Entrevista: IGN bate um papo com Reggie Fils-Aime

em 25/03/2010

A série de entrevistas End Bosses do site IGN procura conversar com os personagens que modelam a indústria dos vídeo games. E é claro que e... (por Filipe Gatti em 25/03/2010, via Nintendo Blast)

A série de entrevistas End Bosses do site IGN procura conversar com os personagens que modelam a indústria dos vídeo games. E é claro que eles não deixaram o carismático Reggie Fils-Aime de lado, que foi entrevistado por Matt Casamassina. Separamos as melhores partes da entrevista, abrangendo pontos como o Move, controle de sensor de movimento da Sony; novo Zelda; a situação no mercado; e claro, o sucessor de Wii.


IGN: Então - vocês tem algo que possa competir contra o revolucionário controle e sub-controle Move, da Sony?

[Reggie se inclina para trás na cadeira e ri por vários momentos.]

Reggie Fils-Aime: Se imitação for a forma mais sincera de nos bajular, então estou envergonhado por estar sendo bajulado.

Sabe, eu não vi o pronunciamento. Passei certo tempo na cabine e vi um pouco do que eles estavam demonstrando, e acredito que a questão não seja como vamos reagir - acredito que a questão seja: o que há de tão atraente para os consumidores no que eles estão fazendo? Do nosso ponto de vista, controle com sensor de movimento é o principal no que fazemos. Acreditamos que levamos uma extensa gama de diferentes experiências que usam o sensor, e nos orgulhamos de sermos os inovadores nesse espaço - e continuaremos a inovar. Acredito que a questão principal é, como eles vão reagir quando continuarmos a inovar se isso é tudo que eles podem fazer?


E o que você acha do Natal no momento?

Reggie:
Ainda não vi o Natal. Não joguei e nem vi nada. Mas novamente, vários dos nossos mesmos princípios. Não serão o destaque naquilo que oferecem. Tudo dependerá dos softwares e quão boa a experiência será, o que traduzirá se o valor vale a pena. O valor aqui significa o que você ganha pelo que você paga. Veremos.


Minha primeira impressão do Move, controle da Sony, é que ele promete bastante, mas ainda não está no ponto. Mas pelo bem dessa entrevista, vamos assumir que ele duplica a experiência do Wii - funcionando exatamente da mesma forma que os controles da Nintendo, se não melhor. Então com o que vocês devem se preocupar?

Reggie:
O elemento interessante é que não nos preocupamos com nossos concorrentes. Nosso foco é ter certeza de que executamos nosso planejamento da melhor forma possível. Isso significa ótimos produtos, suporte de licença, inovação contínua. Tudo depende de nós. Portanto não há nada que eles façam que vai nos tirar do nosso planejamento.


Sei que você deve estar cansado de perguntas da Apple, mas lá vai. A empresa está posicionando seus hardwares cada vez mais como dispositivos para gamers - iPod Touch, iPhone e agora o iPad, que abriu para pre-order recentemente.

Reggie:
O que você vai fazer com seu iPad?

Sinceramente, ainda não sei, mas vou comprar um.


[Reggie ri]

Vocês lançarão Mario Galaxy 2, Sin & Punishment 2 e Metroid: Other M na primeira metade do ano. Para mim, isso é um mundo de fantasia bizarro onde todos os meus sonhos se tornam realidade. Mas não consigo parar de me perguntar, o que vocês têm nas mangas para a segunda metade do ano?

Reggie:
Conversaremos sobre isso na E3.

De qualquer forma, eu li os recentes comentários de Cammie Dunaway onde ela deu a fortíssima dica de que o novo Zelda para Wii será revelado na E3, e lançado antes do fim do ano. O que você acha disso?

Reggie:
E3 - lá você verá o que temos. Aprendi que não é vantagem nenhuma para Nintendo revelar o que teremos na E3, porque a menor das dicas explode em proporções gigantescas. Então você não conseguirá mais nenhuma informação sobre a E3.

Porém, um produto como Zelda somente será lançado quando estiver em perfeitas condições, e a melhor pessoa para responder essa pergunta é o senhor Miyamoto. Esperamos, esperamos, que seja um título que possamos trazer ao mercado esse ano. Mas não é algo que iremos nos comprometer, até termos uma melhor noção se Miyamoto desafiará Aonuma a criar novas características ao título, ou se o desenvolvimento continuará no mesmo ritmo.


Bem, as vendas do Wii foram bem em Fevereiro, mesmo tendo caído devido a falta de consoles no estoque. Mesmo assim, o Wii foi ultrapassado por um dos competidores. Então que tipo de situação você se encontraria caso isso acontecesse consecutivamente por, digamos, seis meses?

Reggie:
Mas que cenário mais "E se."

Realmente é um cenário "E se." Eu sei.

Reggie:
Focando no lado dos consoles domésticos, temos Monter Hunter Tri saindo em Abril. Ah, aliás, a GameStop está fazendo um ótimo trabalho através das pré-vendas e animando os consumidores. Tenho também o Galaxy 2 saindo em 23 de Maio. Sin & Punishment no começo de Junho. Metroid: Other M pro final de Junho...

E Zelda em Novembro - não podemos esquecer dele.

Reggie:
Isso é o que você está dizendo. Então estou bem confiante na programação, e bons softwares resultam em hardware. Meu maior problema, é que preciso ter certeza de ter inventário suficiente para suportar todos esses fantásticos lançamentos, e é nisso que vamos focar.


Wii 2 - eu tenho que falar sobre isso. Eu sei que você odeia. Parece que isso acontecerá daqui um tempo, mas preciso de uma resposta definitiva porque reparei um pouco de indecisão. O próximo Wii será HD ou não?

Reggie:
[Risadas] Eu nunca tinha sido chamado de indeciso. Bem, o que posso te dizer? A forma que pensamos sobre os sistemas - que é a beleza dos desenvolvedores de software estarem lado a lado aos desenvolvedores de hardware - é que tudo depende do momento em que um desenvolvedor diz: "Ei, tive essa incrível ideia, mas o hardware não irá suportar." É aí que começamos a levar em consideração a próxima geração. E ainda não chegamos nesse ponto. Como será a nossa próxima geração depende exclusivamente do que estiver acontecendo no momento, do que o consumidor estiver preparado. Quem sabe? Talvez a gente pule toda essa geração HD porque em algum ponto no futuro pode haver algo melhor. Claro que tudo isso é somente uma suposição. O fato é que, quando não conseguimos criar uma ótima ideia, chegou o momento de trabalharmos na próxima plataforma. E a próxima plataforma será um "uau" para os consumidores.

Então posso assumir que vocês trabalham constantemente no hardware?

Reggie:
Isso é total certeza.


Ouvi recentemente de uma fonte nossa que é desenvolvedora, que eles falaram com a Nintendo, e a própria Nintendo avisou que o sucessor do Wii sairia em 2012. Isso é verdade?

Reggie:
[Risadas] Como devo comentar essa especulação?

Apenas responda que sim.

Reggie:
Isso é tudo rumor e especulação.


Tudo bem, eu entendo. A não ser que você queira me dar um teaser dos grandes para a E3. De Zelda.

Reggie:
De Zelda especificamente? Gostei do jeito que você falou isso: "Estou querendo qualquer tipo de novidade. De Zelda."

Aceito qualquer coisa. Não tenho vergonha.

Reggie:
Bem, você teria bem mais chances desse jeito. Matt, a forma que lidamos com a E3 é para impressionar os consumidores, a audiência - tanto a fisicamente presente como o pessoal na internet. Esse é nosso objetivo. Com sorte, conseguiremos.


Devemos esperar tanto jogos no estilo tradicional como casual nessa E3?

Reggie:
Você pode esperar o que quiser. Mas o que teremos, deixaremos você saber num ensolarado dia de Junho.

Você não vai me dar nada.

Reggie:
[Risadas] Eu não vou te dar nada.

Você pode conferir a entrevista na íntegra no site da IGN.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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