Se você é programador ou trabalha na área de design gráfico e é fã da Nintendo, com certeza já imaginou o seu jogo sendo publicado em um console da Nintendo. Já imaginou aquele seu joguinho de RPG Maker sendo licenciado pela Nintendo? Ok, não é tão simples assim. Mas o que parecia impossível, já é bem possível graças ao Virtual Console, que dispensa a venda física do jogo. Os métodos citados nesse post poderão ser utilizados para o desenvolvimento em qualquer plataforma da Nintendo, mas eu me basearei no DSiWare, que é a plataforma mais simples, barata e com menos lançamentos.
Pouco tempo atrás eu estava vendo a lista de jogos para DSiWare, e me vi lançamentos da empresa Gameloft, uma empresa que inicialmente começou lançando jogos para celulares e que a pouco tempo nem era tão famosa. Ao pesquisar sobre o assunto, encontrei o site warioworld.com, nele é possível encontrar todos os detalhes sobre como se tornar um desenvolvedor para consoles da Nintendo.
Primeiro de tudo, você tem que possuir alguma experiência em produção de jogos e preferencialmente trabalhar para uma empresa especializada em desenvolvimento de jogos. Obviamente que se você for recém formado em alguma área de games mas tiver idéias muito boas e mostrar seu potencial, pode ser que seu jogo seja aprovado pela Nintendo. Mostra uma demo do jogo também é uma ótima maneira de chamar a atenção da Nintendo. Você então deve submeter o seu pedido no endereço https://www.warioworld.com/apply/devapplication.asp, informando o nome da sua empresa, endereço, telefone, nome dos membros principais da empresa, plataforma que deseja tornar-se desenvolvedor, entre outras coisas. Após submeter os dados, você deve esperar pelo contato da Nintendo. Caso sua empresa e sua proposta sejam aprovadas pela Nintendo, você poderá criar sua conta no warioware.com e fazer o download dos SDKs e encomendar o kit de desenvolvimento da Nintendo, que custa entre R$ 4.000,00 e R$ 20.000,00. Lembre-se que esse valor é pago pelo kit de desenvolvimento, no qual pode ser usado para o desenvolvimento de inúmeros titulos, desde que aprovados pela Nintendo.
Após seu projeto ser aprovado e todo o resto, começa a parte de desenvolvimento do jogo, no qual não irei me aprofundar, para saber sobre desenvolvimento de games, leia as matérias sobre GameDev do Nintendo Blast. Agora você está “poucos passos” de ter seu jogo publicado e licenciado pela Nintendo. Você deve sempre cumprir com o cronograma e quando possível apresentar uma versão beta do jogo para a Nintendo. Quando seu jogo estiver pronto para ser publicado no DSiShop, ele deverá se encaixar nas seguintes categorias: Free, 200, 500, 800+. A categoria Free é para jogos que poderão ser baixados gratuitamente no DSiShop, 200 é para jogos que serão comprados por 200 Nintendo Points, 500 é para jogos que serão comprados por 500 Nintendo Points e 800+ para jogos que será comprador por 800 ou mais Nintendo Points. O esquema de pagamento por download do jogo será negociado entre sua você/sua empresa e a Nintendo no decorrer do desenvolvimento.
Eu sei que após ler esse post, para muitos, produzir um jogo para Nintendo continua impossível, mas acredite, não é. Se você tem interesse em desenvolvimento de games e ainda não decidiu em que vai se formar, o mercado de games no Brasil está cada vez maior, e produzir jogos para consoles das grandes empresas é um ótimo investimento, até a Tectoy já fez sua parte produzindo Tim Power Soccer Star para Nintendo DS. O que você está esperando?