Mais estranho ainda é quando esse tipo de anúncio acontece competindo diretamente com o lançamento de um novo hardware da mesma empresa nos Estados Unidos, fazendo com que o novo aparelho se torne obsoleto antes mesmo de chegar às prateleiras.
E então, qual foi o motivo do anúncio do 3DS? O analista Billy Pigeon da M2 Research acredita que a culpa é da própria mídia Japonesa.
"Aparentemente, a mídia Japonesa estava em cima dos rumores, falando até com distribuidoras, então a Nintendo foi na frente e fez o anúncio, prevenindo um possível vazamento de informação. Se entra em conflito com o lançamento do DSi XL? Sim, entra."Antes do anúncio oficial, os aspectos do portátil estava rapidamente se tornando o segredo mais mal guardado da indústria. Rumores já diziam que o aparelho teria acelerômetros (permitindo jogar com o movimento do próprio console), então certamente a fato dele ser 3D sem a necessidade de óculos teria vazado antes da exibição oficial na E3.
Mas quem ficou com a batata quente foram as Nintendo fora do Japão, afinal, o DSi XL já está velho no território Oriental. Só que ele é recente no resto do mundo, e a ideia dos consumidores terem um console que ficará obsoleto em cerca de um ano não parece a melhor jogada de marketing possível. Mas isso também não é surpresa, diz Pigeon:
"O XL é notícia velha no Japão - e a Nintendo é uma organização Japonesa. Essa é só a sede principal talvez não agindo nos melhores interesses de sua filial Americana."O jeito é esperar que isso não tenha impacto muito forte nas vendas do DSi XL.
Fonte: CNBC