Análise: Red Steel 2 (Wii)

em 08/04/2010

Red Steel 2 é o jogo definitivo de Wii. Lembra-se daqueles vídeos teasers da jogabilidade do Wii de antes dele ser lançado, que você ... (por Arjan Goes Tinoco em 08/04/2010, via Nintendo Blast)

RedSteel2_BoxartRed Steel 2 é o jogo definitivo de Wii.

Lembra-se daqueles vídeos teasers da jogabilidade do Wii de antes dele ser lançado, que você via e pensava “Uau, vai ser incrível, principalmente pra FPS”? Red Steel 2 finalmente atinge este patamar como jogo de ação em primeira pessoa para o Wii, superando – e muito – o primeiro título, e entrando para o hall dos melhores jogos da história do console.

Entretanto, para jogar Red Steel 2, é necessário ter um Motion Plus acoplado a seu Wiimote, acessório este que ainda está ganhando mercado, em função do baixo número de títulos que necessitam dele. É só jogando que você sente como ele permite precisão nos movimentos, sobretudo da espada. Por isso, ouso dizer que Red Steel 2 contribui muito para justificar a aquisição de um motion plus, apesar de ser um jogo curto e praticamente sem valor de replay, como um New Game+.

Mas voltando ao jogo em si, Red Steel 2 é focado basicamente na espada, red-steel-2-3tanto pela variedade de golpes, quanto pelo estilo único de combate que ela permite no console da Nintendo. E como praticamente todos os oponentes usam alguma lâmina, é muito mais divertido partir para a luta de curta-distância que ficar atirando de longe. Por isso, esqueça o primeiro Red Steel, que é infinitamente inferior, com sua jogabilidade limitada e ênfase nas armas de fogo.

Samurais do velho-oeste

O estilo e ambientação de Red Steel 2 foge completamente ao clima urbano e contemporâneo repleto de yakuzas do primeiro jogo. Seu universo é único, misturando elementos de faroeste com ninjas e  red-steel-2-6     samurais do Japão feudal em uma  combinação praticamente perfeita. Não é à toa que o protagonista, o guerreiro durão sem nome, pertence a um clã que usa técnicas de espada com armas de fogo, justificando assim a jogabilidade.   

O clã ao qual ele pertence é o Kusagari, que foi erradicado da face da terra. Ele – você – é o último sobrevivente, e por isso é alvo número um dos vilões. A primeira cena é sensacional: você é arrastado por um boss em sua moto, amarrado a uma corda, enquanto ele lhe xinga e esbraveja. Após isso, você sobrevive e encontra o mestred-steel-2-2re, que vai lhe ensinando as técnicas especiais do clã no decorrer do jogo. O objetivo inicial: recuperar sua katana. Depois, a história se desenvolve seguindo a fórmula: nova área, missões a serem cumpridas, boss final, e entrada na próxima área, abandonando a possibilidade de voltar à anterior. Em síntese, Red Steel 2 é extremamente linear, bastando seguir o objetivo principal e talvez revisitando alguns cenários para cumprir as missões alternativas, como destruir pôsteres seus de “procurado” ou grupos de inimigos. Algumas missões alternativas você até acaba cumprindo simplesmente ao segur o curso da principal. É red-steel-2-7bom ficar de olho nelas, porque rendem um dinheiro extra, bastante útil para comprar upgrades.

Falando em dinheiro, ele também é encontrado destruindo caixas, barris e demais elementos do cenário do jogo. Então você eventualmente se pegará destruindo quase tudo por onde passa, pois os upgrades são numerosos e cada vez mais caros.

Meu Wiimote é uma Katana!

Como já falei, o mais divertido de Red Steel 2 é usar a espada. É possível dar cortes diagonais, e até girar um pouco a lâmina quando a segura em posição de defesa, o que contribui no realismo ao game. A sensibilidade do motion plus permite que haja três níveis de força nos golpes, sendo que o mais forte é útil para quebrar armaduras dos red-steel-2-8oponentes mais bem protegidos. O problema é que devido a esta sensibilidade proporcionada pelo motion plus (que provavelmente você nunca experimentou antes em um jogo do Wii com tal intensidade) é realmente necessário empregar força e agilidade nos golpes do Wiimote, fazendo a mira sair da tela facilmente a cada espadada, dando-lhe o incômodo de reencontrá-la quase sempre. Não é tão ruim quanto parece, se você está habituado a FPS e demais jogos do gênero no Wii. Tudo bem, ok, é mesmo algo chato, embora, pessoalmente, na empolgação dos combates isso me incomodou poucas vezes.red-steel-2-5

Há um considerável número de técnicas e golpes de espada, alguns combinando espada com arma de fogo, inclusive. O mestre obriga-lhe a repeti-los três vezes sempre que o ensina, o que parece chato, mas é necessário pra gravar os comandos. De qualquer modo, é bom ter um espaço livre ao seu redor pois você vai se pegar fazendo movimentos fortes ou amplos constantemente.

As opções de golpes e finalizações são tantas que da metade pro final de Red Steel 2, apesar de os inimigos tornarem-se mais difíceis, não ficam mais trabalhosos. As batalhas, na realidade, podem até ficar mais fáceis, se você apelar para asred-steel-2-9 habilidades mais poderosas logo de cara, como “The Bear”, que consiste em uma espadada no chão que atordoa os inimigos, ou “The Cobra”, a qual permite uma sequência de tiros poderosos e precisos. A própria estratégia de combate logo fica mais fácil em função disso, enquanto no começo nos preocupamos mais em bloquear golpes e contra-atacar. Por sinal, o ataque acaba provando-se a melhor defesa, no desenrolar do jogo.

Quanto às poucas boss battles, a estratégia clássica de observar os padrões de ataque para saber quando deve atacar, é garantia de sucesso. E é sempre mais prático desviar-se procurando uma brecha na retaguarda dos oponentes que atacá-los de frente.red-steel-2

Toda essa facilidade que o jogo oferece em função dos upgrades não estraga a diversão, se você não sair apelando repetitivamente nos mesmos golpes. A graça está mais em combater alternando técnicas, deleitando-se com o efeito cinematográfico proporcionado por elas.

Câmera, Luz, jogue!

Falando em cinematográfico, o visual de Red Steel 2 é bem impressionante para um Wii. O título se destaca em relação a outros jogos também neste aspecto. É uma pena a história ser tão fraca e sem profundidade, pois poderia ser melhor explorada, inclusive com mais das belas – e repletas de ação – cutscenes construindo a narrativa, ou mesmo nos diálogos feitos por rádio durante o jogo.red-steel-2-10

Três partes são bastante cinematográficas e merecem grande destaque aqui, que são: a primeira cena, já mencionada, a da moto; a parte que somos, digamos, “atropelados” e temos de realizar os comandos certos indicados na tela para se desviar de obstáculos e contra-atacar; e a parte no trem. Sim, há uma fase inteira passada num trem em movimento. Se você ficar parado, é arrastado para trás, e quando anda, é meio complicado manter-se em linha reta. Trata-se de uma das partes mais originais e divertidas em Red Steel 2red-steel-2-11. Quanto à segunda parte que mencionei, basicamente uma cutscene jogável como as presentes em Resident Evil 4, é uma pena que não há mais delas durante o jogo. Seria ainda mais divertido. Afinal, se os produtores colocaram uma vez, por que não mais? É estranho.

Outro ponto que complementou com maestria o clima do jogo, contribuindo para formar este faroeste-nipônico, foi a trilha sonora que mistura elementos de ambos universos. Ela funciona da mesma maneira que a arquitetura, inimigos e ambientação do jogo para a nos inserir neste universo único, inclusive casando perfeitamente com as nossas ações dentro do jogo.

Conclusão

Os pontos fracos de Red Steel 2 são a superficialidade da história apresentada e, principalmente, sua curtíssima duração. As 10 horas passam voando, o que é uma grande pena. Mesmo assim, Red Steel 2 é um jogo imperdível para o Wii, graças ao uso que faz do wiimote, visual original, e excelente ação com armas de fogo mais técnicas de espada.

Red Steel 2 (Wii) – Nota Final: 9.25

Gráficos: 9.5 | Som: 9.5 | Jogabilidade: 8.5 | Diversão: 9.5


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.