Mario Bits: Comparando Super Mario Galaxy 2 com Super Mario 64 2

em 15/04/2010

Quando penso em Super Mario Galaxy 2 e no fato desta ser a primeira vez em que um título 3D do Mario ganha uma sequência no mesmo console, ... (por Eduardo Jardim em 15/04/2010, via Nintendo Blast)

Quando penso em Super Mario Galaxy 2 e no fato desta ser a primeira vez em que um título 3D do Mario ganha uma sequência no mesmo console, me lembro de algumas falhas de antigamente. Não as sequências dos tempos de 8-bits, por favor... me refiro ao que começou a acontecer quando anunciaram o sistema Nintendo 64DD, já na era tridimensional. O 64DD ("DD" vindo de Disk Drive) era uma máquina que se conectava ao Nintendo 64 regular e podia reproduzir jogos em um disquete de alta capacidade com design próprio (obrigado, MadMax77!). Infelizmente ou não, acabou sendo um fracasso comercial, o que o impediu de ser lançado fora do Japão. Contando com apenas 9 jogos em toda a sua história, 4 destes eram da série Mario Artist (Mario Artist: Communication Kit, Mario Artist: Talent Studio, Mario Artist: Paint Studio e Mario Artist: Polygonal Studio); jogos como Sim City 64 e F-Zero X Expansion Kit também deram as caras no Japão, mas obviamente, nenhum desses softwares conseguiu cativar a população gamer.

Entre os jogos cancelados, ficaram os outros 4 da série Mario Artist (Mario Artist: Game Maker, Mario Artist: Graphical Message Maker, Mario Artist: Sound Maker, Mario Artist: Video Jockey Maker) e, entre outros, o projeto Super Mario 64 2, que foi anunciado no fim de 1999. O único motivo que cancelarou o começo de sua produção foi o fracasso do 64DD, no entanto, uma fase demo foi feita. É possível que alguns dos conceitos usados neste jogo estão incluídos, hoje em dia, em Super Mario 64 DS, para Nintendo DS. Também não seria surpresa que Super Mario Sunshine ou Super Mario Galaxy tivessem emprestado os elementos projetados para Super Mario 64 2, como já mencionado pela Nintendo em alguma E3.

O que me intriga é o fato de que, se a Nintendo tivesse realmente investido em Super Mario 64 2 assim como está fazendo com Super Mario Galaxy 2, eles poderiam, sim, lançá-lo em formato de cartucho, tornando-o operável no Nintendo 64 regular. Mais uma característica do Super Mario 64 2 que me faz lembrar de Super Mario Galaxy 2 é o uso planejado do modo multiplayer. Como todo mundo já sabe, a menos que tenha morado numa rocha nos últimos meses (ou não tenha usado o Twitter de modo útil), a sequência interestelar de Super Mario Galaxy permitirá jogatina simultânea (cooperativa) entre 2 jogadores; confirmações indicam que o player 2 poderá auxiliar o jogo como uma Luma (o que explica sua presença na capa). A presença de Luigi em Super Mario 64 2 era confirmada no modo multiplayer, e, de fato, a primeira fase do jogo cancelado tomava a mecânica no modo cooperativo.

Miyamoto também afirmou que, durante o processo de desenvolvimento do jogo, ele pensava em lançá-lo numa plataforma inteiramente nova. É o que todos esperávamos de Super Mario Galaxy 2, não? Outros títulos da Nintendo foram cancelados após anúncio inicial, tais como Mario Paint 64, uma sequência clara à Mario Paint de Super NES. Mario Paint 64 não usaria o clássico mouse do Super Nintendo, e sim, uma leva de novos acessórios e periféricos que infelizmente foram mantidos em segredo.

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars também teria uma sequência compatível com o 64DD, e o projeto era chamado Super Mario RPG 2. Dizem que este é o nome original de Paper Mario, mas teve que ser mudado quando a Square e a Nintendo, os co-desenvolvedores de Super Mario RPG, se separaram. O fato de que Super Mario RPG pertencia a ambas as companhias tornou o lançamento de uma sequência direta sem a permissão da Square em algo ilegal. A versão para 64DD foi cancelada, mas mudanças menores foram feitas e Paper Mario foi lançado para o Nintendo 64 regular.
Tenho certeza que a Nintendo não vai mais repetir os erros do passado, e além do mais, tudo indica que Super Mario Galaxy 2 será um estrondoso sucesso. Portanto, faça sua encomenda, ou vá guardando suas moedas e preparando os ossos para uma viagem sideral de tirar o fôlego. Continue ligado no Nintendo Blast e no Reino do Cogumelo para as novidades galácticas.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.