O primeiro jogo de Kirby para um console de mesa desde Kirby 64: The Crystal Shards lançado para Nintendo 64, em 2000, introduz um novo e surpreendente olhar numa animação baseada em um mundo de fios, tecidos e têxteis. Em Kirby’s Epic Yarn, anunciado na E3 2010, a abordagem com uso de tecidos usada no jogo permite que o rosado, antes fofinho e agora maleável, Kirby assuma variedades de novas formas. É um estilo único de jogo de plataforma que permite aos jogadores explorarem as fases em busca de objetos escondidos. Gemas e itens colecionáveis estão espalhadas por todas as fases para os jogadores encontrarem.
O visual do mundo é impressionante, mas também é bastante interativo. Puxar partes dos cenários podem revelar áreas escondidas. Quando Kirby vai literalmente atrás do cenário, a tela entorta virtualmente e aparecem curvas para mostrar a sua localização, como se ele estivesse atrás de uma cortina.
Kirby, assim como seu mundo, é todo feito de fios e pode assumir uma variedade de formas, tanto em suas ações comuns: pular, correr, nadar; como quando ele se transforma em poderosos veículos, como um tanque de guerra. Quando você corre com Kirby ele se transforma em um carro, com direito a uma buzinada de largada. Na água, ele se transforma em um submarino. Às vezes ele pode até se transformar em um enorme tanque robô, um OVNI e outros veículos.
Desta vez a ação pode ser compartilha em até dois jogadores, mas não foi revelado como será o gameplay. O jogo será lançado no outono americano.