Você deve saber que continuações são bastante freqüentes no mundo dos games. Só que algumas vezes, games de altíssima qualidade não ganham sequência direta – sejam porque não mostraram força comercial, seja por falta de interesse de seus criadores. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 games excelentes que nunca tiveram continuações (e que se dependesse de nós, já o teriam tido há um bom tempo…)
Mistura de plataforma com puzzle, Zack & Wiki possui um nível de produção elevadíssimo – basta reparar na qualidade visual e na alto empenho no desenvolvimento de personagens e cenários. Os protagonistas são super carismáticos e a aventura é interessante e desafiadora no ponto certo. Até hoje é um dos melhores games que você pode encontrar no Wii e um dos mais bem trabalhados também .
Lançado pela Rare para o Nintendo 64, Blast Corps unia uma jogabilidade muito eficiente com uma liberdade de ações bastante única para a época. É engraçado imaginar que hoje o título parece ultrapassado, mas em 1997 arrancou elogios de muita gente. Blast Corps é muito mais que apenas um título de demolição - e muito melhor que seus concorrentes da série Vigilante 8 e Twisted Metal.
Pouca gente jogou, mas JFG é um dos títulos de aventura/ tiro mais interessantes já criados. Investindo em uma jogabilidade cooperativa em cenários amplos, o game conseguiu agradar muita gente. É claro que os controles eram pouco precisos e meio "presos", mas a jornada longa, a boa história e batalhas contra chefes eletrizantes valiam muito a pena.
Usando a base de Panel de Pon (um puzzle de muito sucesso no Japão), Puzzle Challenge/ League foram dois excelentes games lançados para N64 e GBC no final de 2000. Mesmo que os elementos da série original estivessem todos lá, a junção com elementos da série Pokémon tornou tudo mais interessante. No N64 havia o inédito modo em 3D, ainda mais desafiador. Sem dúvida poderiam reaparecer, nem que fossem no DS.
A Treasure tem a fama de desenvolver games criteriosos e de dificuldade elevada ao extremo. Com Ikaruga, essa característica se tornou ainda mais evidente, com a adição de uma jogabilidade surpreendentemente complexa. Some a isso um visual interessante, um belo design de inimigos e fases muito bem projetadas. É um dos melhores games de tiro ever, sem dúvidas!
O vício que Meteos é capaz de proporcionar nos jogadores é algo de outro mundo. Pensado pela mente brilhante de Tetsuya Mizuguchi (que quase ao mesmo tempo entregou Lumines para o PSP), Meteos é um daqueles puzzles bastante simples de entender e muito divertidos e desafiadores. Há uma variedade imensa de fases e planetas, aliadas a uma bela trilha sonora. Mas é pouco, queremos mais!
Um dos grandes games da geração passada, BG&E é considerado por muitos como um raro exemplo de game que transcende a esfera do entretenimento. Com uma bela direção de Michael Ancel e acertadas escolhas na jogabilidade, o game consegue divertir e fazer o jogador pensar sobre muitas questões éticas. É um game simplesmente fantástico.
Sabe aqueles RPGs longos e com sistemas complexos que te prendem do início ao fim? Pois é, esse é o caso. Arcadia traz uma trama um pouco simplista, mas consegue agradar graças a uma jornada que nunca parece desproposital ou repetitiva. Tá certo que o visual não era lá grande coisa e a trilha sonora parece genérica, mas o ótimo sistema de batalha e momentos memoráveis tornam esse um dos grandes RPGs da geração passada.
O grande carro chefe do lançamento do GameCube não fez feio. Apesar de curto e meio repetitivo, Luigi´s Mansion apresentou controles inovadores e muito humor, aliado a um design bastante diferente do usual. Engraçado que a mecânica de jogo parece combinar muito com o Wiimote, mas até agora a Nintendo não se manisfestou sobre a possibilidade de uma continuação ou até mesmo de um New Play Control.
Tem quem ache Eternal Darkness muito limitado. O que é completamente incoerente. Darkness tem talvez o melhor enredo em um título do gênero em todos os tempos. Sua opção em contá-lo pela vivência de personagens nas mais diversas épocas históricas garantiu uma variedade imensa. Se juntarmos a jogabilidade que é pontuada pelo mecanismo de insanidade, temos sim um grande game da geração passada – que poderia muito bem reaparecer nessa geração.