Jogos de gerações anteriores que não eram tão bons assim

em 17/02/2010

Os consoles evoluíram muito, e em muito pouco tempo. Provavelmente todos os leitores aqui jogaram pelo menos Super Nintendo, e naquela époc... (por Filipe Gatti em 17/02/2010, via Nintendo Blast)

golden eye Os consoles evoluíram muito, e em muito pouco tempo. Provavelmente todos os leitores aqui jogaram pelo menos Super Nintendo, e naquela época, quem imaginaria que teríamos um vídeo game como o Wii, que usa sensores de movimento?

O tempo passou e nós fomos migrando para os consoles mais novos, mas e se agora a gente mudasse o fluxo e migrasse aos consoles antigos? Certamente veríamos muitos jogos que não eram tão bons assim quanto imaginávamos. Um bom exemplo? Golden Eye de Nintendo 64. Sim, você deve estar pensando “mas esse jogo era incrível na época, foi o Game of the Year!” Tire seu N64 do armário e você se assustará com os gráficos, com a jogabilidade, controles mal planejados e vários bugs.

Até mesmo o The Legend of Zelda original sofre quando você olha com os olhos de hoje em dia. Esperamos sempre o melhor dos jogos, esperamos que eles usem o máximo da capacidade do console, que sejam perfeitos e sem bugs, que tenham um bom fator replay e, quando possível, ofereçam DLC de qualidade. No passado não agíamos assim, certo?

Isso porque estou citando os consoles da Nintendo. Eu tenho aqui um daqueles mini-games plug and play com vários jogos de mega drive e master system, e são dezenas de jogos com bugs horrendos, e jogos que variam muito os gráficos – mesmo sabendo que poderiam usar gráficos superiores na época, não usavam da tecnologia. O mais intrigante de tudo isso é que na época em que esses jogos foram lançados, ninguém reclamava dos bugs – na verdade ninguém nem reparava neles.

Donkey Kong não foge dessa regra também, nem mesmo o Mario. São vários jogos da série que se jogássemos hoje como lançamentos, não iríamos nos divertir. Alguns jogos conseguem ser exceção, Yoshi's Island continua tendo seu brilho único, por exemplo. Mas de resto, a diferença é bem clara.

O Virtual Console mostra um bom exemplo disso. Baixamos os jogos em sua maioria porque queremos reviver o sentimento nostálgico dentro de nós. Mas se você baixar um jogo que nunca jogou antes, dificilmente conseguirá se divertir.

Quais jogos do passado você era viciado e hoje em dia não acha tão bom assim? Certamente a lista conta com alguns títulos interessantes, então compartilhe nos comentários.

Edição: Devido aos vários comentários onde nota-se que não passei meu ponto de vista com precisão, estou adicionando esse pós-artigo apenas para explicá-lo. Meu ponto não é que os jogos antigos são ruins ou sem valor – todos sabemos a importância deles. Apenas quis demonstrar que nossa concepção de um jogo “bom” mudou. Se um jogo como Golden Eye fosse lançado hoje, veríamos dezenas de problemas que não vimos na época porque não nos importávamos ou não reconhecíamos. Claro que não estou falando de gráficos, que são limitados pelo hardware. Só quis dar a entender que se mudássemos o fluxo e tivéssemos que jogar os jogos antigos somente agora, veríamos muito mais problemas do que na época em que foi realmente lançado. Obrigado pela atenção, e que a polêmica continue saudável.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.