Top 10: Jogos que marcaram o Nintendo 64

em 02/04/2010

  O Nintendo 64 quando lançado foi visto como um divisor e águas para o mundo dos games. O terceiro videogame de mesa da Nintendo e o primei... (por Alex Sansil em 02/04/2010, via Nintendo Blast)

top10_banner_thumb[2] 

O Nintendo 64 quando lançado foi visto como um divisor e águas para o mundo dos games. O terceiro videogame de mesa da Nintendo e o primeiro a rodar 64-bit e o primeiro sistema popular com suporte real até 4 jogadores. Com alguns jogos entre os melhores até hoje, o N64 ainda é sinônimo de jogatina multiplayer e diversão por horas. Para os mais nostálgicos segue uma lista com 10 jogos que marcaram esse console.

10. Conker’s Bad Fur Day

conker

Descontraído, desbocado e fofinho. O “dia do pelo em pé”, alusão ao “dia do cabelo em pé”, a famosa ressaca de Conker, trouxe um dos mais divertidos jogos do Nintendo 64. Seu humor nonsense motivava jogadores, você não tinha um objetivo no jogo, era uma piada atrás da outra, talvez o único objetivo fosse chegar em casa vivo depois de uma noite de muita bebedeira. Quando Conker foi anunciado parecia mais um joguinho com um personagem fofinho, um jogo que fosse passar batido, qual não foi a surpresa quando aquele esquilo aparece com um copo de cerveja, um charuto numa mão, uma bazuca na outra proferindo palavrões?.

9. TurokTurok The Dinosaur Hunter

Não importa se hoje a franquia Turok não está nos holofotes do gênero FPS, mas quando a aventura do índio Tal' Set foi lançada em 1997, a coisa era outra. Foi uma inovação, os gráficos impressionavam, o clima de neblina numa mata fechada te colocava muito bem na atmosfera do jogo que era uma salada de índio com calça jeans, dinossauros, mercenários, alienígenas e dinossauros alienígenas com armas de mercenários. Com algumas boas continuações, a série Turok teve seu início muito bem representado.

8. International Supestar Soccer

197641_50316_front

Na minha opinião o sucesso dos jogos de futebol de hoje começou aí. Tá bom que não tinha ainda a customização de uniformes, jogadores e os patrocínios, mas já se percebia pela aparência dos jogadores que a tentativa de se passar uma maior realidade estava presente no jogo. 

 

07. Mario Party

mario-party-nintendo-64

A franquia de jogos Mario é sinônimo de sucesso. Tênis, futebol, corrida, jogos olímpicos. O bigodudo deveria parar de ser encanador e ser atleta mesmo. Mas quando a Nintendo resolveu colocar Mario e outros personagens da casa em um tabuleiro, dar um dado pra cada um e colocá-los para disputar mini games entre si, o sucesso já era esperado.

O primeiro jogo da série, lançado em 1999, surpreendeu a todos com sua fórmula diferente e divertida que deu certo, afinal, o jogo já está em sua oitava edição. Me lembro de na época, como não existiam ainda lan-houses, o pessoal se aglomerava em frente a uma TV 29” pra jogar em até 4 jogadores e detonar as alavancas do N64.

6. Star Fox 64

star-fox64

Considerado um dos melhores jogos da franquia. O primeiro jogo a usar o acessório Rumble Pack, que permitia que o controle treme-se. No controle da raposa Fox McCloud (que não é o último dos Highlander), a bordo de sua nave Arwing, você deve passar pelos planetas do sistema Lylat e salvar a galáxia do cientista macaco louco, Andross. Com a ajuda de toda a equipe de StarFox, o falcão Falco Lombardi, o sapo Slippy Toad e o coelho Peppy Hare, quase uma fábula moderno espacial. O jogo é recheado de referências a filmes e séries de ficção cientifica, indo de Independence Day, Star Trek, Star Wars e Indiana Jones. Até hoje não me canso de jogar esse jogo pelo Virtual Console. As novidades desta versão incluem a troca de diálogos entres os personagens durante as fases e o caráter indefinido na mudança de fases: ao invés de seguir um caminho só, o jogo pode tomar rumos diferentes caso uma ou outra tarefa seja ou não cumprida.

05. Super Smash Bros

super-smash-bros

De fácil aprendizagem, frenético, bastante original. O jogo é um deleite para quem é fã da Big N, todos os principais personagens de jogos de sucesso da produtora estão lá. Mario, Link, Pikachu, Samus, Luigi, DK, Yoshi, etc, se enfrentam com todas as habilidades que eles já possuíam de seus respectivos jogos. Link tem o Longshot, o bumerangue. Mario faz o que sabe fazer de melhor, pular. Pikachu solta raios e por aí vai. O multiplayer é viciante, cenários bem caracterizados e as músicas se adaptam bem aos cenários, todas temas dos jogos.

4. Mario Kart mario-kart64 64

Lançado no longínquo ano de 97, Mario Kart para o N64 ainda faz sucesso hoje. Acho que todo jogo antigo do Mario faz sucesso até hoje. Sucessor do Super Mario Kart para Snes. As principais novidades ficaram por conta de cada pista possuir 3 voltas ao invés de 5, devido ao tamanho delas em relação ao jogo anterior. Os gráficos 3D para época são de encher os olhos e até hoje não fazem feio. Diversas novas armas foram adicionadas ao arsenal de itens. Quatro modos de corrida, o tradicional Mario Grand Prix, Time Trials, Vs Mode e Batlle Mode e também quatro níveis de dificuldade. O singlepayer é caprichado com um bom desafio sem ser muito difícil ou muito fácil. com 16 pistas únicas, Mario Kart 64 fez história e seus sucessores mantiveram a boa fórmula da série.

3. GoldenEye 007

goldeneye007

Muito antes de um CS ou de lan-houses pra jogos de tiro, GoldenEye 007 era “o jogo”. Considerado um dos melhores jogos de videogame e uma das melhores adaptações de filme para console já feito, o jogo é uma adaptação bastante fiel do filme lançado dois antes que marcava o retorno da franquia 007 aos cinemas. Uma mistura de espionagem e ação, o jogo não é só sair por aí dando tiro em todo mundo, certas fases necessitam do cumprimento de objetivos, seja achar uma pasta, explodir uma antena, resgatar um refém, ou mesmo sair destruindo tudo pela frente. Os ambientes do filme foram bem transportados para a tela do jogo, o clima meio obscuro dá o tom certo de espionagem. As traquitanas do espião estão lá,mas o que dá charme ao jogo foram as armas, desde a emblemática Golden Gun até a mais usada a famosa AK-47.

02. Super Mario 64

super-mario64

O que falar de um jogo divisor de águas? Mario 64 criou conceitos, a primeira aventura do bigodudo em 3D, a estreia do personagem no primeiro videogame 64 bits. Era muito responsabilidade. E Mario fez bonito em sua primeira aparição, com uma enorme variação de movimentos, fases gigantescas que divertiam por horas. A história você já conhece, Mario é convidado pela princesa Peach para comer um bolo no castelo e qual não é a surpresa do italiano quando descobre que ela foi raptado por Bowser? Introduzindo as habilidades especiais, os chapeus de Mario, como Wing Cap para voo, o Metal Cap para um “metal Mario” e o Vanish Cap que deixa o bigodudo transparente. Um marco na história dos videogames sem dúvida.

1. The Legend of Zelda - Ocarina of Time

ocarina-of-time

Se eu dissesse pra você aperta os botões C esquerda, C para cima e C direita com a ocarina no jogo Zelda que música seria essa? Se você respondeu Zelda’s Lullaby, você é um viciado e não está sozinho. A obra prima da Nintendo, considerada até hoje como sendo o melhor jogo da série, Ocarina of Time criou padrões para os próximos games, o menu, os itens, a música, o estilo de jogo templo-mundo aberto-templo. Divido em duas partes, Link em sua fase criança e depois adulto. As novidades como andar a cavalo (égua), os minigames presentes no mundo de Hyrule, a música do jogo, a história de Link e Zelda e os gráficos, que para a época eram de impressionar, resumem um pouco do motivo do porquê Ocarina of Time é um dos jogos mais aclamados de todos os tempos.

Menções honrosas

  • Resident Evil 2
  • Banjo-Kazooie
  • Jet Force Gemini
  • Ogre Battle
  • Perfect Dark

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.