Momentos decisivos da Nintendo na década passada – parte II

em 31/01/2010

Continuando a primeira parte deste artigo, onde citamos a provável fonte de todo o desenvolvimento de controles por sensor, a aparição de So... (por Filipe Gatti em 31/01/2010, via Nintendo Blast)

Continuando a primeira parte deste artigo, onde citamos a provável fonte de todo o desenvolvimento de controles por sensor, a aparição de Sonic nos consoles da Nintendo, a entrada de Reggie Fils-Aime, entre outros assuntos – falaremos agora do surgimento dos consoles que conhecemos: Wii e DS. Também comentaremos sobre o Virtual Console, jogos voltados ao público adulto e muito mais.

Nintendo abre espaço para jogos voltados ao público adulto (2002)

A Nintendo geralmente é conhecida como empresa que faz jogos voltados ao público infantil, e isso foi bem realidade até a chegada dos anos 00’. A partir daí, ela começou a tomar um rumo interessante e passou a desenvolver e publicar jogos mais violentos. Normalmente a Nintendo toma uma atitude um tanto quanto inusitada e se recusa a seguir as tendências de seus competidores, mas a demanda dos jogadores e o imenso sucesso que títulos do gênero estavam fazendo para PlayStation 2 e Xbox, finalmente pressionaram a Big N a investir nessa área. Isso foi prova de que até a mais velha desenvolvedora precisa se adaptar ao mercado ocasionalmente. Um dos jogos que marcou bem esse evento foi o Eternal Darkness: Sanity’s Requiem de GameCube, lançado em 2002. Hoje em dia, ainda é possível encontrar títulos voltados ao público adulto nos consoles da Nintendo, mas em bem menor escala devido a mudança de planos da empresa no decorrer da década.

Lançamento do Nintendo DS (2004)

009 O ano de 2004 foi muito importante para a Nintendo. O Nintendo DS marcou como sendo o primeiro console da empresa a ter sido lançado primeiro na América do Norte do que no Japão. As vendas iniciais foram bastante modestas, e o touch screen foi considerado, por muitos, um pouco defeituoso. Mas o primeiro DS abriu portas para o desenvolvimento de jogos novos e originais que atingiam um público muito mais casual. Quando o DS Lite foi lançado, a Nintendo já deveria estar esperando um enorme sucesso. O DS conquistou o público com controles simples, e acabou sendo o primeiro passo de verdade na mudança estratégica de mercado. Ao ser pioneira com jogos novos e experimentais como Brain Age, Nintendogs e Elektroplankton, foi provado o imenso sucesso do console que mudou completamente a indústria. O objetivo da Nintendo era atingir o mercado casual, que é diferente do mercado infantil, apesar de algumas pessoas acharem que não. E ao enfatizar características e novidades de jogabilidade, ao invés de focar no hardware, o DS conseguiu bater com facilidade o concorrente PlayStation Portable, mesmo este sendo superior em questões técnicas.

Lançamento do Wii (2006)

O Wii em sua essência reflete exatamente o que a Nintendo é hoje: a maior potência quando o assunto é criatividade e inovação. Não citar o Wii seria tapar os olhos para toda uma redefinição de escopo, a partir do momento que a Nintendo, com o Wii, começou a dominar o mercado casual. A Sony e a Microsoft estavam trancadas numa competição própria desde o PlayStation 2 e Xbox, o que acabou fazendo com que esquecessem a Nintendo; que chegou e dominou a geração atual de consoles com recordes de vendas. A criação do Wii mudou o mercado e a indústria. Agora as concorrentes estão correndo atrás do tempo perdido, criando tecnologias baseadas no que a Nintendo já tem e, consequentemente, tentando pegar um pedaço da fatia do mercado ela domina. Chamado inicialmente como “The Revolution”, os críticos diziam - antes mesmo do lançamento do console - que provavelmente ele estaria fadado ao fracasso, e que o futuro da Nintendo seria semelhante ao da Sega. Pois é, que ironia.

Virtual Console (Wii, 2006)

E quando batia aquela vontade de jogar Zelda 2: The Adventure of Link, e eramos obrigados a procurar no fundo da nossa garagem o cartucho? Ou então procurar em algum sebo de vídeogames, ou até mesmo no Mercado Livre ou eBay nos últimos casos? Considerando especialmente as memórias de infância associadas ao NES e SNES, a distribuição digital da Nintendo acertou em cheio quando decidiu disponibilizar os clássicos dos consoles antigos. Podendo comprar seus jogos clássicos favoritos por um preço muito justo, não há nem a necessidade de sair do seu quarto para procurar o cartucho. Mais impressionante do que isso? Só se considerarmos que a Sega e Hudson, empresas que já competiram diretamente com os consoles da Nintendo, também lançaram jogos do Genesis e Turbo-Grafx no Virtual Console.

Miyamoto recebe o Lifetime Achievement Award (2007)

007 Toda a contribuição que Miyamoto teve no sucesso da Nintendo nessa última década não é possível de mostrar num único evento. Mesmo assim, ter recebido o Lifetime Achievement Award – prêmio que solidifica as grandes realizações no mundo dos games – no Game Developer’s Choice Awards em 2007 pode ser considerado um feito único. Jogos como Mario Bros., Zelda, Mario Kart e até mesmo Pokémon tiveram um pedaço modelado pela sua mente geniosa. Durante os anos em que a Nintendo caiu para o terceiro lugar na corrida dos consoles, num momento onde a indústria parecia estar se movendo completamente para uma audiência mais específica que demandava jogos FPS ou voltados ao público adulto, Miyamoto foi essencial ao revitalizar a empresa sendo a figura principal a dizer que a Nintendo deveria manter o foco no que sempre vez e amou fazer. Enquanto as outras empresas certamente não teriam problemas em lançar jogos meia-bocas, Miyamoto foi a pessoa que sempre exigiu qualidade nos jogos, e como resultado, as principais franquias da Nintendo vendem mais do que qualquer outro jogo.

Wii Fit (Wii, 2007)

010 Houve aquele tempo em que nossas mães diziam que vídeogame só fazia mal a saúde. De acordo com elas (e com a mídia no geral), eles induziam a violência, obesidade e sedentarismo. Não satisfeito em revolucionar toda a indústria, o Wii, em conjunto do Wii Fit, quebrou todos os paradigmas e esterótipos de problemas de saúde que os vídeogames eram responsáveis. Apesar de haver estudos que dizem que o Wii Fit não ajudará a resolver o problema de obesidade no mundo, o fato de que ele motivou muitas pessoas a fazerem exercícios é real. Atualmente, o periférico do Wii Fit é o acessório externo mais vendido de todos os tempos para um console.

 

A não ser que você seja um fanboy de outro console, ou tenha ódio mortal do mercado casual, é impossível negar que a Nintendo revolucionou e definiu a indústria dos games. A Nintendo continua sendo uma empresa que dita as regras e tendências do mercado graças à sua história e aos momentos decisivos dessa década passada.

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