Nintendo fala sobre suas fraquias em outras plataformas, anuncios da E3, a concorrência e mais

em 03/03/2010

O site Venturebeat fez uma entrevista com Cammie Dunaway. Foram discutidos diversos assuntos, entre eles a aparição de franquias da Nintend... (por Renato Perdiz Rodrigues em 03/03/2010, via Nintendo Blast)

mario123 O site Venturebeat fez uma entrevista com Cammie Dunaway. Foram discutidos diversos assuntos, entre eles a aparição de franquias da Nintendo em outras plataformas. Você pode conferfir a parte mais interessante dessa entrevista abaixo.

Venturebeat: Se o Facebook ficar realmente popular, não seria uma boa idéia colocar jogos do Mario nele?

Cammie: (risos). Eu não sei. Acho que devemos continuar guardando Mario para nossas próprias plataformas. É uma de nossas armas secretas. Mario e Zelda são propriedades intelectuais importantes para nós e só serão vistas em plataformas Nintendo.

Venturebeat: Qual é o pensamento por trás do DSi XL? Quão frequentemente vocês atualizam seus consoles? E vocês estão em uma competição com a Apple?

Cammie: Por muitos anos, nos estivemos inovando com novas cores. Por um longo tempo, nos concentramos em diminuir os aparatos. Eu acho que seja inovador nos basearmos em aumentar o tamanho. O DSi XL tem telas 93% maiores. Quando as pessoas o testam, dizem, wow, parece fantástico. Isso nos ajudará a manter o mercado do DS vivo. É uma escolha, não estamos substituindo o DS Lite. É uma nova oportunidade de descobrir qual das versões do portátil é a melhor para eles. Se eles apenas jogam games, o DS se encaixa. Se eles querem acesso a Cameras, edição de foto e o conteúdo digital do DSiWare, o DSi é ideal. E agora, o DSi XL os dá uma escolha de ter algo maior.

Esse tipo de atualização de um mesmo console permite que continuemos batendo recordes. Quanto a Apple, é interessante que todos tenham falado sobre uma competição contra ela ano passado, já que aqui nos EUA nos tivemos nosso mellhor ano de todos, vendendo 11.2 milhões de unidades. Esses números nunca tinham sido atingidos por nenhuma plataforma. Consumidores  ainda acham nossos produtos divertidos, e ainda há mais espaço para crescer. Se você olhar para a penetração do mercado, o DS aqui nos EUA tem um longo caminho adiante. No Japão, um em cada dois consumidores tem um DS, e aqui [Estados Unidos], um em cada quatro. Então ainda temos metas a atingir.

Venturebeat: Sony e Microsoft tem grandes planos para o fim do ano, com suas tecnologias Arc e Project natal. Vocês ainda não anunciaram o que tem guardado para essa época. Vocês estão guardando para a E3?

Cammie: Nós temos o bastante para falar. Nós temos uma fortíssima linha para a primeira metade do ano, mas para saber sobre o fim, vocês terão que esperar a E3. Como Satoru Iwata [chefe executivo da Nintendo] já disse, haverá um bom conteúdo na E3: o novo Zelda e o Vitality Sensor. Nós esperamos ter uma boa apresentação.

Venturebeat: Alguns analistas prevêem cortes de preço nos consoles novamente este ano, mesmo com cortes de 50 a 100 dólares ano passado. Talvez isso seja uma verdade maior para outras empresas do que para vocês?

Cammie: Sim. Agora a demanda ainda está bem forte, e está difícil encontrar um Wii. Tivemos uma força muito forte em Dezembro, e o ritmo parece não diminuir. Por isso, um corte no preço agora é desnecessário.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.