Declínio de vendas do Wii está além de "problemas no estoque"

em 22/03/2010

Um bom número de analistas pesaram sobre os números fraquíssimos de venda em Fevereiro em relação ao mercado de jogos. Sim, já era esperado ... (por Filipe Gatti em 22/03/2010, via Nintendo Blast)

Um bom número de analistas pesaram sobre os números fraquíssimos de venda em Fevereiro em relação ao mercado de jogos. Sim, já era esperado que o número fosse menor que os meses anteriores, mas particularmente falando, acho que foi bem abaixo das expectativas. Pelo que se pode observar, parte desse declínio está associado com a queda dos jogos de gênero musical, que estão perdendo força; mas o grande contribuinte mesmo é a queda de vendas no Wii.

Jesse Divnich, analista da EEDAR (Electronic Entertainment Design and Research), diz que a escassez de consoles é o que está prejudicando a Nintendo. "Nosso extenso canal de varejo indica que, de fato, o Nintendo Wii está em falta. Acreditamos que os números de Fevereiro refletem inteiramente na escassez do Wii, e pouco está relacionado com a baixa demanda do produto," disse Divnich.

Mas nisso surge uma ponta de dúvida: será que é realmente apenas esse motivo? O ano de 2010 até agora está sendo muito bom para o PlayStation 3, com uma lista de exclusivos de qualidade lançados recentemente (como Heavy Rain, God of War III e MLB the Show 10 para os Estadunidenses), além da compatibilidade com Blu-ray, que é uma realidade sólida lá fora. Além disso, tanto o console da Sony quanto o Xbox 360 estão com novidades interessantes, que são seus novos controles de sensor de movimento, enquanto a Nintendo ainda não fez um anúncio de grande porte para deixar o público animado, e não veremos grandes exclusivos desenvolvidos pela própria Big N pelo menos até o lançamento de Mario Galaxy 2 em Maio.
O analista Michael Pachter também discorda de Divnich, dizendo que o declínio está além de problemas no estoque: "A performance geral da Nintendo foi bem abaixo do esperado pelos analistas, com declínio de 30% na venda de softwares, e 50% em relação aos consoles. A Nintendo nos avisou que o mês de Fevereiro seria de queda devido a produção, mas acreditamos que o 'buraco está mais embaixo,' pois vendas de títulos como Wii Fit Balance Board e Wii Play caíram em níveis históricos."

Ele adiciona: "Durante os últimos anos, o Wii se beneficiou em ser o console mais barato de todos, mas parece que os novos compradores estão mais seletivos na hora de comprar os softwares, pois há uma queda quase que constante nos títulos do console em geral. Isso é exemplificado pelo Wii Play, que mal vendeu 50.000 unidades em Fevereiro. Títulos como este estão começando a perder o brilho, e a Nintendo precisa logo de uma novidade importante, um catalisador, para alavancar os negócios em 2010."
Analistas acreditam que Fevereiro já foi o ponto baixo de 2010, e as vendas deverão ver uma alta relevante nos próximos meses. Ben Schachter da Broadpoint AmTech concorda: "Esperamos que essa tendência seja revertida logo em Março, com um crescimento impulsionado por fortes lançamentos para o público hardcore, como Battlefield Bad Company 2, God of War III e Final Fantasy XIII em particular."

Siga o Blast nas Redes Sociais
Filipe Gatti
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.