Todos ficamos sabendo quando a Ubisoft informou que a projeção de vendas para Red Steel 2 caiu de um milhão de unidades para apenas quinhentas mil. Durante um coletiva à imprensa, Yves Guillemot respondeu uma pergunta referente as vendas do jogo do filme Avatar, relacionando-a logo em seguida com as expectativas em Red Steel 2.
“Para o Avatar, vendemos cerca de 2,5 milhões de unidades quando a expectativa para o período era de 3,5-4 milhões. No Red Steel decidimos, em nossas projeções, dividir a quantia por dois, que anteriormente era de um milhão.”
Sinceramente, acredito que essa não é a justificativa ideal para o corte nas projeções de Red Steel 2. Jogos baseados em filmes são conhecidos por vender menos do que o esperado, mesmo que tenham uma grande campanha de marketing global, como foi o caso de Avatar. Mas o primeiro Red Steel vendeu mais de um milhão de cópias, então não vejo motivos para achar que o segundo não venderá a mesma quantia, senão mais.
Agora o motivo pelo qual eu acredito que eles diminuiram a projeção de vendas, é devido as recentes reclamações de outras grandes desenvolvedoras como a Capcom, que vendeu muito mal o Darkside Chronicles (apesar de não ter visto uma campanha de marketing decente). Além disso, a Ubisoft perdeu parte do mercado casual – o que na verdade pode ser algo bom. Acredito que a maioria dos jogadores de Wii estão cansados de jogos como Dogz, Petz, Horsez, e outros do gênero. Se derem um bom suporte ao Red Steel 2, como fizeram com o primeiro jogo, me arrisco a dizer que ele venderá mais de um milhão de cópias. Acho que está na hora dos desenvolvedores de Wii reverem certos conceitos.
Quem acompanha a indústria percebeu que nos últimos anos as empresas estão reclamando cada vez mais das vendas no Wii. Grandes títulos exclusivos, como The Conduit, Mad World, e o já mencionado Resident Evil: The Darkside Chronicles venderam de forma bem razoável. Apesar da High Voltage não ter reclamado sobre a quantia vendida de The Conduit, é possível perceber que o jogo não vendeu tão bem quanto a desenvolvedora gostaria, ainda mais pelo esforço que tiveram com o ótimo título. Analisando bem, é possível perceber um certo padrão nas empresas terceiras que desenvolvem para o Wii. A campanha de marketing é muito fraca, eles focam basicamente na internet e em algumas revistas famosas. Desculpem-me dizer, mas nem todos os donos de Wii estão conectados à Internet ou assinam revistas mensais de vídeo games. Conversando com alguns amigos que moram fora do Brasil, perguntei sobre a quantidade de comerciais relacionado aos jogos para os consoles dessa geração, e todos confirmaram que a grande maioria dos comerciais voltados para jogos de Wii eram sobre os desenvolvidos pela própria Nintendo.
Então aqui está o que eu acho que essas empresas estão realmente fazendo: elas lançam um jogo para o Wii e imediatamente esquecem de sua existência, focando toda a atenção aos títulos para PlayStation 3 e Xbox 360. Isso parece já estar acontecendo há alguns anos, e não há muitos sinais de que mudará tão em breve. Como eles esperam vender se praticamente não fazem nenhum marketing?
Será que o “Selo de Qualidade Oficial da Nintendo” deveria voltar a sua forma original? Porque nos anos 80 e 90, a Nintendo era bastante rígida na qualidade dos jogos que deveriam entrar no mercado. Se o jogo não seguisse as diretrizes impostas pelo Selo de Qualidade da Nintendo, então ele simplesmente não era publicado. O selo diz: “Esse selo é sua garantia de que a Nintendo aprova e garante a qualidade deste produto.” Ele foi praticamente abolido após a geração do GameCube, e foi aí que o Wii entrou. Sem as diretrizes da Nintendo a coisa perdeu parte do rumo. Antigamente, jogos com bugs, de baixa qualidade, ou que simplesmente não agradassem nenhum fã, eram raros. Na geração atual é bem o contrário. Não é preciso pesquisar muito para ver que até mesmo jogos muito bem feitos, como o caso de The Conduit, têm bugs exibidos na Internet.
Acredite ou não, mas o motivo pelo qual o Selo de Qualidade entrou em extinção foi exatamente porque as empresas terceiras estavam reclamando da Nintendo ser rigorosa demais, tirando assim a liberdade dos desenvolvedores. Empresas como a Microsoft estão fazendo a mesma coisa que a Nintendo fez na época do selo, definindo algumas diretrizes básicas que todas as empresas terceiras devem obedecer – e ninguém reclama disso. Acho que a Nintendo poderia muito bem tomar isso como exemplo e voltar a criar diretrizes. A Microsoft possui diretrizes como “todos os jogos arcade devem ser em HD,” ou “todos os jogos devem ter conectividade online.” Existem também outras diretrizes, e a partir do momento que ela passou a ajudar as desenvolvedoras na campanha de marketing – diferente da Nintendo – as vendas dos jogos de Xbox 360 passaram a decolar.
Ultimamente tenho entrado em lojas de vídeo games e, ao passar pela seção de Wii, fico com a impressão de não achar nenhum jogo realmente interessante, vejo apenas compilações de mini-games ou jogos voltados demais para o público casual. Se tem algo que me mantém esperançoso é a lista de lançamentos para 2010 – promessa de títulos mais hardcores deverá agradar ao público que esteve com a Nintendo desde o início.
Mas, mesmo assim, acho que está na hora de voltar com o Selo de Qualidade Oficial da Nintendo, você não concorda?