O game Picross DS é, sem sombra de dúvidas, um dos títulos mais viciantes do console portátil. Agora, com a versão 3D, a diversão promete ser elevada ao cubo.
Ok, esse trocadilho foi horrível. Mas é a pura verdade. Especialmente pra quem já está familiarizado com a fórmula ou mesmo já experimentou a versão de papel. Sim, o Picross – Picture + Crossword, ou seja, imagem + caça-palavras – originalmente é um tipo de puzzle japonês que consiste em utilizar a lógica para deduzir os quadrados a serem pintados, formando um desenho no final. Lembra um pouco o Sudoku, pela questão de quadrados, números e eliminação por lógica.
Na versão de papel há considerável trabalho pra pintar os quadrados – pior ainda se você errar e tiver de apagá-los depois – enquanto na versão de DS é mais prático, agilizando a diversão. Porém, no Picross 3D, a dinâmica é outra, pois o que se forma não são meros desenhos, mas formas reais!
Parece uma mudança trivial, porém, pelo visual do jogo, trará uma nova dimensão – outro trocadilho – à formula do puzzle. Agora você utilizará a lógica para esculpir em vez de pintar, girando a forma geométrica e deduzindo qual bloco quebrar e qual deixar intacto, guiando-se pelos números nas laterais, à medida que a forma da figura vai surgindo aos poucos. Os números laterais indicam quantos cubos naquela fileira ficarão intactos e se estão agrupados ou não. Assim, você faz uso do raciocínio dedutivo – e espacial – enquanto elimina as opções e vai desvendando a forma.
Que tal fazer um avião? Uma cadeira? Um cachorro?
Só fazendo para saber.
Serão mais de 350 quebra-cabeças para serem resolvidos em Picross 3D, garantindo uma diversão razoavelmente prolongada. E ainda há a possibilidade de baixar mais fazes, ou mesmo de criá-las usando um editor.
Então se prepare para viciar e gastar muito o touchscreen, caneta e cérebro com este título, que chegará ao nosso continente dia 3 de maio.
Confira o gameplay: