Muitos comentários sobre Epic Mickey, Kingdom Hearts, dentre outros jogos atuais em que a Disney insere seus personagens. Mas saiba que esta fábrica de sonhos também foi temática de outros games no passado. No Nintendo Entertainment System (ou NES) veio uma leva de jogos eletrônicos publicados pela Capcom, munidos com aquela dificuldade hardcore dos tempos do Nintendinho. Escolhi 10 games que valem a pena serem conhecidos e jogados, mesmo alguns deles sendo razoáveis na diversão proporcionada. Vamos conhecer a lista em ordem de divertimento proporcionado na minha visão:
-
10 – Aladdin
Agrabah corre perigo e Aladdin encontra-se em uma aventura no NES. Não vejo grande inovação aos jogos lançados na época, a não ser o fato da temática Disney Aladdin. Esta versão foi lançada a outras plataformas, mas com algumas alterações nas fases em si. Quem gosta desta história recomendo. Senão, confira o restante da lista e opte por outro jogo Disney a ser jogado.
-
9 – The Little Mermaid
Ariel e uma aventura no fundo do mar é o que faltava aos jogos de NES Disney. O modo de navegação e de estrutura de níveis é semelhante aos outros, mas vale só pelo fato de poder nadar no fundo do mar. Este elemento diferente acabava não limitando o jogador a uma plataforma (chão). Aponto aqui como a escolha certeira da Disney em pegar este clássico e o transformar em jogo. Principalmente pela época que foi publicado. Surgiram outras versões de The Little Mermaid para outros consoles também.
-
8 – Talespin
As aventuras de Baloo em Talespin trouxe um elemento de controle diferente aos jogadores: avião e tiros. Lembra bastante jogos típicos de nave em terceira pessoa. Manteve a linha de níveis diversificados e chefões ao final da fase. Mas considero somente esta a relevância deste jogo. O resto coincide com as outras versões Disney lançadas. Pela mudança na forma de personagem controlado pelo jogador, eu recomendo que conheçam.
-
7 – Adventures in the Magic Kingdom
Este é um game bem diferente dos que foram lançados ao NES da Disney. Você é um menino que navega por todo o Magic Kingdom e realiza missões em cada atração do parque. Tem simuladores de naves interplanetárias, ilha dos piratas, tunel do terror, corridas e outros. Ele deu uma renovada no estilo de mecanismos do jogo da Disney, mas o achava um pouco frustrante no desafio proporcionado. Mesmo assim, vale a pena conhecer só pela ideia de pegar o parque e o inserir em um game.
-
6 – Chip’n Dale Rescue Rangers 2
Chip e Dale estão em mais uma continuação com os defensores da lei. A aventura manteve a mesma fórmula do primeiro em termos de dinâmica e diversão proporcionada. Particularmente esperava mais novidades nesta versão, mas pouco vi além de novos cenários e fases. Mesmo assim o considero bom e um jogo bem rapidinho para fechar.
-
5 – DuckTales 2
Os caçadores de aventura fizeram tanto sucesso no NES que lançaram uma continuação. Esta nova versão manteve a linha do primeiro DuckTales, porém com novos cenários e destinos. Considero bom, pois também acho que deviam ter mais elementos novos em relação ao primeiro (cenários esperamos que mude mesmo) para o avaliar como ótimo. Mas é um jogo que diverte por manter a mesma fórmula de sucesso da primeira versão.
-
4 - Mickey Mousecapade
Considero este jogo por ter sido o primeiro da Disney a ser lançado ao NES. Ele possuía personagens interessantes (Malévola, Pete, Gato de Alice), além de 5 cenários diferentes. Você jogava com Mickey acompanhado de Minnie. A dinâmica do jogo era muito simples e os powerups e desafios eram desanimadores em alguns casos, pois eram absurdamente difíceis. Mas para o primeiro game foi uma boa iniciativa.
-
3 - Darkwing Duck
Vamos encarar o perigo nesta aventura do herói pato da Disney. Havia as missões que o Capitão Boeing apontava para Darkwing Duck (pedidos de ajuda). Atendendo cada pedido e vencendo os chefões de cada fase, o pato cumpria suas missões ao longo do jogo. Era um jogo com a mesma fórmula de todos os outros da Disney, porém foi bem feito e com desafio balanceado. Trabalhou a ideia de se ter armas também, apesar que o arsenal não era muito variado. Conheçam!
-
2 - Chip’n Dale Rescue Rangers
A primeira aventura dos defensores da lei no NES. Era um jogo onde você podia jogar com mais de um jogador, optando por Chip (Tico) ou Dale (Teco). Ao longo do caminho você contava com a ajuda da equipe toda: Zipper que lhe dava invencibilidade temporária, Monterey Jack que abria passagens e outros. Ao final, era hora de adentrar as fábricas do grande vilão Gatão e vencê-lo. Um jogo rápido de jogar, porém divertido, principalmente por introduzir um modo 2 jogadores.
-
1 – DuckTales
O primeiro DuckTales foi sim um grande game. Controlando Tio Patinhas, o jogador podia viajar em busca de tesouros perdidos na Transilvânia, no Himalaia, na Lua dentre outros lugares. O desafio do jogo era balanceado e podia contar com a ajuda dos sobrinhos do Tio Patinhas, Robô Pato, Capitão Boeing, etc. Os chefões e fases também foram bem trabalhados, além de algumas passagens secretas, estas dando aquele toque de caçador de aventura mesmo. Recomendo fortemente!
A Disney teve uma época boa no NES, em alguns outros consoles também. Depois, teve uma recaída na minha opinião com jogos medianos e alguns poucos bons. Atualmente, ela retomou sua posição de games ótimos e está com grandes promessas. Ao jogos antigos, fica só a nossa saudade.