios sobre a Microsoft entrar no mercado de portáteis para competir diretamente com o Nintendo DS e o PlaySta... (por Filipe Gatti em 22/08/2010, via Nintendo Blast)

xboxlive1 Já faz tempo que ouvimos murmúrios sobre a Microsoft entrar no mercado de portáteis para competir diretamente com o Nintendo DS e o PlayStation Portable (PSP). Em fevereiro houve o primeiro anúncio de que o sistema da Xbox Live faria parte da próxima geração de smartphones com o sistema operacional Windows.

Mas não foi até essa semana, durante a gamescom na Alemanha, que houve uma demonstração definitiva sobre o assunto, e deu o que falar.

Caso você ainda não esteja a par da situação, é bastante simples: a Microsoft mostrou que os próximos smartphones com sistemas operacionais Windows terão acesso a Xbox Live. Com isso, poderão acessar seu Avatar, verificar conquistas, comparar highscores com os amigos, entre muitas outras opções. Mas é claro que o principal está nos jogos que serão lançados para a plataforma, poderemos contar com títulos de grandes franquias como Halo, Crackdown, Star Wars, Guitar Hero, Castlevania, e assim por diante. Foram cerca de 60 títulos anunciados para lançamento em conjunto com o serviço, então é plausível esperarmos uma boa gama de jogos para a plataforma.

Apesar de estar competindo mais com o iPhone e smartphones Android do que propriamente com os consoles portáteis, a Xbox Live para celulares promete ser forte concorrente. “Seremos o único celular que possui um estúdio de desenvolvimento de jogos interno dedicado,” disse Matt Booty, gerente geral do Windows Mobile 7. “Os mesmo estúdios que produzem estes jogos (de Xbox 360), farão também as versões para celular.”

xboxlive3 Eis que finalmente a Microsoft entra no mercado de portáteis, mas será que isso é realmente uma ameaça para as concorrentes, e principalmente para a Nintendo?

Ainda é difícil visualizar como a Nintendo pode ser prejudicada com esse lançamento. Está claro que o foco principal são os utilizadores de outros smartphones, e não os atuais donos de outros portáteis, mas também não podemos negar o potencial da Xbox Live: a lista de 60 títulos anunciados para o serviço é apenas um “gostinho” do que está por vir – palavras de Kevin Unangst, um dos chefões da empresa.

Particularmente falando, não sinto uma grande ameaça de início, mas o serviço ainda não foi lançado, e tudo que se obtiveram informações foram de versões beta, ou seja, ainda há o que mudar.

A Xbox Live no Windows Phone 7 pretende atingir um outro público, e na questão gamer, ainda atinge a parcela muito mais casual – cuja qual a Nintendo já lidera há tempos e com folga.

Claro que a sincronização de perfis do Xbox 360 com o celular também é um grande atrativo – ainda mais para quem já possui o console da Microsoft –, e a empresa terá o apoio de grandes estúdios de desenvolvimento com franquias de peso, o que também é de se levar em conta.

Mesmo assim, o nicho de portáteis é algo que a Nintendo entende há décadas, e a Microsoft está apenas começando, portanto, há muito ainda para se aprender até chegar num patamar similar ao da Nintendo.

E você, acha que a Nintendo deve se preocupar com seu mais novo concorrente?

xboxlive4 xboxlive6


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.