Enquanto Isso: Seria o Project Natal apenas o EyeToy reinventado?

Vamos concordar, é repetitivo citar que a Nintendo inovou no mercado de consoles com o primeiro controle quase que  totalmente baseado nos s... (por Filipe Gatti em 20/03/2010, via Nintendo Blast)

Project Natal vs EyeToy

Vamos concordar, é repetitivo citar que a Nintendo inovou no mercado de consoles com o primeiro controle quase que  totalmente baseado nos sensores de movimento. Mas isso é uma verdade absoluta, e resultou na captura do mercado casual,  que se mostrou forte e de grande importância. Bem, verdade dita, a Sony e a Microsoft resolveram que seria uma boa ideia tentar atingir esse mercado também, e competir diretamente com o Nintendo Wii, que domina com tranquilidade até o presente momento.

A Sony – apesar de dizer que já tem controles com sensores de movimento – anunciou recentemente o PlayStation Move, periférico semelhante ao WiiMote, porém com uma tecnologia diferente que utiliza a captação da câmera para reproduzir uma precisão mais fiel. Citaremos o Move mais tarde, pois esse artigo não é sobre ele, e sim sobre o Project Natal da Microsoft.

Muitas pessoas defendem a teoria de que essa é uma tecnologia nova e nunca houve um dispositivo semelhante. Pode ser totalmente visível que a Sony não sabe fazer publicidade dos seus próprios acessórios, mas descartar a existência do EyeToy de PlayStation 2 (e agora PSEye no PlayStation 3) também já é demais. Quase 100% das características e funções que o Project Natal oferece, o EyeToy já reproduziu no passado. Claro que nem todos concordarão comigo – afinal, depende da opinião de cada um – mas recomendo fortemente que você ao menos veja o vídeo no final do artigo e tire suas próprias conclusões.

Calma, não estou dizendo que o Project Natal será um fracasso. Os gamers casuais provavelmente vão achá-lo brilhante, e a Microsoft é famosa por fazer campanhas publicitárias de sucesso, o que indica que tudo deve dar certo. Mas minha questão aqui abrange os hardcore gamers, e não os casuais. Pessoalmente falando, entre os dois novos controles com sensor de movimento dessa geração, o que parece ser uma escolha mais sensata aos hardcore gamers é o PlayStation Move, e aqueles que procuram o mercado casual, não há motivos para sair do bom e velho Wii.

Por que tanta gente defende a ideia do Project Natal ser um acessório totalmente inovador, quando é visível a semelhança com o EyeToy de PlayStation 2? Para justificar a comparação, resolvemos montar um vídeo com as características tanto do Natal quanto da câmera da Sony, e você, leitor Nintendo Blast, será o juíz para dizer se o novo dispositivo da Microsoft realmente é novidade, ou se ele é similar ao EyeToy – da mesma forma que o PlayStation Move é similar ao WiiMote.



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.