Enquanto Isso: Google contrata seu primeiro profissional na área de games

em 12/04/2010

A empresa Google revelou há pouco tempo que Mark DeLoura é o mais novo profissional, só que na área de games. Essa é a primeira vez que a em... (por Filipe Gatti em 12/04/2010, via Nintendo Blast)

A empresa Google revelou há pouco tempo que Mark DeLoura é o mais novo profissional, só que na área de games. Essa é a primeira vez que a empresa toma a iniciativa de contratar alguém específico para a área de desenvolvimento de jogos e sua popularização.

A principal função de DeLoura será ajudar as iniciativas da Google que estão amarradas de alguma forma à indústria de vídeo games, como o sistema operacional para celulares Android, a API 3D open source chamada O3D API, o próprio browser Chrome e o sistema operacional para computadores, Chrome OS.
"Eu pessoalmente acho que a Google contratar alguém especificamente para focar em jogos é um sinal de que a empresa reconhece a crescente importância que os jogos tem como mídia," disse DeLoura ao site Gamasutra. "Agora como faremos para deixar mais fácil para os desenvolvedores poderem se expressar e compartilhar a experiência do que criam?"
DeLoura vem de uma eclética carreira que passa como engenheiro-chefe da Nintendo, até editor-chefe da revista Game Developer e diretor técnico da Ubisoft de São Francisco. Nos últimos anos, ele passou a trabalhar oferecendo consultoria para várias empresas de desenvolvimento e tem escrito sobre engines e o chamado middleware, que são os softwares que ajudam os desenvolvedores a criarem os jogos.
"Estou animado em me unir a Google já que sou bem alinhado filosoficamente com eles -- meu trabalho sempre teve foco em fazer o desenvolvimento de jogos ser mais fácil e acessível, e a Google é incrivelmente amigável aos desenvolvedores, compromissada com o código livre, e constantemente lutando para quebrar barreiras aos desenvolvedores," disse DeLoura. "Eles procuram construir plataformas ao trabalhar de forma interativa com seus parceiros, criando uma grande tenda onde todos podem se envolver."
A Google está entrando no mercado de jogos definitivamente, ao contratar seu primeiro profissional destinado exclusivamente a esse objetivo. Acredito que não veremos jogos by Google, mas eles trabalharão para facilitar o trabalho de outras empresas no desenvolvimento de jogos, e ferramentas práticas como as que o Google está acostumada a fazer sempre são bem-vindas, ainda mais se continuarem mantendo a filosofia do código-aberto, gerando oportunidade para desenvolvedores independentes não gastarem tanto dinheiro com licença de softwares.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.