Um fato recente chamou bastante a minha atenção: um bom número de pessoas discutindo sobre o quão curto é God of War III, e se elas estavam realmente satisfeitas em pagar R$ 250 por 8-11 horas de diversão (dependendo da dificuldade escolhida). E isso me fez pensar: "o quão curto é realmente curto para um jogo?"
Sempre dependerá do gênero. Jogos de RPG tendenciosamente demoram mais do que Ação/Aventura - caso de GoW III. Mas considerando não o gênero, e sim a qualidade e impacto que um jogo pode ter em seu público, passamos a entrar na questão de ver se os usuários procuram por uma relação "custo - tempo de diversão," ou "custo - qualidade da diversão."
Isso é algo muito pessoal, mas me diga: o quanto você espera se divertir num jogo de R$ 200? Darei alguns exemplos genéricos de títulos conhecidos e o tempo médio que é preciso para zerá-los.
Tomb Raider: Legend: 4-6 horas.
Call of Duty: Modern Warfare 2: 6 horas na campanha. Meses online.
God of War III: 8-11 horas.
Uncharted 2: 10-12 horas.
Batman: Arkham Asylum: 13 horas na campanha.
Metal Gear Solid 4: 10-20 horas, dependendo se você pula ou não as cenas de corte.
Grand Theft Auto IV: 20-25 horas, mas se você quiser completar 100%, deve ao menos dobrar.
Pokémon Platinum: 50-60 horas para derrotar a Elite Quatro e terminar a história, mas e para capturar todos? Deve dar umas boas centenas de horas.
Final Fantasy XIII: 55-65 horas.
Disgaea: 35 horas na história, mas se quiser aproveitar 100% do que o jogo pode oferecer, provavelmente será em algo de 250, talvez 300 horas.
Coloque tudo num gráfico e pronto, a história está contada. Jogos de Ação/Aventura duram em torno de 8 até 20 horas, porém ao se aproximarem de elementos como o mundo aberto de Grand Theft Auto IV, temos maior flexibilidade de jogo num acréscimo de pelo menos mais 30 horas, considerando que o jogador queira completá-lo em sua totalidade. Lembre-se que o gráfico abaixo foi montado pensando somente no modo single player.
Acredito que o fator replay tenha um grande peso na duração de um jogo. Basta irmos ao passado para ver que antes de existir os saves, éramos obrigados a começar tudo de novo depois de perder (Alex Kidd in Miracle World, alguém?). Éramos obrigados a ver a tela de abertura do título centenas de vezes até finalmente decorarmos todos os estágios, e então finalmente fechar o jogo. Desse jeito, uma aventura de 6 horas conseguia facilmente durar dezenas de horas, diferente de God of War, onde você nunca precisa começar do início após ser derrotado – basta carregar o último save.
O que faz você voltar a jogar títulos como este uma segunda vez? Vamos dar alguns exemplos: God of War III e Uncharted 2 são ótimos jogos, divertidíssimos sem sombra de dúvidas, mas se não for pela direção cinematográfica e visuais incríveis, não há outro motivo para apreciá-los novamente. Bayonetta é outro exemplo, mas pelo menos você recebe uma nota para cada batalha, podendo jogar novamente para conseguir uma avaliação melhor mais tarde. Mas God of War? Só se você quiser bater o seu próprio recorde de combos, e olhe lá.
Deixo claro que não estou defendendo jogos que duram mais e falando mal dos que são curtos, afinal, títulos como o Portal, da Valve, é curtíssimo e mesmo assim posso descrevê-lo como um dos melhores que já joguei em toda minha vida. O importante aqui é discutir o valor replay que os jogos curtos têm, e se eles realmente valem o dinheiro que você está pagando.
E fica somente ao seu critério: o quão curto é realmente curto para um jogo? Na sua perspectiva de jogador, seja fã de jRPG ou Aventura, qual o tamanho ideal? E ainda mais importante, as horas de diversão que você terá com um jogo influenciam no quanto você disposto a pagar por ele?
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O quão curto é realmente curto para um jogo?
Por
Filipe Gatti
em 18/04/2010
Um fato recente chamou bastante a minha atenção: um bom número de pessoas discutindo sobre o quão curto é God of War III , e se elas estavam... (por Filipe Gatti em 18/04/2010, via Nintendo Blast)
Filipe Gatti
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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