Para aqueles que não estão familiarizados com o seu trabalho, Sean Beeson é um compositor que tem crescido rapidamente entre os compositores da indústria de jogos. Apenas para nomear alguns poucos exemplos, ele foi o maestro de músicas brilhantes em jogos como Eternity's Child, Mecho Wars, e um dos títulos que está para sair para o WiiWare, Rage of the Gladiator.
Não é de hoje que ouvimos falar de Rage of the Gladiator, um dos primeiros jogos para o WiiWare que fará uso do MotionPlus, como você pode ver aqui. Mas ultimamente a indústria internacional tem recebido várias novidades sobre o jogo desde seu anúncio de lançamento para o começo deste ano. Portanto o site Norte Americano Nintendo Life entrevistou Sean para saber mais sobre ele, e nós do Nintendo Blast reunimos os pontos fortes para você.
Nintendo Life: O que fez você decidir seguir a carreira de compositor musical?
Sean Beeson: Meu amor por criar. Sempre amei inventar, seja escrevendo uma música ou cozinhando algo diferente. De qualquer forma, sempre tive paixão em tocar o piano e improvisar, então acredito que o resto tenha vindo naturalmente!
NL: De onde você tira a inspiração quando se senta para criar a trilha sonora de um vídeo game?
SB: Minha inspiração vem de vários lugares, claro que tudo sempre é filtrado pela minha personalidade musical. Às vezes tiro a inspiração dos meus mestres clássicos, outras vezes dos meus contemporâneos. Independente disso, simplesmente foco em criar músicas que entretenham e sejam interessantes.
NL: Você pode contar aos nossos leitores um pouco sobre o processo que é tomado ao criar a trilha sonora para um vídeo game?
SB: Sim. Primeiro eu me pergunto: o que eu gostaria de ouvir? Como seria a música se eu estivesse vivendo aquele momento do jogo? E a partir daí passo a perceber como deve ser.
Geralmente prefiro começar fazendo um esboço. Isso significa que apenas componho as partes vitais da música, para construir uma base sólida. Pode ser apenas uma linha de melodia, às vezes com os acordes; outras vezes apenas pequenos temas. Após esboçar algo bem estruturado, minha inspiração aparece, então passo a orquestrar e finalmente produzir a faixa final.
Esse processo pode toma entre cerca de 6-14 horas de trabalho por minuto de música, então você pode imaginar o quão trabalhoso é criar uma música de vídeo game.
NL: Como você acabou entrando no barco de Luc Bernard [Diretor de Criação] nos jogos Mecho Wars e Steam Pirates?
SB: Conheço Luc há anos, na verdade até antes do desenvolvimento de Eternity's Child. Além disso, sempre fui fã de sua visão artística (ter uma visão artistica forte torna meu trabalho mais fácil) e sua aproximação colaborativa.
NL: E como você acabou indo trabalhar na Ghostfire Games no próximo título para WiiWare, Rage of the Gladiator?
SB: Na verdade conheci Ed, o presidente da Ghostfire Games, através de Luc! Acredito que eles sejam fãs um do trabalho do outro, e eu acabei simplesmente entrando no meio.
NL: As músicas que conferimos de Rage of the Gladiator parecem bem mais dramáticas do que nos seus trabalhos anteriores. Era essa sua intenção nesse projeto em particular?
SB: Sobre a produção, quis fazer uma trilha que fosse intensa e comparável a um tíulo grande, mas ao mesmo tempo mantendo o sentido de caráter do jogo. Sendo mais claro, eu quis criar uma experiência musical de cinema sem ter que divorciar a trilha sonora de como ela deve ser dentro de um jogo.
Sobre a composição, simplesmente quis compor músicas que entretessem, fossem convincentes e levadas emocionalmente peo clima do jogo!
NL: Quais são algumas de suas músicas favoritas de vídeo games que você mesmo criou? E diga algumas de seus compositores musicais favoritos.
SB: Aqui estão algumas de minhas músicas favoritas que eu mesmo criei [com links para poderem conferir].
1. Kat's Quest
2. The Pandora Hat
3. The Souldigger
4. The Glassworks
5. Fields of Kranor
6. Stalking the Mountains
Ultimamente tenho ouvido muito a trilha sonora da série de TV chamada Dexter. Além disso, tenho ouvido as músicas de Harry Potter.
NL: Seu estilo musical já foi comparado até com o de David Elfman [compositor da trilha de Fable, entre outros jogos]. Você é fã de Elfman e ele acabou sendo influente no seu estilo de criação de trilhas sonoras?
SB: Acredito que Danny Elfman tenha tido influência tanto quanto direta e indireta no meu estilo de orquestração e escrita musical. Sempre fui fã de sua linguagem harmônica. Porém, sou mais influenciado diretamente por compositores da época impressionista e pós-romântica, que influenciaram também Danny Elfman.
NL: Você está trabalhando em algum novo jogo que pode compartilhar algo conosco?
SB: Tenho algumas trilha sonoras por baixo das minhas mangas, mas não posso falar sobre elas ainda!
A trilha de Steam Pirates foi concluída há pouco tempo. E recentemente terminei músicas para meia dúzida de jogos que vão desde simples jogos de iPhone como títulos maiores para consoles grandes. Dentro de pouco tempo começarei a trabalhar num novo jogo de Luc Bernard dentro das próximas semanas, então fiquem de olho no meu site para novos anúncios.
Além disso, tenho cerca de seis horas de música no player do meu site. Dentro dos próximos meses, esse número deverá crescer pelo menos em duas horas. Então novamente, fiquem de olho para músicas novas esse ano!
NL: Você pode oferecer alguma dica para os aspirantes à compositores musicais que pretendem viver disso?
SB: Claro! Lembrem-se sempre dos três P's:
1. Paciência: Trabalhar como um compositor freelancer é uma constante batalha. As coisas podem ir de água para o vinho em coisa de um ano. Uma carreira pessoal pode levar um tempo até que floresça totalmente, na verdade pode levar a vida inteira, então durante esse tempo pratique muito!
2. Praticar: Treine seus ouvidos. Uma vez que sua carreira começar de verdade, pode ser que não haja tempo suficiente para ficar melhorando suas habilidades como compositor. Se você tiver tempo livre entre os trabalhos, tente compor algo que seja fora do estilo que você está acostumado ou gosta, e encontre uma forma de trabalhar com essas inseguranças! Como qualquer coisa na vida, se você não praticar, não pode esperar um dia chegar ao topo.
3. Persistência: Mantenha-se firme. Essa carreira tem altos e baixos, e o sucesso de um compositor não é medido pelos créditos (pelo menos eu acho que não), e sim pela sua habilidade em criar músicas.
Se você praticar, ser paciente e nunca desistir, você terá sucesso!
NL: Alguma coisa que gostaria de dizer aos leitores para finalizar?
SB: Acessem o meu site, www.seanbeeson.com, e curtam minhas músicas! Amo escrever músicas dos mais variados estilos, espero que tenham bons momentos ao ouvirem o que fiz.
Além disso, estou sempre procurando por projetos novos e excitantes, então se souberem de algo, não deixem de me avisar!
Nós do Nintendo Blast concordamos e sabemos que a indústria de jogos no Brasil ainda é muito fraca, mas acreditamos que entrevistas e dicas como essas podem ser fatores importantes para inspirar novos compositores musicais que queiram trabalhar na área de trilha sonora para jogos.