Mario Bits

Mario Bits: Donkey Kong no Ongaku Asobi

(por Eduardo Jardim em 08/07/2010, via Nintendo Blast)

Todo mundo sabe que Mario fez sua estreia no jogo Donkey Kong, para arcades. A partir do primeiro jogo, os fãs criariam gostos pessoais por ambos os personagens: o herói, disposto a salvar a donzela em perigo, e o vilão ignorante, que, acuado, acaba por fazer besteira e entrar no lado negro da força. Desde então, os personagens Mario e Donkey Kong têm se dividido em suas próprias séries de jogos, mas sem sair do mesmo universo. Para o Donkey Kong, os primórdios da série de mesmo nome em sua transição para a independência do encanador foram constituídos de jogos como Donkey Kong 3 (que marcou a estreia do agora esquecido Stanley the Bugman) e Donkey Kong Jr. Math, que ensinaria cálculos de aritmética aos pequeninos. O que ninguém conhece mesmo é Donkey Kong no Ongaku Asobi, um software originalmente planejado para Nintendo Entertainment System, o bom e velho Nintendinho, que foi cancelado. Quem diria que os arqui-inimigos de Donkey Kong se uniriam para tocar músicas naquela época?

Donkey Kong no Ongaku Asobi, que traduz como "a diversão musical de Donkey Kong", estrelou o elenco original de Donkey Kong, além da inserção de Donkey Kong Jr. Infelizmente (ou não), o jogo nunca foi lançado, apesar de ter sido anunciado numa revista japonesa de 1983. O protótipo trazia como característica dois modos diferentes. No primeiro, Music Quiz, você teria de fazer com que Donkey Kong, que aqui era o guitarrista, tocasse as notas que apareciam simplesmente martelando as teclas de um piano com Mario e Pauline. Screenshots do protótipo também mostravam que o modo Music Quiz variava entre um e dois jogadores. No modo 2-Player, o segundo jogaria com ninguém menos que a Pauline.

O outro modo do jogo era entitulado Donkey Band. Tudo indica que este seria um modo de composição, provavelmente parecido com o visto no futuro em Mario Paint, para Super NES. Mais uma vez, Donkey Kong mostra que manda bem na guitarra, e Donkey Kong Jr., na bateria. Mario tocava um piano, e Pauline fazia o papel de vocalista da banda do gorilão.

Anos mais tarde, um jogo musical da série Donkey Kong, o chamado Donkey Konga, seria lançado para o GameCube, se alastrando por mais duas sequências. Será que Donkey Konga teve base no conceito do game cancelado para NES? Talvez nunca poderemos saber, mas pelo menos, já estamos cientes de que existiu uma pérola musical mítica nos tempos de Donkey Kong em 8-bit.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google