Entre os jogos do NES (ou nintendinho aos íntimos), a Capcom lançou um game bem divertido. Ele é baseado em uma série de tiras semanais publicadas entre os anos 1871 e 1934, cuja autoria era de Winson McCay. A obra com Nemo, um garotinho que a cada sonho participa de uma grande aventura, gerou histórias em quadrinhos, uma animação em longa metragem e um jogo eletrônico.
O game “The Little Nemo: The Dream Master” (“Nemo Pajama Hero” no Japão) é um jogo de ação lançado em 31 de dezembro de 1990 pela Nintendo, mas também desenvolvido pela Capcom ao console NES. O jogo trazia mecanismos de jogo semelhantes aos games da época como, por exemplo, Super Mario Bros, mas com alguma inovação. Vamos sonhar junto com Nemo e relembrar esta grande aventura vivida no game!
-
A aventura no Reino de Slumberland
A história de Nemo começa com um sonho em 1905, Nova Iorque. Ele recebe um mensageiro do Reino de Slumberland. Ele trazia um convite da princesa deste reino para que o nosso herói seja amigo dela. A visita também lhe rendeu um presente generoso da princesa: balas. Futuramente ele descobrirá que elas servirão como armas naquele mundo de sonhos. Nemo sobe no dirigível e viaja em direção à Slumberland.
Ao longo do caminho, ele passa por desafios, faz amizades e se transforma em diversos animais para ajudar a chegar até o reino de Slumberland.
Ao encontrar a princesa no maravilhoso castelo deste reino de sonhos, ele descobre que o rei Morpheus foi raptado pelo malvado Mestre dos Pesadelos. Este vilão tem planos de destruir Slumberland e transformar tudo em sonhos ruins.
Nemo ganha uma nova arma da princesa para esta aventura. Ele precisa salvar o rei e enfrentar o Mestre dos Pesadelos destruindo-o.
-
Diversidade de Fases e de Transformações
As fases do game consistem em sonhos dele. Antes de saber sobre o ocorrido com o rei Morpheus, o objetivo é sempre encontrar a quantidade de chaves para abrir a porta no final da fase. Elas estão dispostas nos mais diversos lugares no ambiente do respectivo nível. Ele pode usar balas para paralisar os inimigos que encontra pelo caminho. Lembraram do presente dado pela princesa?
Para atingir o objetivo de encontrar todas estas chaves, Nemo conta com a ajuda de diversos animais. Cada um deles possui uma habilidade específica: sapo que dá grandes pulos e nada rapidamente, toupeira que cava buracos na areia, lagartixa que escala paredes, macaco, rato, peixe, abelha… uma diversidade de animais. Estes elementos criam quebra-cabeças interessantes na dinâmica do jogo, pois você deve saber usá-los na hora certa para conseguir as chaves. A ajuda deles é obtida ao dar 3 balas. Eles dormem e Nemo consegue incorporar os poderes deles.
A única dor de cabeça que traz este troca-troca de ajuda de animais é que, em algumas fases, é necessário ser bem preciso em suas ações. Um exemplo é quando você precisa quebrar uma parede com o rato, mas erra o cubo. Com isto, é obrigado a morrer e recomeçar tudo novamente. Mas isto é irrelevante perto do jogo como um todo.
-
No território do Mestre dos Pesadelos
Nesta etapa do jogo, a princesa pede ajuda de Nemo para salvar o rei de Slumberland. Para ajudar na aventura, ela lhe dá uma espécie de cajado mágico que, quanto mais carregado, mais forte é a magia lançada. Este ataque é feito segurando o botão de tiro do jogo, bem à Megaman.
Na Nightmare Land, o objetivo é chegar ao final da fase e vencer os chefões de cada etapa. Eles são três: o Pinguim, a Arraia e o grande inimigo, o Mestre dos Pesadelos.
Ao vencer seus lacaios, chega o momento de enfrentar o grande Mestre dos Pesadelos. Ele lança raios e uma gosma vermelha que fica zanzando pelo ambiente, atrapalhando Nemo.
Ao vencer o grande vilão, o rei é salvo, Slumberland vive em paz novamente e Nemo acorda em um belo dia de sol.
A história para a época tem um enredo bom, manteve a tradição “bem contra o mal” dos jogos, além de manter uma certa fidelidade com a original. O que realmente chama a atenção no game é a diversidade de armas/animais. Este elemento faz o jogador pensar em como conseguir pegar cada chave em cada fase. Outro fator é a mudança dos objetivos secundários do jogo: antes era buscar chaves, agora enfrentar chefões. Outro exemplo é que, em algumas fases, você viaja em cima de um trem ou precisa explorar o fundo do mar. Isto faz com que o jogo mude e, por conseguinte, ajuda na diversão do mesmo. Caso focasse apenas em buscar chaves, o game teria muitas repetições e isto é um fator que leva ao tédio.
Verdadeiramente “Little Nemo: The Dream Master” é um sonho como as aventuras de Nemo em Slumberland. Recomendo para todas as idades. Jogue-o e bons sonhos!