O 3DS, última novidade da Nintendo no mercado de games, já é considerado um enorme sucesso mesmo sem ainda ter sido lançado no mercado. O portátil foi analisado pelos fãs e críticos como o destaque da E3 2010, especialmente pela inovação representada pelo efeito 3D. Mas não foi a primeira vez que a Nintendo tentou aplicar essa tecnologia ao mercado de jogos.
Muita gente ainda lembra do falho Virtual Boy, fabricado pela empresa em 1995 e que prometia uma revolução em termos de interação, mas não atingiu suas expectativas e tornou-se incômodo ao público, tendo uma vida curtíssima. Mas segundo o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, a empresa já fizera mais experiências de adaptação para o 3D, antes do 3DS.
Em entrevista ao site de tecnologia Venture Beat Iwata fala da tentativa de se criar um modelo 3D do GBA. Ele afirma que o projeto foi engavetado pois a qualidade do processamento gráfico não seria boa o bastante. As imagens em 3D vistas no GBA SP (foto ao lado) tinham boa resolução, de acordo com Iwata, mas a exibição da barreira de paralaxe (sistema criado para dispensar o uso de óculos especiais) não funcionava bem.
“Tivemos que desistir da ideia porque não era atraente o suficiente para os consumidores. O protótipo ainda está na gaveta do meu armário” acrescentou Satoru Iwata. De qualquer forma os resultados mostram que a Nintendo finalmente acertou a mão, e que as tentativas e anos de espera parecem ter definitivamente valido a pena.
via UOL Jogos