Blast from Japan: Monster Hunter G (Wii)

em 11/08/2010

Monster Hunter G é um título exclusivo do Japão que foi lançado em 2005 para o PlayStation 2 . Opa, espera aí, PlayStation 2? Isso mesm... (por Filipe Gatti em 11/08/2010, via Nintendo Blast)

mhg-boxshot

Monster Hunter G é um título exclusivo do Japão que foi lançado em 2005 para o PlayStation 2. Opa, espera aí, PlayStation 2? Isso mesmo. E foi somente em 2009 que a Capcom percebeu o tamanho do sucesso que a franquia estava fazendo no Japão. Sucesso o suficiente para relançar uma versão do título para o Wii.

Monster Hunter G funciona basicamente como uma expansão do Monster Hunter original de PlayStation 2. Ou seja, estamos falando de um hack and slash, com pitadas de aventura e estratégia até não poder mais.

O que é, e quais são as diferenças?

Para aqueles que não estão familiarizados com o estilo do jogo, em Monster Hunter você cria o personagem com o qual irá se aventurar num mundo habitado por diversos dinossauros e dragões. O modo single player conta com uma história para acompanhar, mas geralmente não é tão importante, servindo apenas para entender direito o mecanismo do jogo. O título encontra seu ápice no modo online, onde você se reúne com até três companheiros para dizimar as criaturas mais gigantes enquanto usam diversas armas e estratégias extremamente complexas.

Monster Hunter G, para o Nintendo Wii, saiu um pouco tarde e, apesar de ser considerado uma expansão do primeiro título – que teve seu lançamento no Ocidente –, contou com várias novidades que inclusive ditaram as novas tendências usadas em Monster Hunter Tri, por exemplo. Estamos falando de criaturas de mesma espécie, porém com cores e tamanhos diferentes; o novo ranking de missões extremamente difíceis, chamado G (daí o Monster Hunter G); a possibilidade de contratar Felynes cozinheiros que aumentam (ou diminuem) os atributos através de refeições e, principalmente, um sistema de habilidades baseado em números singulares para cada peça de armadura, ao invés de contar somente quando o set estava completo, o que demorava muito tempo. E olha que essas são só algumas novidades.

Aceitação Nipônica

mhg03

É curioso ver como Monster Hunter G vendeu bem no Japão. Como dito no começo deste artigo, seu lançamento foi realizado dia 23 de abril de 2009. Ou seja, pouquíssimo tempo antes do lançamento de Monster Hunter Tri no Japão, que aconteceu no dia 1º de agosto do mesmo ano. Foram 200 mil unidades vendidas somente nas primeiras semanas, alcançando no fim a marca de 250 mil unidades. Isso levando em consideração que o Tri sairia poucos meses depois.

Na verdade, o título foi vendido num bundle que trazia consigo a demo de Monster Hunter Tri e o controle Classic, o que o ajudou a alavancar no mercado, gerando até expectativas de que uma versão pudesse ser lançada no Ocidente, mas o que parece pouco provável.

Monster Hunter G redefiniu e aprimorou o mecanismo da franquia de forma a influenciar diretamente nos outros jogos da série, inclusive em Monster Hunter Tri. Ele obteve um número de vendas consideravelmente bom, ainda por cima levando em consideração que era apenas um port da versão de PlayStation 2, lançado anos atrás e, infelizmente, parece ser mais um título de Wii que entra na lista dos que não jogaremos por aqui.

mhg02 mhg05

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.