Porque o sucesso do DSi pode estar no passado

em 29/03/2010

Quando a Nintendo fez o anúncio do DSiWare há um tempo, consegui ouvir de longe o som de vários gamers retrô contando os centavos para botar... (por Filipe Gatti em 29/03/2010, via Nintendo Blast)

Quando a Nintendo fez o anúncio do DSiWare há um tempo, consegui ouvir de longe o som de vários gamers retrô contando os centavos para botar as mãos em clássicos dos portáteis. Somente a possibilidade de ter jogos de Game Boy no catálogo do serviço foi o suficiente para muitos salivarem. Porém, até agora, a Nintendo falhou em transformar este sonho em realidade.

Para ser bem sincero, com exceção de alguns Game & Watch que foram transportados para o DSiWare lá no Japão, a Nintendo parece relutante em explorar esse que poderia ser um mercado extremamente lucrativo. E do meu ponto de vista, isso pode ser um grande erro no futuro.

Não é como se fosse novidade, afinal, a Nintendo já provou que o mercado retrô pode ser lucrativo devido o popular Virtual Console presente no Wii. Além de colocar os antigos títulos na ativa, esse serviço permitiu que as empresas pudessem ter lucro usando sua antiga biblioteca, e julgando pelo nível de interesse dos fãs mais hardcores - principalmente do público internacional -, é possível até considerá-lo um dos pontos de venda chave do Wii.

Imagine se esse serviço passasse a existir no DSi? Ou então, tudo bem, no recente 3DS. A Nintendo ia ter, instantaneamente, um considerável arsenal de títulos clássicos para os portáteis, que poderiam inclusive ser um fator importante para os gamers hardcore – que de tempos em tempos reclamam da casualidade do console – poderem voltar ao portátil da Nintendo.

É possível ir até um pouco mais longe: imagine se fosse possível transferir jogos do DS para o Wii, podendo jogar a partir dele sem custos adicionais - uma abordagem semelhante ao que a Sony faz com o PS3/PSP e a Microsoft com a Live entre Xbox e celulares.

Suponha que você está jogando, vamos ver, Secret of Mana no seu Wii e por algum motivo você precisa sair de casa, mas sem problemas, você transfere o save para o seu DS e continua jogando. Ao voltar pra casa, você só precisa sincronizar os saves e pronto, seu progresso não é perdido. A Nintendo pode muito bem explorar essa função se quiser.

O mercado retrô para portáteis existe, e não pode ser ignorado. Um exemplo claro disso é a SEGA, que está empurrando vários títulos antigos ao iPhone, por exemplo. Pode não parecer uma boa ideia agora, já que o 3DS será anunciado na próxima E3 e teremos um novo portátil em 2011. Mas acredito que se eles tiverem interesse em aumentar a longevidade do DSi no momento atual, um serviço como esse cairia muito bem.
Caso contrário, só podemos esperar que a Nintendo exiba essa possibilidade no seu novo portátil.

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