A revista britânica especializada em games e design Develop divulgou esta semana um ranking das cem maiores indústrias de jogos da Inglaterra, baseando-se no lucro de cada uma delas no mercado daquele país. A listagem anual já é uma tradição da revista, mas a novidade é que desta vez a Nintendo parece ter reassumido seu lugar de liderança no mercado de games inglês.
A empresa já estivera no topo da lista em anos anteriores, mas nos últimos tempos havia perdido espaço principalmente para a Blizzard, atualmente voltada para os jogos de PC e autora de títulos como World of Warcraft (2004), StarCraft (1998) e Diablo (1997). A norte-americana Infinity Ward, da série Call of Duty, manteve a segunda posição. Em termos econômicos, é válido notar que a maioria das indústrias de games que “tomaram” o mercado britânico nos últimos tempos tem origem americana.
E o mercado dessas empresas também se expandiu bastante – no caso da Nintendo, graças ao fluxo intenso de novas parcerias e lançamentos inovadores. Só na Inglaterra o lucro da empresa foi de US$ 103 milhões a mais do que da última vez que ela esteve no topo da lista da Develop. De qualquer modo, os números servem para confirmar aquilo que se pode ver na prática: não só a Nintendo, mas quase todas as indústrias de games do mundo andam a pleno vapor, numa tendência de expansão cujos limites ainda são pouco conhecidos.
via UOL Jogos