Entrevista com Miyamoto revela ligação com Donkey Kong Country Returns, Pikmin 3 para Wii e mais

em 19/06/2010

Durante a E3 2010, o site IGN fez uma entrevista com o renomado designer da Nintendo, Shigeru Miyamoto. Muitas coisas interessantes com... (por Renato Perdiz Rodrigues em 19/06/2010, via Nintendo Blast)

miyaign Durante a E3 2010, o site IGN fez uma entrevista com o renomado designer da Nintendo, Shigeru Miyamoto. Muitas coisas interessantes como o 3DS, Donkey Kong Country Returns e até mesmo Pikmin 3 foram discutidas. Confira os pontos mais importantes abaixo.

IGN: O Jornal Nikkei está dizendo que há uma opção para instalar software no 3DS para que não seja necessário levar seus cartuchos com você. Também foi afirmado que é algo separado do DSiWare.

Miyamoto: Eu não estou familiarizado com isso.

IGN: Sem problemas. Agora que vocês estabeleceram a próxima geração de portáteis, onde você vê o Wii daqui a dois anos?

Miyamoto: Eu tenho certeza que a plataforma continuará evoluindo, assim como fez nos últimos anos. Obviamente nosso foco agora é o Wii MotionPlus, já que ele torna a jogabilidade muito mais intuitiva. Então acho que continuaremos a fazer isso nós próximos dois anos. Infelizmente, não posso dizer sobre tudo que está por vir.

IGN: As pessoas não entendem o 3DS até pegá-lo em suas mãos. Durante a conferência, vocês tiveram que trazer 100 diferentes consoles para que pudéssemos olhar e entender. Você acha que será uma batalha difícil, quando o portátil for lançado, para fazer os consumidores entenderem que o 3D realmente pode mudar a forma de se jogar?

Miyamoto: Bom, é verdade que apenas um grande vídeo de apresentação não é o suficiente. E tentar mostrar os efeitos 3D através de um comercial de TV, por exemplo, também é um grande desafio. Então nós entendemos que é algo que as pessoas precisam ver. Tendo isso em mente, vamos tentar tomar vantagem disso e fazer o melhor possível.

IGN: Você tem alguma idéia de como conseguir isso?

Miyamoto: Se você olhar para outros aparelhos verá muitos exemplos, como televisores HD sendo anunciados em telas com definição normal, ou filmes 3D tendo seus trailers exibidos em uma TV que não consegue criar o efeito tridimensional. Então há várias maneiras de fazer isso. Mas acho que para nós, o mais importante é saber que quando as pessoas vêem o 3DS, elas se impressionam. Isso vai ser importante para nós no futuro.

IGN: Steel Driver parece ser um título para download. Ele está sendo preparado para ser vendido como um título físico?

Miyamoto: Ao trabalhar nele quando o jogo ainda era para o Nintendo DS, estávamos considerando se seria um jogo físico ou um título para DSiWare. E foi no meio desses pensamentos que nós olhamos para o 3DS e decidimos movê-lo para lá. Então eu acredito que nesse ponto o jogo está mais para um jogo físico.

IGN: Nós entrevistamos a equipe de Donkey Kong Country Returns mais cedo, e parece que mesmo não estando diretamente envolvido você está muito inspirado em fazer com que as coisas dêem certo. Ao ver isso, tenho me perguntado: Que partes de Donkey Kong Country você gostou e quais partes você não gostou? E qual é a sua relação com a equipe?

Miyamoto: Primeiramente, eu gostaria de deixar claro que trabalhei bem próximo a Rare no Donkey Kong Country original. E também estarei bem envolvido com Returns, checando as fases e o conteúdo. Estou executando um papel parecido com o que eu fiz no desenvolvimento de Donkey Kong Jungle Beat.
O Donkey Kong Country original tinha características únicas, como os efeitos usados. Eu quero que a equipe que está produzindo o novo jogo tenha isso em mente.

IGN: Vamos encerrar com mais uma pergunta. Eu quero sua reação, e direi apenas duas palavras – Pikmin 3.

Miyamoto: Eu não vou dizer nada dessa vez. (risos)
Sabe, o estilo de desenvolvimento da Nintendo é único, pois geralmente temos projetos onde um grupo muito pequeno de pessoas estão trabalhando em um título, e nós não aumentamos a equipe até mais tarde no desenvolvimento. Então Pikmin é um projeto em que nós estamos trabalhando, e estamos chegando perto do ponto onde vamos expandir a equipe. Mas já adianto que é um jogo de Wii.

Via GoNintendo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.