Um relatório de investimento da Ibis Capital destacou o crescimento dos custos no desenvolvimento de jogos, os riscos de ser um desenvolvedor independente, e que o Wii conta com 47% da receita global de consoles.
O relatório estima que o custo médio do desenvolvimento de um título para Xbox 360 e PlayStation 3 está em torno de $15-$30 milhões. Com títulos custando tudo isso, as empresas necessitam vender entre 500 mil a 1 milhão de unidades para ter algum lucro, excluindo outros custos. Os custos com marketing podem chegar até mesmo a ultrapassar o valor gasto com o desenvolvimento, diz o relatório.
Isso comparando ao Xbox, PS2 e GameCube, onde os jogos custavam cerca de $3-$5 milhões em média, enquanto os títulos de Wii passam pouco desse valor, estando entre $5-$7 milhões.
A venda total do mercado de vídeogames atingiu o valor de $77 bilhões em 2009, de acordo com o relatório da Ibis, que é possível comparar com os $85 bilhões gerados pela indústria cinematográfica no mesmo período. Títulos online, de celular e novos consoles viverão momento de crescimento nos próximos anos, diz o relatório.
- Dominação do Wii e fim dos consoles?
A previsão da Ibis é que em 2013 os consoles atinjam a marca de $40 bilhões, levando em consideração o crescimento na América do Norte e Europa, além do lançamento da oitava geração de consoles prevista para essa data. O crescimento de vendas de console na Ásia deverá ser limitado devido problemas com pirataria e alto índice de jogadores de MMO casuais.
Além da próxima geração de consoles, a Ibis especula que a mídia digital deverá ser responsável por erradicar os consoles baseados em "discos" como conhecemos hoje em dia. "Os conteúdos digitais diminuem a possibilidade de uma nona geração de consoles, criando problemas em potencial a longo prazo para Sony, Microsoft, Nintendo e GameStop," diz o relatório.