Essa semana um novo Super Monkey Ball chega para o Nintendo Wii. A franquia, que teve início no GameCube, surgiu em 2001 e consagrou-se como uma das principais da Sega para as plataformas Nintendo.
Em Super Monkey Ball, a ação toda geralmente gira em torno do seu personagem – um macaco – em uma bola transparente. Você decide então o que fazer. No modo Arcade, o objetivo é manobrar a bola entre os obtáculos até o ponto final. Para ser mais preciso, você deve chegar do ponto A ao ponto B sem morrer – que no caso, seria você ultrapassar a borda do piso e cair. Os dois primeiros níveis são muito fáceis, mas quando você chega aos mais avançados, seus dedos necessitarão ser bem mais ágeis, ao que o macaquinho oscila à beira da morte.
Há ainda três party games. Em Monkey Fight, o macaco usa bolas de boxe, e deve bater nos adversários para levá-los para fora da arena o mais rápido possível. Já Monkey Race é autoexplicativo: uma corrida com diferentes power ups. Finalmente, tem o Monkey Target, onde baixa o espírito de Pilot Wings no jogo -- com minas e bombas para um cenário louco de destruição!
Os minigames incluem bilhar, boliche e golfe. Tanto os minigames como os party games são bons de jogar mesmo sozinho, mas naturalmente com os amigos é muito mais divertido. No geral, Super Monkey Ball é um ótimo game, com controles sem fáceis de serem dominados. No golfe e no bilhar pode ser um pouco mais complicado pelas trajetórias e pelos cálculos necessários para direcionar o seu tiro com precisão, mas ainda assim é fácil de se jogar. Qualquer pessoa pode pegar o controle, e em poucos minutos se ver passando nível após nível, ou qualquer outra coisa que tiver para fazer.
De fato, a Amusement Vision surpreendeu à mídia especializada com esse título, que é muito divertido de se jogar mesmo sozinho. Tanto o primeiro game quanto a sequência foram muito bem cotados e espera-se agora que os macacos possam fazer um caminho semelhante no Nintendo Wii.