Prévia: Monter Hunter 3 – Tri (Wii)

em 02/04/2010

  Monster Hunter 3, ou Tri para os íntimos, foi anunciado por meio de um acordo entre Capcom e Nintendo. A ideia era que a Capcom o lançasse... (por Gustavo Assumpção em 02/04/2010, via Nintendo Blast)

  monsterhunter3 (1)monster_hunter_3_conceptart_X5k2GMonster Hunter 3, ou Tri para os íntimos, foi anunciado por meio de um acordo entre Capcom e Nintendo. A ideia era que a Capcom o lançasse com exclusividade para o Wii em troca da ajuda da Nintendo na popularização da série no ocidente. É incrível como a série conseguiu conquistar os japoneses.
Fazendo fama no PSP, não é incomum ver algum nipônico jogando o game por aí. O segredo talvez esteja na ideia de dar ao jogador uma liberdade imensa de ações, tornando eles próprios produtores do que acontece no game.

  • E vamos à caça!

monster-hunter-3-moga-village-27monster-hunter-3-desert-city-16monster-hunter-3-desert-city-04

A jogabilidade em si é focada em derrotar monstros, adquirir partes deles e combiná-las para conseguir itens raros. Parece simples? Pois saiba que esse esquema é evolutivo, de uma forma que instiga o jogador sempre a derrotar novos monstros para conseguir novos itens. Essa criação de itens é o motor principal do game. De certa forma, os itens que você carrega são provas dos monstros que você enfrentou e derrotou. Quanto mais raro é o item que você tem equipado, mais avançado está no game.

Há um grande vilarejo central, o Moga, que é de onde parte o seu herói para as jornadas em busca de confrontos contra os inimigos no modo single player. Os monstros vão aparecendo em ordem crescente de dificuldade para serem derrotados em espécies de missões e vão oferecer itens cada vez mais complexos.

  • Game grandioso

monster-hunter-3-desert-city-01monster-hunter-3-8monster-hunter-3-6

A jornada que o jogador é imergido é simplesmente impactante. São horas e horas de exploração e batalhas contra diferentes tipos de monstros em diferentes locais. Há batalhas no ar, na água e batalhas campestres. Interessante é que dessa vez as missões não possuem limite de tempo, o que nos games para PSP limitava a exploração. Para compensar, os monstros podem possuir dezenas de barras de energia para serem derrotados. As batalhas podem durar horas, exigindo uma grande dedicação do jogador.

Os controles são extremamente simples e também um dos pontos mais controversos na série. Muitos consideram a jogabilidade “dura”, repetitiva e mal projetada. Fato é que MH nunca foi conhecido pela grande variedade de
possibilidades ou comandos. Quanto aos controles, dessa vez será possível monster_hunter_3_conceptart_Apcbjusar Remote + Nunchuk, Classic Controller ou o novíssimo Classic Controller PRO, que vai ser lançado juntamente com o game em um bundle. Há uma quantidade enorme de equipamentos diferentes: espadas, escudos, martelos, lanças e katanas. A novidade é a presença de uma tocha, usada na exploração de cavernas escuras e locais insólitos.

  • Na rede mundial, interação de dar inveja

monster-hunter-3-moga-village-31 monster-hunter-3-moga-village-34 monster-hunter-3-moga-village-35

Se o modo single player já é interessante e longo, saiba que é no multiplayer online que Monster Hunter 3 realmente mostra seu potencial. A área central desse modo é a cidade deserta de Rockluck, onde o jogador pode recrutar mais três jogadores para partir na jornada para derrotar os monstros gigantes.
Na versão japonesa, o jogador poderia interagir com os demais players digitando mensagens em um teclado na tela. Para a versão americana, a Capcom estuda a implantação do suporte ao Wii Speak, permitindo ao jogador conversas por voz – o que melhoraria consideravelmente
a interação.

Para alguns, o grande contra do modo online é a dificuldade de batalhar em conjunto. Não são raras as vezes em que a câmera se perde no meio de tanta ação, deixando o jogador meio sem saber exatamente o que fazer.
A jogabilidade, apesar de teoricamente cooperativa, se torna quase um “cada um por si”.

Detalhe importante é que no multiplayer há monstros exclusivos, que por sua vez concedem itens exclusivos. Por isso será essencial recrutar amigos e sair nessa jornada rumo ao desconhecido. E você verá com o tempo que apesar  dos controles imprecisos, a jogabilidade acaba sendo  uma experiência bastante recompensadora. Um bom detalhe é que os jogadores ocidentais monster_hunter_3_conceptart_pJ6hv não terão que pagar qualquer tipo de taxa para desfrutar desse modo – o que,
convenhamos, é uma mão na roda.

  • Expectativas astronômicas

Um dos aspectos que chama muito a atenção em Monster Hunter 3 é o brilhante visual. Cada pequeno detalhe de herois e cenários foram construídos sem economia de elementos e efeitos. Há várias localidades imensas, vívidas e muito bem animadas. Os monstros são gigantescos, com
riqueza de detalhes e muito realismo.

É um dos games mais bonitos a aparecer no Wii, o que mostra que a Capcom caprichou para torná-lo um game de excelência ímpar no console. Tanto que a promessa é de uma grande campanha de lançamento nos Estados Unidos, tentando tornar a série importante também para o mercado ocidental. O primeiro passo dessa estratégia é a distribuição de uma demo grátis em parceria com uma grande rede de lojas do país.

Ao que tudo indica, será bem complicado repetir o sucesso japonês (onde praticamente 1 milhão de unidades foram vendidas). Com a ajuda do nome Nintendo, muita publicidade e várias novidades (como o modo online
gratuito e um possível suporte ao Wii Speak), é provável que a série atinja um novo patamar no ocidente. Saberemos com detalhes na metade de abril, quando o game finalmente chega por aqui. Difícil é esperar até lá.


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.