Segundo jornalistas que tiveram contato com o jogo, Prince of Persia The Forgotten Sands parece com um remake de Sands of Time, lançado em 2003. A produtora do jogo, Graeme Jennings, da Ubisoft, afirma que o ele é mais uma re-imaginação da primeira aventura. Ela diz que o desenvolvimento foi iniciado antes do último Prince of Persia, lançado em 2008 e este novo jogo utiliza uma versão personalizada do motor gráfico de Assassin’s Creed.
A história se passa entre Sands of Time e Warrior Within e começa com o Príncipe indo visitar o Reino de seu irmão que está sob ataque de um reino vizinho. A arquitetura do palácio é muito parecida com o primeiro nível de Sands of Time. A produtora disse que isso foi intencional para que os jogadores percebam um gameplay parecido com o original. Assim que o palácio é invadida pelos inimigos (que obviamente são mais fortes) o irmão do príncipe ativa um artefato antigo (se este artefato é uma ampulheta não é mencionado). O artefato libera "O Exército de Areia", que mata todos, corrompe o irmão do príncipe e toma conta do Reino / Palácio. Cabe ao herói salvar o mundo novamente.
Um novo elemento foi incluído ao jogo, chamado de "forças naturais" que fará com que o Príncipe ganhe os poderes naturais da água, vento, terra e fogo no decorrer da história. Tais poderes contêm 4 níveis de evolução. Jennings explica que os poderes naturais podem ser utilizados tanto para combate quanto para habilidades durante o jogo.
-
Novas habilidades
Alguns dos poderes naturais mostrados aos jornalistas foram o de "solidificar" a água, e a habilidade “dash” . A primeira, transforma o líquidoem uma massa sólida. Por exemplo, o personagem transforma uma cachoeira em uma torre congelada para poder escalá-la ou então teve que liquefazer outra cachoeira porque havia uma alavanca atrás dela. Já conhecido de outros games, a habilidade “dash” (vento), será usada para saltar rapidamente de uma plataforma para outra ou pode ser usada na batalha como um meio de "teletransporte" instantâneo.
Sobre o sistema de batalha, foi mostrado que ele é bastante semelhante ao de Sands of Time e há mais inimigos do que qualquer outro jogo da série. A jogabilidade ainda é bastante linear e não será mais possível pegar armas que são encontradas pelo caminho. Sua única arma no momento é uma espada que pode ser evoluída. Não há mais o conhecido punhal.
As lutas contra os chefes não serão apenas no final das fases, mas também no meio delas. Por exemplo, você pode estar pulando de uma plataforma para outra quando de repente um chefe quebra a parede e a luta começa. Os chefes variam de tamanho desde tamanhos normais até gigantes que cobrem a tela. Como era de esperar, cada um exige uma tática especial para conseguir ser derrotado. Por exemplo, um touro virá em cima de você com tudo. Você terá que se esquivar dele no momento certo para que ele bata na parede, aí sim você terá alguma chance de causar dano.
Não foi confirmado se você poderá voltar no tempo sempre que quiser, nem como funciona o sistema de viagem temporal. Talvez eles tenham mudado isso devido as queixas de como era fácil o Prince of Persia 2008.
Forgotten Sands chega em maio para o Wii.