Enquanto Isso: PSP comemora cinco anos no mercado ocidental

em 24/03/2010

24 de março de 2010: hoje o Playstation Portable (PSP) , da Sony , comemorou cinco anos de sua estreia no mercado ocidental. O portátil, qu... (por Anônimo em 24/03/2010, via Nintendo Blast)

psp-sony 24 de março de 2010: hoje o Playstation Portable (PSP), da Sony, comemorou cinco anos de sua estreia no mercado ocidental. O portátil, que foi lançado pela primeira vez no Japão em 2004, chegando aos Estados Unidos no ano seguinte, é considerado um sucesso de popularidade e mercado apesar da concorrência pesada.

Dados levantados pela empresa norte americana de consultoria Flurry mostram que, no ano de 2009, as vendas de games para o PSP representaram apenas 11% no mercado de portáteis dos EUA. Na frente dele ficou o iPhone, da Apple, com 19% e com uma liderança folgada o DS, da Nintendo: 70% das vendas de games. Nem por isso o valor e a capacidade do PSP podem ser menosprezados.

O PSP conquistou uma posição de respeito ao longo de sua trajetória. Atualmente nos Estados Unidos há cerca de 520 jogos disponíveis para o portátil, além dos mais de 300 títulos em formato digital que podem ser adquiridos através da rede Playstation Network (PSN). Em dezembro do ano passado o PSP ultrapassou a marca de 60 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro.

Um diferencial importante do PSP em relação a concorrentes como o DS é a capacidade de executar filmes e músicas. O PSN, por exemplo, oferece mais de 20 mil arquivos como filmes, programas de TV e histórias em quadrinhos em formato digital, que podem ser vistos no portátil.

Certamente esse foi um dos motivos que levaram o PSP a conquistar tantos fãs: a praticidade, inovação e os detalhes que, sim, fazem toda a diferença. Apesar de não ser um campeão absoluto de vendas, é justo reconhecer os méritos do portátil da Sony e desejar que, para nossa felicidade, ainda venham muitos anos de novidades e concorrência sadia no mercado de games. 

 

via Portal Terra

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.