Por Sérgio Estrella
Hoje na coluna Blast from Japan falaremos sobre a Gyakuten Saiban Jiten, uma enciclopédia que aborda em detalhes os 3 primeiros capitulos da série Ace Attorney. Claro, exclusividade de nossos amigos orientais. Veja a seguir o que estamos perdendo:
Quando a Capcom lançava os primeiros games da série Ace Attorney no Japão, ainda para Game Boy Advance, ela nem imaginava que poderia obter tanto sucesso, principalmente fora do Japão. O resultado foi que a série ganhou o mundo todo, desta vez no DS. Mas após concluir a trilogia de Phoenix Wright, a Capcom decidiu seguir novos rumos e avançou 7 anos dentro da linha do tempo da série para trazer um novo protagonista: Apollo Justice. Seria este capaz de substituir o homem-carisma Phoenix Wright?
Foi num momento de dúvida que a empresa decidiu desenvolver e presentear os japoneses que comprassem o quarto Ace Attorney com nada mais nada menos que uma enciclopédia englobando toda a trilogia anterior. Assim surge Gyakuten Saiban Jiten (que se fosse lançado no ocidente, seria algo como Ace Attorney Encyclopedia). Gyakuten Saiban Jiten foi incluído na edição limitada de Gyakuten Saiban 4 e se tornou um sonho de consumo para qualquer fã e colecionador da série. Aquele cartãozinho tinha tudo. Ao entrar no menu principal, é possível escolher entre os quatro primeiros jogos da série, ou seja, “Gyakuten Saiban” 1, 2, 3 e do remake do original para DS que contém o caso inédito “Rise from the Ashes”.
Depois de selecionar um deles, você pode selecionar um caso particular ou ouvir todas músicas presentes no jogo. Se escolher um dos casos, terá quatro opções: Storyline (que permite ler um pequeno resumo da história de cada caso), Characters (a lista de personagens envolvidos ), Scenario (visualizar os cenários que apareceram durante a história) e Evidence (todos os itens que foram – ou não – usados como evidências).
Ao ler qualquer um dos dados disponíveis nesta seção, você às vezes poderá ver palavras em azul e vermelho no meio do texto. Trata-se de links para outros artigos, que ficam vermelhos quando representam os artigos que você não leu ainda. Cada vez que visitar um novo artigo, surgirá uma pop-up para identificar se você já esteve lá antes ou não. Mesmo não sendo bem um jogo, este possui alguns recursos secretos, que são destravados conforme o jogador vai lendo as páginas disponíveis.
Ao completar 30% das páginas, por exemplo, você poderá assistir aos filmes de abertura de cada caso. Com 60% é a vez dos filmes de encerramento. Ao alcançar 90%, você poderá visualizar os sprites “maus” dos personagens, ou seja, a posição que eles assumem ao serem desmascarados por Phoenix Wright. Alcançando 100%, o último segredo de “Jiten” é revelado: uma galeria com todas as imagens estilo anime usadas para ilustrar a execução dos crimes.
A idéia por trás da enciclopédia de Ace Attorney é uma desconstrução que lembra muito a estratégia usada pela indústria de filmes: a de incluir “extras” para garantir as vendas. Nesse caso, a estratégia foi para garantir a aceitação do novo protagonista, que felizmente se mostrou tão carismático quanto o clássico Phoenix.