Com armas e espadas nas mãos, prepare-se para caçar os caras maus em um revisionista cenário do Velho Oeste que inclui mocinhos, vilões, gangues de motocicletas e a tradição do Japão feudal. O Red Steel original foi recebido com decepção por aqueles que esperavam experimentar as potencialidades do Wii Remote, seja por causa das cansativas repetições de gestos ou pelos gráficos não tão bons assim. O tempo voou, e agora que o MotionPlus já foi lançado, há no ar uma sede pelas experiências possíveis de se adquirir com o acessório. É olhando isso que a Ubisoft traz Red Steel 2, e esperamos com muito entusiasmo que o jogo nos traga novas razões para amar o novo acessório.
Controles refinados, visual limpo
Red Steel 2 apresenta uma história completamente nova, com o protagonista a la samurai percorrendo a selvagem região que remonta o faroeste. Uma das cidades do jogo fora construída nas íngremes paredes de um grande cânion. Você precisa estender uma ponte para atravessar a ravina e ver o que há de interessante do outro lado. Mas isso significa se arriscar no território inimigo, onde é certo se deparar com típicos oponentes como os ninjas. Para combatê-los, é mais próprio usar a espada, ainda que eles sejam peritos em bloquear o seu ataque. Vai então do jogador conseguir usar isso como vantagem própria – encontrar o ponto fraco na maneira com que eles bloqueam seus ataques. Com o MotionPlus, você pode interceptar os gestos do inimigo com mais precisão do que em qualquer outro jogo de espadas para o Wii até o momento.
Ao que se pode perceber então, o enredo de Red Steel 2 mistura espadas ninjas com o clima do Velho Oeste. Como o pesonagem principal, você decide voltar para casa depois de muitos anos, mas numa fatalidade do destino uma gangue rival surge – conhecida como os Chacais - e te arrasta até uma cidade, como refém. Você consegue derrubar o seu captor e fugir, mas esse é só o começo da nossa história…
Naturalmente, os movimentos se mostram muito mais refinados do que no Red Steel original. A velocidade com que você pode girar a espada é incrível, utilíssima para combates, realizar furtos ou atacar inimigos com armadura. O jogo também merece os cumprimentos pelo novo visual, um estilo gráfico muito próprio em cel-shaded, e executado a 60fps. Mas ainda há coisas para se discutir. A versão do game mostrada na E3 de 2009, por exemplo, não trazia uma gota de sangue sequer.
Nenhuma batalha é pequena demais no Velho Oeste…
É interessante o quão distante o conceito visual de Red Steel 2 está do seu antecessor. Esqueça a linha do tempo moderna e o ambiente de Los Angeles. Os novos cenários trazem um olhar único para o jogo. Quando você encontrar o boss Payne, por exemplo, estará num pátio inspirado pela arquitetura japonesa. Uma vez que você e Payne estão próximos o bastante para retalhar um ao outro, ele imediatamente vai chamar dois de seus capangas para ajudá-lo. Esses inimigos são fáceis de se derrubar, mas não queira deixá-los por perto quando você precisa se concentrar com a presença do próprio Payne. Ele é grande, forte e mais rápido do que parece. Você vai precisar dar o máximo se espera ter uma chance de sobrevivência.
São os controles que servem como o gancho de Red Steel 2, especialmente no que se refere ao combate de espadas. Uma simples passagem com o Wii Remote já pode provocar cortes em seu inimigo. Mova o controle para frente e o seu personagem estará dando uma punhalada. O MotionPlus faz a experiência de luta ser muito mais tangível. O quão duro você cortar vai determinar o quão duro você estará golpeando o seu adversário, por exemplo. Você também pode bloquear com a sua espada, ao pressionar o botão A. A direção para a qual você segura o Wii Remote será muito importante em alguns casos. Se o seu oponente por exemplo visa a um ataque aéreo vertical, para desviá-lo você vai precisar segurar o Wii Remote horizontalmente. Nas batalhas com os chefes, sua destreza será testada. Os ataques de Payne parecem vir de todos os ângulos – ele vai te chutar mesmo no ar e atacá-lo ao que você estiver caindo. Uma vez que você tiver derrotado Payne, será capaz de repetir os ataques do chefe em seus adversários.
Usando o Wii Remote, você pode apontar e disparar o seu revólver, que é a única arma disponível quando você começa o jogo. Na verdade, os produtores disseram que é possível jogar a maior parte de Red Steel 2 como um jogo de tiro direto. Mas não vai demorar muito até que você consiga uma espada, e é aí que a diversão com o MotionPlus começa realmente. A sua primeira espada não é sua – ela foi emprestada pelo sensei Jian, após você salvá-lo das intimidações de um Chacal no começo do jogo. Jian também será o seu mentor para aprender a mexer com a espada. Ele vai lembrá-lo dos movimentos, cujos princípios são bem simples: e só balançar o Wii Remote em qualquer direção para mover a espada. Quanto mais forte o seu movimento, maior a profundidade do corte. Também é possível trabalhar em movimentos especiais e combos.
Cada área de Red Steel 2 está organizada em torno de Caldera, cidade onde começa o jogo. Em Caldera, além de aprender os movimentos especiais de Jian, você comprará armas ou munição, e ganhará as novas missões. A maioria das missões do jogo são lineares, embora algumas missões secundárias possam aparecer para você adquirir um dinheiro extra.
Com lançamento marcado para 23 de março, Red Steel vem com a promessa de uma revolução no gênero de ação de combate, aproveitando ao máximo as capacidades do Wii MotionPlus.