N-Business #5: Desenvolvendo estratégia

em 26/01/2010

Opa! Estamos de volta para continuar falando sobre estratégia. Vimos um pouco sobre o conceito geral do que é estratégia e sobre os níveis d... (por Ricardo em 26/01/2010, via Nintendo Blast)

Opa! Estamos de volta para continuar falando sobre estratégia. Vimos um pouco sobre o conceito geral do que é estratégia e sobre os níveis de estratégia que uma organização pode adotar. Naturalmente, o ambiente externo e os recursos presentes na empresa movimentam a estratégia. Mas ela também está relacionada com o que as pessoas esperam da organização, e será em volta disso que desenvolveremos a matéria de hoje.
0,,21558164,00 Na semana passada, dissemos que “A estratégia é a direção de uma empresa no longo prazo, que a leva a obter vantagem em um ambiente em mudança, com o objetivo de atender às expectativas dos stakeholders.” Os stakeholders são as pessoas que dependem da organização para atingir as suas metas. Ao mesmo tempo, a organização também desenvolve uma dependência por essas pessoas. Vamos ilustrar com exemplos para ficar mais claro.
No ambiente de mercado, os principais stakeholders da Nintendo são:
· Fornecedores, como a ARM Holdings, que desenvolve microprocessadores embutidos no Nintendo DS.
· Acionistas, os proprietários de ações da Nintendo.
DSi_pcb_frontNaturalmente, existem muitos outros grupos envolvidos economicamente, como os sindicatos, distribuidores e as próprias instituições financeiras (bancos). Mas para fins práticos vamos nos limitar a esses dois grupos principais [1].
Cada um desses grupos tem as suas próprias expectativas. Os fornecedores e distribuidores têm a expectativa de gerar renda com os seus negócios com a Nintendo, ao passo que os acionistas desejam o retorno sobre o que eles investiram na organização -- e é esse o principal objetivo da administração financeira: maximizar a riqueza dos acionistas.
Os stakeholders podem tentar influenciar a estratégia da Nintendo, e a partir disso começa a se construir as relações de poder desses grupos para com a organização. A Nintendo depende do serviço de distribuição para levar os seus produtos ao consumidor, e também depende dos fornecedores para manter a produção. Já os acionistas entram com os recursos financeiros, essenciais não somente para os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, mas para toda a atividade da empresa. Os fornecedores têm o seu poder de barganha, ao passo que os acionistas podem tentar persuadir a Nintendo a seguir um determinado curso de ação. O que pode ser feito para que os interesses de todos os grupos sejam atendidos?
A resposta para tudo isso está no marketing. Com o objetivo de atender às expectativas dos stakeholders, a Nintendo decidiu reposicionar-se no mercado e abriu as portas para que seus produtos pudessem ser comercializados em maior volume. Uma maior receita de vendas logicamente resulta em maiores lucros, que garantem o retorno esperado pelos acionistas. Já a demanda crescente pelos produtos mantém firme os negócios da empresa com os seus fornecedores.
Innovation and fun products have put Nintendo on top of the gaming world. Spurred by the smash DS handheld and Wii game consoles, the Kyoto-based company's stock market value surpassed Sony in June. That's a remarkable feat given Nintendo's sales are eight times smaller than those of its PlayStation-producing rival.A Nintendo adotou como principal estratégia o seu reposicionamento. Para isso, ela precisou criar produtos que se diferenciassem da concorrência e apresentassem um maior grau de identificação com o público a ser atingido. Não somente os consoles tinham uma jogabilidade diferenciada (DS com toque de tela, e Wii com sensor de movimentos), como os jogos apresentavam uma nova proposta. A ideia era que os jogos oferecessem um nível de diversão maior quando utilizados coletivamente. O foco na diversão entre família e amigos pôde ser expressamente percebido nos vídeos de apresentação de títulos como Mario Kart Wii, Wii Music e Wii Sports. No entanto, a diversão individual se mostra tão importante quanto a diversão coletiva, e para isso a Nintendo desenvolveu jogos que pudessem ser usados por todos os tipos de públicos.
wii-fit-1Sem esse reposicionamento, seria incerto afirmar se a Nintendo teria o mesmo sucesso de hoje. A expansão do mercado consumidor, ainda que tenha levado à criação de títulos muitas vezes de qualidade questionável, é extremamente saudável para a indústria.
[1] Para ver mais sobre o que cada grupo deseja da Nintendo, leia a primeira matéria desta coluna.

De volta à filosofia Nintendo

Por meio da missão, a empresa pode comunicar qual o seu propósito dominante, ou seja, a sua razão de existência. A missão aborda, portanto, o que a empresa faz, para quem ela faz, e qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes. Já a visão demonstra aonde a empresa quer chegar, que posição ela gostaria de conquistar, e em quanto tempo os resultados desejados devem ser atingidos. Geralmente, essas declarações ficam abertas para todos do meio interno e externo: não somente aos funcionários, portanto, mas aos stakeholders e concorrentes.
O site da Nintendo americana não tem uma página com uma apresentação formal da missão e visão da empresa, mas uma declaração de sua filosofia servirá de suporte para entendermos como a organização encara os seus propósitos atuais.
“[A Nintendo vai continuar correndo atrás da] Expansão do público gamer, pondo sorrisos nos rostos de muitas pessoas por oferecer um divertimento novo em folha que qualquer um pode desfrutar, sem levar em conta a idade, gênero, ou experiência como jogador. [A Nintendo espera que o DS seja] um aparelho que enriqueça a vida diária de seu dono. A estratégia da Nintendo é acelerar o ritmo atual de vendas. Passando de “todas as famílias devem ter” para “todos devem ter”. [É esperado que o Nintendo Wii seja] um aparelho que todos queiram comprar, que provoque sorrisos adjacentes nos rostos das pessoas [ao encorajar a comunicação entre os membros da família na sala de estar e oferecer diversão por isso]. Ao desafiar a competitiva indústria de jogos, que coerentemente exige novos e inovadores produtos, a Nintendo vai se esforçar para expandir o seu negócio e aumentar a renda e o lucro, aproveitando o fato de ser a única fabricante de consoles com um poderoso time de desenvolvimento de softwares próprios.”
Essa mesma declaração foi discutida na nossa primeira matéria, e desta vez iremos abordá-la sob uma visão diferente. A primeira frase desta declaração denota de que forma as expectativas dos stakeholders vem sendo atendidas: expansão do público gamer. Conforme dissemos anteriormente, a expansão do mercado leva ao aumento da demanda por produtos que, se atendida, faz crescer a receita de vendas. Nas linhas seguintes, a Nintendo explica as vias com que o público gamer pode ser expandido, e o papel de seus consoles, Wii e DS, no cumprimento dos objetivos de expansão. Você também pode ter notado a repetição de uma palavra que remonta ao propósito da empresa: sorrisos. O sorriso nos rosto dos consumidores leva à ideia de diversão. A missão da Nintendo pode ser, então: “Oferecer produtos inovadores e de qualidade, que tragam ao consumidor uma experiência nova em diversão para todos os tipos de público, sem levar em conta idade, gênero, ou experiência da pessoa como gamer; aproveitando o fato de ser a única fabricante de consoles com um poderoso time de desenvolvimento de softwares próprios”.
3749751883_3b531d550b_oAs estratégias de lançamento de jogos e de levar ao consumidor a ideia de que os produtos da Nintendo podem ser usados numa sala de estar com a família e com os amigos estão todas consistidas dentro desta filosofia, que busca não somente o lucro e o retorno esperado pelos stakeholders, mas também a consolidação da empresa como líder de mercado.

Algumas ações estratégicas recentes

Para novas oportunidades:
Estratégias empresariais
  • O lançamento do Wii MotionPlus, que promete uma experiência de jogo com movimentos em tempo real, deve dar continuidade à expansão
  • O lançamento do DSi promete alongar a vida do console, além de oferecer novos recursos como a câmera para tornar o portátil mais atraente
  • O Wii Black, já lançado no Japão, agora vem para a Europa para alavancar as vendas do console
  • As telas maiores do DSi LL tornam o portátil mais acessível ao público mais idoso, que tem problemas de visão
Estratégias corporativas
  • A reestruturação de toda a área de P&D na Nintendo levou a transformações internas que afetaram a companhia como um todo [2]
Para superar problemas:
Estratégias empresariais
  • O pouco espaço de armazenamento interno do Wii pôde ser resolvido com a então compatibilidade do console a cartões SD
  • A diminuição nas vendas do Wii levou a Nintendo a reduzir o seu preço em setembro de 2009
  • A concorrência já tinha avançado grandes passos em relação à distribuição digital de jogos, o que na Nintendo só acontecia com os jogos antigos pelo Virtual Console do Wii. A fim de diminuir essa desvantagem, em abril de 2008 foi o lançado o WiiWare.
[2] Para ler mais sobre as mudanças na estrutura de P&D da Nintendo, clique aqui.
pikachu Na próxima coluna...
O gigante Pokémon.
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Ricardo tem 19 anos, é estudante de Administração, mora em Curitiba e ama tanto música pop que decidiu dedicar o seu tempo livre para a criação de um blog só sobre o assunto! Vícios atuais: Ladyhawke, Ke$ha, Little Boots, La Roux, VV Brown, Frankmusik e Dan Black. Sua cor preferida é lilás e seu filme preferido é O Poderoso Chefão.
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