A recente confirmação de que o Wii poderá exibir filmes via streaming utilizando o Netflix tornou o console um pouco mais completo. Mas tem algo que cutucou a minha cabeça assim que li o anúncio oficial – ele ainda não poderá rodar filmes em DVD. Enquanto todos os jogos do Wii são em DVD e a exibição de filmes era apenas uma limitação de software, é um pouco confuso entender o motivo da Nintendo ter escolhido não adicionar essa função ao console.
Pode ser devido a falta de uma saída HD no sistema. Você consegue um DVD Player aqui no Brasil por muito menos que um Nintendo Wii, então por que alguém precisaria usar o console para isso? Pode ser também porque a Nintendo não quer dar ouvidos às críticas recebidas, mas não é bem o perfil deles. Pensando em relação as vendas, é um pouco óbvio que a falta de exibir filmes em DVD não está prejudicando os números absurdos que vemos mensalmente. De qualquer forma, o Netflix provavelmente também não alavancará as vendas. O que gera a minha pergunta: por que incluir o Netflix, mas não incluir a possibilidade de rodar filmes em DVD?
Acho justo afirmar que todas as pessoas interessadas em assinar o sistema do Netflix são aqueles mais envolvidos em tecnologia, que muito provavelmente já possuem algum outro aparelho capaz de reproduzir os filmes em HD. A não ser que a Nintendo resolva promover o Netflix com um marketing gigante, acredito que isso acabará se tornando apenas mais uma das coisas que o Wii consegue fazer, daquelas que você só lê atrás da caixa do vídeo game e não usufrui nem uma vez.