Chegamos numa nova década, e nada mais justo do que mostrarmos o que mudou durante dez anos da indústria dos vídeogames. A década de 00’ apresentou várias mudanças que vão desde a criação de novos gêneros de jogos, até inovações tecnológicas incríveis. O Nintendo Blast te levará a uma trilha nostálgica citando os momentos decisivos da empresa mais influente na indústria e mercado de jogos, a Nintendo.
Fundada em 1889 e sendo a maior na indústria dos vídeogames desde 1977, a Nintendo é um ícone tanto para os gamers quanto para os não-gamers. Poucas são as empresas com um histórico tão bom quanto a Nintendo e que continuam com uma imagem ótima. A década de 00’ foi um pouco turbulenta para a Big N: mudança de mercado, novos competidores e uma eventual reconquista como o rei dos consoles. Aqui estão alguns dos momentos decisivos da Nintendo na década passada.
O lançamento de Kirby Tilt’n’Tumble (GameBoy Color, 2000)
Ah, o ano 2000, que época boa! Depois de ter sobrevivido ao terrível bug do milênio, a Nintendo já estava pavimentando o caminho para produtos revolucionários como o Wii. Na época não foi grande coisa, mas o lançamento do jogo Kirby Tilt’n’Tumble marcou um dos primeiros jogos da empresa que utilizava um sensor a base dos movimentos. Usando uma série de acelerômetros no próprio cartucho, o jogo permitia controlar Kirby somente com a movimentação do GameBoy. Apesar do título não ter sido muito bem reconhecido pelo público, a sua tecnologia foi muito importante. A implementação deste sensor foi o estopim para que a Nintendo passasse a desenvolver novas tecnologias e acessórios com base no movimento do jogador.
Sonic Advance (GameBoy Advance, 2001)
Dia 22 de Dezembro de 2001. Essa foi a data. Se você perguntasse às pessoas há dez anos sobre a ideia de ter um jogo do Sonic no console da Nintendo, provavelmente todos iriam rir da sua cara. Pois é, mas naquele dia, o Inferno congelou. Sonic Advance marcou oficialmente o primeiro jogo do porco-espinho numa plataforma da Nintendo. Esse feito solidificou a reconciliação da Nintendo com sua grande rival, Sega. Desde então, a Sega tornou-se uma das maiores empresas terceiras que suportam os consoles da Nintendo, e o Sonic já apareceu em vários jogos, até mesmo ao lado de Mario.
Hiroshi Yamauchi se aposenta, Satoru Iwata vira o presidente da Nintendo (2002)
Uma lenda viva. Hiroshi Yamauchi se tornou figura simbólica no topo do império da Nintendo. Tornando-se dono da empresa quando seu avô adoeceu, Yamauchi-san foi o terceiro presidente da Nintendo e o último de sua família. Tendo tomado o controle em 1949, bem antes da Nintendo ter começado a produzir jogos e consoles, Hiroshi tem o reconhecimento de ser considerado a principal pessoa responsável em transformar a Nintendo numa empresa de vídeogames. Sua saída em 2002 não marcou somente o fim de seu governo de 53 anos, mas também o começo de uma nova era com a entrada de Satoru Iwata. Esse evento marcou o primeiro presidente da Nintendo que não tinha relação de sangue ou matrimonial com a família Yamauchi.
Nintendo ganha Square de volta (2002)
Desde os tempos de NES, a Square foi aliada fundamental da Nintendo. Não somente com todos os primeiros Final Fantasy, mas quem esquecerá a colaboração no magnífico Super Mario RPG? Porém, quando a Nintendo lançou o N64 em 1996, a Square fez as malas e partiu para os campos do PlayStation. E graças ao sucesso de vários jogos de RPG neste console, incluindo os famosos Final Fantasy VII e VIII, o PlayStation conseguiu se firmar como o console preferido para os fãs de RPG Japoneses – um título que era da Nintendo. A situação ficou tão tensa que o presidente Yamauchi disse que jamais aceitaria a Square de volta. Só que a Nintendo sofreu com isso, e um dos motivos do N64 ter perdido um bom pedaço do mercado foi pela falta de bons títulos de RPG.
Felizmente, em 2002 a Nintendo começou a mostrar sinais de que a Square seria bem-vinda novamente à antiga aliança. O que foi muito bom à Nintendo, principalmente porque a Sony já tinha 19% das ações da Square, e a tendência era que esse número crescesse cada vez mais. E foi através do Fund Q – programa criado por Yamauchi para auxiliar no desenvolvimento de jogos que usavam o link GameBoy Advance – Gamecube – que a Square criou uma nova filial nesse foco para a Nintendo.
O lançamento do Wavebird (Gamecube, 2002)
Pode parecer que o Wavebird foi apenas mais um controle para o Gamecube, mas na verdade foi o principal, pois foi o primeiro controle sem fio funcional criado para um vídeogame. A Nintendo tinha planos de um controle assim desde o tempo do NES, e apesar de várias tentativas sem sucesso de criar algo semelhante usando leitura de infra-vermelho, apenas no Wavebird que o sonho se tornou realidade. Este foi um dos principais avanços em direção ao controle sem fio que temos hoje. Você se imagina jogando Wii Tennis com 4 pessoas e usando controles com fio?
Mario Sunshine se torna jogo menos vendido do Mario, Gamecube cai para 3º lugar (Gamecube, 2002)
Enquanto ainda é possível discutir sobre o sucesso comercial deste jogo, Mario Sunshine sofreu em termos de aprovação dos fãs, comparado com outros títulos da franquia. Apesar das análises decentes, Mario Sunshine é o único jogo da série que não vendeu mais de 10 milhões de cópias. As vendas dos jogos representaram simbolicamente o declínio da Nintendo no mercado de consoles. A Big N apostou alto no Gamecube, que em 2002 já ia em direção ao 3º lugar. Antes do PlayStation 2 e o Xbox terem entrado na corrida, a Nintendo estava relativamente segura no topo da cadeia alimentar dos vídeogames graças às suas franquias de sucesso como Mario. Com uma mudança repetina do mercado para jogos com foco no público adulto, a Nintendo não conseguiu segurar a fatia que tinha do mercado. A impossibilidade das grandes franquias da Nintendo de salvá-la do declínio apenas mostrou como o brilho estava começando a ofuscar.
Reggie Fils-Aime entra na Nintendo (2003)
Tendo entrado na Nintendo em Dezembro de 2003, Reggie Fils-Aime teve a missão de mudar drasticamente uma empresa que estava perdendo seu brilho. O mercado estava começando a ser dominado pelos competidores Sony e Microsoft. Ainda pior, a Nintendo passou a ter fama de fazer vídeogames e jogos somente para crianças. Mas desde a entrada de Reggie, essa realidade mudou. Ele é reconhecido por ter reconectado a Nintendo com os jogadores mais hardcores da época. Porém, essa foi uma estratégia que durou pouco tempo. Nos próximos anos, a Nintendo voltou a explorar um mercado de infinitas oportunidades – o mercado casual. Reggie foi promovido para Presidente da Nintendo em 2006 e continua até hoje.
Fiquem de olho na segunda parte deste artigo, onde falaremos do lançamento do DS, Wii, Miyamoto e mais.